Semana de Oração pela Unidade Cristã

1o Dia - 08 dias de Oração

14/05/2018

Dia 1 a
Dia 1 b
Semana
1 | 1
Ampliar

OS OITO DIAS DE ORAÇÃO
1º dia

Deus nos liberta das fronteiras criadas pelas mãos humanas e nos une no respeito e na compaixão.

Levítico 19. 33-34: Amarás o migrante como a ti mesmo.
Salmo 146: O Senhor protege os migrantes.
Hebreus 13. 1-3: Alguns, sem saber, acolheram anjos.
Mateus 25. 31-46: Eu era estrangeiro e me acolhestes.

A realidade das migrações faz parte de todos os lugares do mundo. No Brasil não é diferente. Existem hoje no país cerca de 79 nacionalidades diferentes de acordo com os dados do Comitê Nacional de Refugiados (Conare) do Ministério da Justiça. Embora o Brasil tenha informalmente a “fama” de ser acolhedor, é possível perceber que a história não é bem assim. Na maioria das vezes imigrantes brancos são acolhidos, no entanto, a população negra que migra e vem para cá é alvo de xenofobia e preconceito, acentuando o racismo e a hegemonia branca, como já acontece com a população negra brasileira.
Imigrantes haitianos também chegaram ao Brasil, encontraram e encontram as mais diversas dificuldades. Grande parte dos municípios não apresentam políticas públicas de acolhimento, encaminhamento e orientação para os recém-chegados, sem contar as dificuldades encontradas na comunicação e na cultura. O reconhecimento de suas graduações também é um obstáculo e a falta de emprego assombra estas pessoas que saem de seus lugares de origem em busca de uma vida digna. Nesta situação, são obrigados a trabalharem de maneira insalubre e por conta desta sequência de problemas se tornam escravos da falta de uma terra em que possam viver sem o medo constante da morte.
Lembremos de tantas outras crianças que precisam apenas de um porto seguro juntamente com suas famílias, para, assim, viver com dignidade longe dos horrores das guerras, do terrorismo, das tragédias naturais e tantas outras perseguições. Que as fronteiras construídas por mãos humanas que se justificam apenas pelos interesses do capitalismo não nos impeçam de acolher e amar como Cristo nos ensinou. Amém. Axé. Awere. Aleluia.


                                         ORAÇÃO

Deus eterno, não pertences a nenhuma cultura ou terra, mas és Deus de todos/as. Tu nos chamas a acolher o estrangeiro em nosso meio. Ajuda-nos por teu Espírito a viver como irmãos e irmãs, acolhendo todos em teu nome, e vivendo na justiça do teu Reino. Assim oramos em nome de Jesus. Amém.


A mão de Deus está semeando em nossa terra, plantando sementes de liberdade, esperança e amor; nessas terras de tantos povos, que todas as crianças juntem as mãos e se tornem UMA, na mão de Deus que nos une e liberta.

FONTE: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. Caderno da SOUC 2018, pág. 27. 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: ABCD (Santo André-SP)
Natureza do Texto: Oração
ID: 47211
REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br