Segura na mão de Deus

Comentário e Reflexão

30/06/2014

HPD 216 – Segura na mão de Deus

Autor da Letra: desconhecido

Melodia: domínio público

Textos bíblicos: Deuteronômio 3.24 e 31.6; 1º Crônicas 28.20; Salmo 31.1-5; Salmo 139.5; Mateus 28.20.; João 14.118.

Um dos hinos mais cantados, tocados, conhecidos e gravados no Brasil é “Segura na mão de Deus e vai” (HPD 216). Já foi chamado até de “Amazing grace” brasileira. Verdade é que se tornou um clássico da música gospel brasileira. O sucesso da música foi gigantesco a ponto de conquistar também os corações daqueles que não professam a fé evangélica.

A respeito da origem deste hino ou seu(s) autor(es) reina incerteza. Tanto autor de letra quanto de melodia são desconhecidos. Por isso pode-se dizer que “Segura na mão de Deus” e de DOMÌNIO PÙBLICO.

Há quem afirma que o hino foi composto no ano de 1964 – portanto há 50 anos - , e que foi cantada pela primeira vez numa Igreja evangélica “O Brasil para Cristo”, em uma cidadezinha do interior de São Paulo pelo pastor Diamantino Rodrigues Alves. Na época os autores evangélicos não costumaram registrar direitos autorais de letra e/ou música de suas obras.

>Atualmente várias pessoas reivindicam para si a autoria dessa música, entre eles o Padre Marcelo Rossi e o pastor e compositor Nelson Monteiro Mota . Existe um Processo judicial movido pela família de Diamantino, o qual proíbe as pessoas acima citadas em registrar a referida música como sendo de suas autorias. Vários cantores já introduziram esta música em seus CDs e DVDs, mas não podem registrá-la como sendo de sua autoria e/ou composição. Ela é de DOMÍNIO PÚBLICO, ok ! abraços < A.C.M.

Em 1973, Nelson Monteiro da Mota lançou um disco vinil que continha Segura na mão de Deus. – No ano de 1977 este hino começou a circular na IECLB, através do cancioneiro “Cantarei ao Senhor”, editado pelo Movimento Encontrão. E desde 1981 foi incluído no hinário da IECLB “Hinos do Povo de Deus”. Ali consta como origem da melodia: Negro Spiritual. Este fato permite a suposição de que a origem do hino “Segura na mão de Deus” deveríamos procurar nos Estados Unidos da América. Nas décadas de 1950/60 vieram para o Brasil vários missionários e pastores dos EUA. Talvez um deles tenha trazida esta música? A pergunta fica aberta.
 

Fontes:

http://painhoadj.blogspot.com.br/2011/03/as-melhoes-cantoras-do-brasil-carmem.html

http://www.ibnm.com.br/igreja-curitiba/index.php/2011/12/15/segurando-na-mao-de-deus/

http://www.efratamusic.com.br/conteudo.php?id=60&id_secao=3

http://www.youtube.com/watch?v=BoMkfLmRDrw&hd=1

Carlos Garcia em http://www.youtube.com/watch?v=EQ_gFoqoVk0&hd=1

Comentário sem assinatura na Revista “Ultimato” de julho/agosto de 1982, página 18
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 216. Se as águas do mar da vida
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 28888
REDE DE RECURSOS
+
Cristãos que oram são verdadeiros auxiliares e salvadores.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br