Servir em humildade

Senhas diárias

10/08/2021

 SENHAS DIÁRIAS - 10.08.2021
Jó 21.22 – Alguém pode dar lições ao Todo-Poderoso, que julga até os seres celestiais?
Romanos 12.16 – Tenham por todos o mesmo cuidado. Não sejam orgulhosos, mas aceitem serviços humildes.
Jó é um personagem bíblico que nos ajuda a refletir sobre o nosso lugar diante de Deus. Ele, sua esposa e seus amigos nos trazem reflexões sobre a onipotência de Deus e nossa incapacidade de questionar o que foi criado e como foi criado, bem como tudo o que acontece e que foge de nosso controle. Isso é uma afirmação para quem crê que tudo o que existe tem origem num ser superior o qual se apresenta através das Escrituras Sagradas, a Bíblia. Tudo está sob o controle do Senhor nos diz o livro de Jó e não há quem possa se contrapor a isso e ter êxito diante do Criador. Antes de estarmos aqui, seres humanos e tudo o que existe, o Senhor já providenciava, por milhões/bilhões de anos, tudo o que vemos e do qual participamos. Podemos nos arrogar a sermos críticos de obras feitas, e dizer que Deus errou aqui ou ali, mas não podemos mudar tudo o que aí está, nos diz o livro. Devemos usar e cuidar de tudo com o máximo cuidado e com toda a atenção para não estragarmos o que o Senhor nos deu. Devemos dar graças a Deus por tudo e por estarmos vivos e podendo gerar novos seres e continuar com a criação de Deus. Esta é, de certa forma, a mensagem de Jó e seus parceiros de livro.
Paulo exorta a que os romanos percebam a importância de reconhecer que apenas Deus é todo poderoso e que nós somos finitos. Desta forma, não somos mais nem menos que os outros seres humanos. Ao contrário, deveríamos fazer de tudo para que houvesse plena solidariedade e fraternidade entre todos. Não há, na convivência humana, serviço que não seja digno de ser feito. Pois todos os serviços que promovem o bem estar das pessoas é de extrema dignidade. É o que Martinho Lutero nos ensina quando fala do sacerdócio de todos os cristãos. Antes de sermos orgulhosos, ou ostentadores, deveríamos buscar os melhores dons, isto é os que mais promovem entre as pessoas. Sabemos que a sociedade privilegia e coloca uma aura de realeza em torno de algumas profissões e da riqueza pessoal. Mas para Jesus, o Senhor e Salvador, isso é expressamente falso e estraga tudo o que Ele ensinou em termos de relações humanas. Ele não compactua com o privilegiamento de algumas profissões e situações, pois tudo provém de Deus, o Pai, e tudo se destina para a Ele. Tudo deve ser feito para sejamos, cada vez mais, gente de Jesus. Pensemos nisso. O Senhor é conosco. P. Luiz Carlos.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63909
REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br