Sejais ricos de esperança

24/10/2020


E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.” Romanos 15.13

Não imaginávamos que o ano de 2020 seria tão desafiante e tão conturbado. Fomos atingidos por uma pandemia de proporção mundial, fomos atingidos por situações de distanciamento, de sofrimento de morte, de desespero. O que era para ser uma quarentena, já se tornou quase uma “gestação” (9 meses). Não imaginávamos que isso fosse possível de acontecer. Parece que estamos vivendo em um filme apocalíptico, que de tempos em tempos surge nas telas dos cinemas. Mas na verdade, não é um filme de ficção. É pura realidade, que tem causado medo, insegurança, incertezas, desespero.

No momento em que escrevo estas linhas, estou participando do XXXII Concílio da IECLB, que pela primeira vez em sua história, acontece de forma online, através da plataforma zoom. Conciliares refletem entre os dias 23 a 25 de outubro o tema “Viver o batismo, fortalecer a Esperança”. Na manhã do sábado deste concílio, o P. Dr. Paulo Afonso Butzke trouxe sua palestra sobre o tema do concílio e se baseou neste versículo da carta do apóstolo Paulo à comunidade de Roma. Diante da realidade do mundo, em que vivemos, que clama por vida digna em todos os níveis, e diante da nossa tarefa como igreja de Jesus Cristo no Brasil, somos chamados em primeiro lugar a viver da esperança do Deus da Esperança, que enche o nosso coração de alegria, mesmo num mundo marcado por desespero e tristeza.

O evangelho de Jesus Cristo é sempre boa nova, é sempre palavra de esperança, porque vem do Deus da esperança, que por meio do seu Santo Espírito nos fortalece e nos capacita ao testemunho neste mundo. Nosso testemunho como igreja luterana, como IECLB, é trazer essa mensagem de esperança, do Deus da esperança na sociedade brasileira. Essa esperança tem sua fundamentação no passado, na obra redentora de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição. Essa esperança tem um agir concreto no presente, por meio da prática do amor. E não por último, nossa esperança tem sua perspectiva no futuro, pois espera a volta do nosso Senhor Jesus Cristo, que traz a redenção, a consumação da fé e a vida eterna e o Reino de Deus em sua plenitude. Que o Deus da esperança encha o seu coração de alegria e que o poder do Espírito Santo lhe capacite ao testemunho em palavras e ações em nosso mundo, a começar em nossa casa, em nossa comunidade, em nossa sociedade. Que o Senhor nos ajude!

Prof. Dr. Roger Marcel Wanke
Diretor Geral da FLT - Faculdade Luterana de Teologia
em São Bento do Sul - Santa Catarina, onde reside
Sínodo Norte Catarinense
 


Autor(a): Prof. Dr. Roger Marcel Wanke
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Instituto Luterano Campos Verdejantes
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 13
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 59598
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br