Sem prejuízos - Culto 17/01/2021 Paróquia Bom Samaritano Ipanema Rio Janeiro

Culto on-line João 1.43-51

16/01/2021


Acolhida
Temos mais uma oportunidade de nos unir como comunidade de fé ao redor da Palavra de Deus. Essa Palavra que nos conforta e confronta. Hoje somos desafiados a pensar diferente do que estamos acostumados. Quantas vezes você julgou um livro pela capa? Quantas vezes você terminou reconhecendo que tinha errado seu julgamento e aquela pessoa não era tão chata assim?

Pregação baseada em João 1.43-51
Prezados irmãos e prezadas irmãs em Cristo,
No país onde a filiação é importante, quem é seu pai, quem é a sua mãe, tio, avô faz toda a diferença. Não é fácil, onde você é discriminado por sua origem, lá de onde você vem ou onde você mora. Não é fácil para você se nasceu supostamente no lugar errado ou na família errada. Complica mais ainda quando se tem diante de si alguém que se acha mais, seja pela família, posição social ou até crença. Todos sendo colocados dentro de caixinhas, com rótulos na testa. Em verdade não é fácil ser uma simples pessoa na Palestina do tempo de Jesus, assim como também não é fácil aqui no Brasil do século 21 onde leis são necessárias para relembrar que todas as pessoas são iguais em dignidade.
Jesus teve que escutar: Será que de lá sai coisa boa? Sem dar oportunidade, Cristo já foi julgado e condenado. Assim, como muita gente hoje em dia deve suportar. É interessante ver como nós mesmos muitas vezes fazemos isso. Será que presta? Julgamos o livro pela capa, a pessoa pelo primeiro olhar. Desconfiamos antes sequer de observar corretamente, deixar que abram a boca, conferir os detalhes. De lá só vem preguiçoso, de lá só vem coisa que não presta. Mas, isso condiz verdadeiramente com a realidade? Não existem cinzas na escala do branco ao preto?
Hoje em dia, com o mundo dividido, polarizado, as nossas ideias preconcebidas ganham destaque. Perdemos a oportunidade de dar a chance para realmente conhecermos e sabermos se algo é bom ou não. Repassamos informação sem conferir se realmente é isso mesmo. Nem deixamos falar aqueles que ainda não temos escutado, pois supostamente sabemos o que eles vão dizer.
Lutero na sua explicação do oitavo mandamento, aquele sobre não falar mentiras, quer dar uma primeira oportunidade. Lutero nos convida a interpretar tudo da melhor maneira. Antes de termos ideias preconcebidas, antes de que nossos preconceitos falem mais alto, é preciso conferir. Você mesmo pode neste momento fazer este exercício: procure seus aparelhos mais queridos, pode ser até este aparelho que você está usando para ver o vídeo. Você sabe de onde ele vem? Onde foi feito? Antigamente era fácil, era só virar e ali estava estampado feito em tal lugar. Mas, não se engane no mundo globalizado o aparelho pode ter sido ensamblado na Zona Franca de Manaus, mas as diversas peças, essas viram de outro lugar, muito provavelmente do Oriente, lá da China ou de Taiwan. Você sabia disso? Mesmo assim, você o continua usando. Mesmo assim, você continua gostando dele. Mas, isso não acontece só com o celular, com a tv ou o computador. Quanta coisa hoje em dia está colocada em tela de juízo somente pela sua origem, sem deixar sequer a possibilidade real de conferir, de ver se é mesmo bom ou ruim. Você já se deu conta disso?
Se deixarmos que as nossas ideias nos dominem podemos perder muita coisa boa. Imaginem se Filipe tivesse se deixado iludir por Natanael e acreditado que de Nazaré não sai coisa boa. Imaginem que Jesus tivesse deixado o Natanael na sua ignorância e preconceito. Pois bem, teriam perdido a oportunidade de ver o céu aberto e de ver anjos subindo e descendo sobre o Filho do Homem. Natanael teria perdido a oportunidade da sua vida de poder estar ao lado de Cristo, somente porque ele vinha daquela cidadezinha do nordeste da Palestina.
Graças a Deus que Jesus pensou diferente e deu uma nova chance a Natanael. Graças a Deus, que Deus mesmo nos dá uma nova chance a cada momento em que nós prejulgamos e condenamos de antemão. Graças a Deus que mesmo sofrendo preconceitos as pessoas seguem adiante e demonstram aos outros que estavam enganados. Graças a Deus que nos permite parar de pensar besteiras e possibilita que os nossos ouvidos ouçam, nossos olhos vejam, nossa mente se abra e reconheça quanta coisa boa vem do lugar menosprezado. Amém.

Bênção/Envio
Vão e divulguem o mistério do Evangelho.
Estejam atentos e orem o tempo todo.
Busquem forças no poder de Deus
e não permitam que preconceitos governem as suas vidas.
Que Deus os equipe com sabedoria e
justiça e que o Espírito Santo os conduza
à presença divina e os abençoe com a sua graça.
Vão em paz para amar e servir ao Senhor, em nome de Cristo. Amém.


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 43 / Versículo Final: 51
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 60873
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br