Sem preconceito...

Senhas diárias

01/08/2020

SENHAS DIÁRIAS - 01.08.2020
A vontade de Deus sempre foi cuidar de toda sua criação. Ao chamar um povo em Abraão, Deus tinha o propósito que este povo fosse sua testemunha diante das nações e anunciasse as maravilhas e o amor de Deus para com todos os seres humanos. O povo de Israel, especialmente suas lideranças religiosas e políticas, fez confusão com este chamado e esta eleição e se considerou o único povo que Deus amava e queria salvar. Com isso, deixou de ser uma testemunha confiável do amor de Deus para com todas as nações. O profeta Isaías, bem como outros profetas, corrige esta compreensão e anuncia que Deus vai fazer algo novo, no qual todos os povos estarão incluídos e desfrutarão de paz e bem. O ponto de reunião dos povos e nações será Jerusalém, mas não apenas Israel. Deus ama sua criação, de forma especial o ser humano, criado à sua imagem e semelhança. Isso tira de nós toda e qualquer razão para preconceito, especialmente o religioso e o racial. Mas junta a estes o combate ao preconceito social, econômico, sexual e tantos outros. Javé, o Senhor, é o Criador de tudo e de todos. Não despreze e nem marginalize quem quer que seja.
Paulo afirma isso de forma categórica. Para Deus não há diferença entre judeu e não judeu. Isso ele precisou aprender, a duras penas, de Jesus e de seu jeito de viver. Aprendeu que Deus é o Senhor de todos e derrama suas bênçãos sobre todos os que buscam por sua ajuda, não importando em qual país ou nação estejam. Deus conhece cada uma e cada um e sabe que são parte de seu amor nesta terra. Ele quer que todos vivam em paz, sem preconceitos e sem discórdia, mas nós, seres humanos, ainda marcados pelo pecado, criamos tantas situações de dor e de sofrimento para os outros e para nós mesmos. Além disso, dificultamos a solução de problemas mundiais por conta da defesa da soberania nacional, sem levarmos em conta que o mais importante é a soberania dos povos. Jesus nos ensina assim. Ele nos ama e precisamos nos amar também, como testemunho de que Ele é o Senhor e Salvador do mundo. Confiemos no Senhor e vivamos sob seu precioso amor. Esta, sim, é a vida verdadeira.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 58092
REDE DE RECURSOS
+
Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
Salmo 24.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br