Seminários sobre Lutero

31/03/2014

Seminários sobre Lutero
Seminários sobre Lutero
1 | 1
Ampliar

As 95 teses pregadas por Martim Lutero na igreja de Wittenberg (Alemanha) em 31 de outubro de 1517 desencadearam a Reforma Protestante. Lutero publicou as teses principalmente como crítica à venda de indulgências por clérigos da Igreja Católica, seus excessos e suas limitações ao pensamento livre. Em 2017, a publicação das 95 teses completa exatamente 500 anos. A Igreja Luterana, hoje com cerca de 90 milhões de fiéis em todo o mundo, está organizando celebrações que têm como objetivo relembrar o papel de Lutero e a mudança que as suas teses provocaram na história mundial.

Integra-se a essas comemorações a Comissão Interluterana de Literatura (CIL), formada pelas duas igrejas luteranas brasileiras: a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Os gerentes de vendas da Editora Sinodal (IECLB) e da Editora Concórdia (IELB) desenvolveram para a CIL um projeto que tem como meta a promoção e a ampliação das vendas das Obras Selecionadas de Martinho Lutero (OSL) no mercado evangélico e a realização de uma série de seminários sobre Lutero pelo Brasil afora. Esse projeto se estende até 2017, somando-se às comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana. A ideia central é abrir e preparar o mercado até a chegada das celebrações dos 500 anos.

O calendário dos seminários prevê dois encontros por ano, um para cada semestre, divididos entre as editoras em comum acordo nos próximos anos. Cada editora organizará e coordenará com sua equipe o seminário que estará sob sua responsabilidade. Locais sugeridos são seminários teológicos, igrejas evangélicas, livrarias, hotéis etc., desde que o espaço disponível para as pessoas seja igual ou superior ao número mínimo de 200 pessoas. A escolha dos temas será definida juntamente com os palestrantes a partir de suas temáticas e aprofundamentos pessoais nas Obras Selecionadas de Lutero e conhecimentos sobre o Reformador. A partir dessa definição será feito o planejamento dos seminários para as capitais brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro (2013), Vitória e Bahia (2014), Brasília e Natal ou Fortaleza (2015), Belo Horizonte e Curitiba (2016) e Recife a ser definida. Cada editora deverá fazer parcerias ou buscar patrocinadores para dividir as despesas dos seminários.

O planejamento de marketing até 2017 deve conter pequenas, mas constantes, ações na mídia evangélica. A meta de vendas prevê mil unidades da coleção Obras de Lutero. Enfim, com esse projeto as duas editoras buscam um crescimento efetivo de vendas das Obras de Lutero e dos produtos de ambas as editoras como um todo. Até 2017 ainda vão sair no mínimo dois volumes das Obras, além de uma biografia de Martim Lutero, uma biografia de Filipe Melanchthon e outra obra sobre Lutero, “um teólogo para tempos modernos”.

O próximo Seminário sobre Lutero será realizado nos dias 25 e 26 de abril 2014 em Salvador, Bahia, nas dependências da igreja Batista Sião, situada a Rua Forte de São Pedro, 68, Centro, Salvador, BA, com apoio do Seminário Teológico Batista do Nordeste. O palestrante será Wilhelm Wachholz, escritor, professor e Doutor em Teologia e História da Igreja pela Faculdades EST. A programação será a seguinte: dia 25/04, às 19h, palestra sobre a Teologia de Martim Lutero – 1ª Parte, no Templo da Igreja Batista Sião para alunos, professores e pastores e convidados; dia 26/04, às 9h30min, palestra sobre a Teologia de Martim Lutero – 2ª Parte, aberta a pastores, seminaristas, estudiosos e a toda a comunidade cristã evangélica da região e imediações. Mais informações e contato: Editora Sinodal, (51) 3037-2366; Igreja Batista Sião (71) 3328-3754.

Participe! Divulgue em sua comunidade, convide seus amigos/as, faça sua caravana e venha prestigiar esse evento. Sua presença é muito importante.

Importante: Entrada franca.
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br