Se Deus pedir algo - não enrolem

04/09/2019

Eu li o texto de Jeremias 15.10-21 e fiquei estupefato. O verso 16 é o lema dessa nossa primeira semana de setembro: “Ó Senhor, eu sou teu, e por isso as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade!”

Hoje andei uma hora e meia de ônibus e observei as pessoas ao meu lado. Pois carrego a impressão de que todas elas, assim como eu, também se sentem em “meio ao fogo”.

Com certeza elas também já foram libertas de uma ou outra ameaça; dominaram alguma doença grave; encontraram um novo local de trabalho e, assim, passaram a respirar a paz em família.

Repito! Ousem ler o texto de Jeremias 15.10-21...

O povo de Israel deve ter se sentido um “caco”, depois do julgamento proferido pelo jovem profeta. Eles ouviram que “pragas violentas” viriam para assolar e que, depois disso, a satisfação e a alegria iriam acabar. Ai, ai, ai!

Jeremias sofre e se desespera, enquanto diz o que precisa ser dito. Por causa dessa sua fala ele chega a ser ameaçado e até atacado: “Gente! O fogo vem aí e muitas pessoas sofrerão até morrer”!

É muito sério! Caminho que se caminha sem a companhia de Deus não tem futuro (13). Ao falar isso, Jeremias se colocou diante de Deus como representante do seu povo.

Aliás, para Jeremias, a Palavra de Deus se resume em alegria e conforto. Mesmo assim ele se sente só; percebe-se como uma fonte que não jorra mais água (15-18). Como falar de um jeito que todas as pessoas o entendam?

O amor de Deus se mostra duro no texto. Gente querida! Deus se faz enérgico para que acordemos e não nos afastemos Dele; para que não sigamos nossos próprios caminhos; para que não provoquemos desastres a nossa volta.

Sim! É para estes detalhes que Jeremias aponta seu dedo. Já passa da hora de nos arrependermos dos dúbios caminhos.

O fato é que Deus fortaleceu Jeremias para dar cabo de sua importante tarefa. Isso se deu assim porque Deus concede poder a quem dele precisa (20).

Eu descobri minha tarefa na Comunidade Cristã e na sociedade secular. Estou meio desesperado por causa da constatação que me “enrolei” nessa empreitada. Vou fazer diferente! Continuem me lendo... Abraços!
 


Autor(a): P. em. Renato Luiz Becker
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Instituto Luterano Campos Verdejantes
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 10 / Versículo Final: 21
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 53058
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br