Seu nome é...

01/12/1997

Seu nome é...

Leia as minibiografias abaixo e descubra o nome das pessoas!

1.

Ela nasceu em 29 de janeiro de 1499. Tinha apenas 5 anos quando sua mãe faleceu. O pai a colocou aos cuidados do convento das monjas de Cistér em Nimbschen, por algum tempo. Mas o pai voltou a casar e a madrasta propôs que ela ficasse lá. Ela desejava muito voltar a viver e cumprir suas tarefas na sociedade. Porém, como naquela época imperava a lei da obediência e submissão à superiora e aos pais, ela teve que aceitar ficar no convento. Aos 16 anos entrou no noviciado e já aos 17 tomou-se freira.

Como seu futuro marido foi o grande reformador da Igreja, os ventos da Reforma também romperam os muros dos conventos. Algumas freiras angustiadas pediram socorro ao Reformador. Em resposta, o próprio Reformador e alguns amigos conseguiram a libertação delas.

Ela também se encontrava entre as mesmas. Casou-se com o mesmo em 13 de julho de 1525. Seu lar tornou-se o antigo convento agostiniano de Wittemberg. Exteriormente nada tinha de agradável. Ela tornou-se uma esposa amorosa, dedicada e uma companheira compreensiva. Foi boa mãe dos seis filhos do casal. Duas meninas faleceram em tenra idade. No convívio conjugal e familiar com o Reformador teve muita coisa a aprender, mas também a ensinar. Muitas vezes com muita sabedoria tirava o marido de profundo desânimo e depressão.

Ela faleceu em 20 de dezembro de 1552.

Seu nome é C...

2

Ele nasceu em 15 de janeiro de 1929, em Atlanta, no Estado da Geórgia, nos Estados Unidos, como neto de um escravo. Foi criado numa piedosa família batista, e cedo sentiu-se chamado a fazer algo pelo seu povo. Era um teólogo brilhante, formado no Crozer Theological Seminary, em Chester, no Estado da Pensilvânia, e, mais tarde, recebeu o grau de doutor da Universidade de Boston. Na verdade, foi sua fé cristã que o motivou a lutar pela libertação de seu povo e a escolher os meios pelos quais optou para criar uma nova consciência a respeito da dignidade humana, tanto entre os brancos quanto entre os negros. Nos Estados Unidos, a turbulência racial e um certo grau de justiça atingiram um ponto de culminância cem anos após a libertação dos escravos.

Foi através da ação direta, não-violenta, liderada por ele que se aprovaram leis mais justas com a finalidade de assegurar maior igualdade entre as raças. A sua liderança começou seriamente quando ele foi chamado para servir numa igreja batista em Montgomery. A lei exigia que os negros se sentassem na parte de trás do ônibus e que, quando não houvesse mais lugares para os brancos, eles tinham que ceder-lhes os seus. Ele era não só uma figura pública, nem era um asceta como Gandhi, e sim também marido e pai caloroso e que gostava de brincadeiras. Era casado com Coretta Scott, uma cantora e artista. Eles tiveram quatro filhos.

Ele concebia a justiça em termos deste mundo e esperava que ela fosse alcançada dentro da história. Foi Prêmio Nobel da Paz em 1964.

Foi assassinado em 4 de abril de 1968, por causa de sua luta por dignidade e decência, não só para os norte-americanos, mas para todas as pessoas, em todas as partes do mundo, onde imperava a desigualdade devido à diferença de origem, raça ou nacionalidade.

Seu nome é M...

3

Ela vivia na região montanhosa de Efraim. Era a esposa predileta de seu marido que dava porção dupla de comida porque a amava. Ela não tinha filhos, porém, a outra esposa os tinha. Era muito provocada por sua rival para a irritar porque o Senhor não lhe tinha dado filhos.

Num dia do ano em que foram sacrificar em Silo, ela dirigiu-se ao templo para orar. Com amargura na alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente. O sacerdote achou que ela estivesse bêbada. Mas ela lhe disse que não estava embriagada. Fez um voto para Deus que, se Ele lhe desse um filho o consagraria ao Senhor.

Depois do retorno para a sua casa em Ramá, seu marido coabitou com ela e lembrou-se dela o Senhor. E passado o devido tempo, ela concebeu e teve um filho, lhe dando o nome de: Do Senhor o pedi. Quando o menino foi desmamado, ela o levou para ser apresentado ao Senhor e lá ficou para sempre.

Este filho tornou-se o último dos juízes de Israel e tratou da transição do governo dirigido por juízes para a direção de reis. Ela depois ainda teve três filhos e duas filhas.

Seu nome é A...

4

Ele nasceu em 21 de janeiro de 1800. Em 1822, como jovem pastor, assumiu o pastorado de Kaiserwerth, Alemanha. Era uma comunidade tão pobre que não tinha as condições necessárias para manter o pastor. Ele resolve não abandonar o seu povo e busca em outra parte condições necessárias para manter o pastorado. Viaja pela Renância, Holanda e Inglaterra, coletando recursos para seu trabalho em Kaiserwerth. Nesta viagem vai receber impulsos decisivos para uma reforma da vida da Igreja, do sistema escolar, do atendimento à mendicância e do sistema penitenciário.

Na Holanda, entra em contato com ordens religiosas femininas da Igreja Católica Romana e fica conhecendo entre os menonitas a atividade das diaconisas.

Visitando o presídio feminino de Newgate, na Inglaterra, em 1824, e vendo os resultados das atividades feitas em prol da mulher presidiária, chega à convicção de que a piedade feminina possui enormes poderes para a edificação do Reino de Deus, desde que receba espaço livre, para desenvolvê-los.

Casa-se com Frederike Münster. Em 1832, viaja novamente à Inglaterra onde lhe é sugerida a criação de um asilo para a mulher ex-presidiária, marginalizada e desprezada pela sociedade e que não tem outro caminho senão o da prostituição. Sua esposa é a primeira a acolher a ideia e concretizá-la, recebendo em sua casa a primeira ex-presidiária. Ela consegue convencer as amigas para ajudá-la. O casal pensa que a diaconia feminina não deve se concentrar apenas em pastoral penitenciária e em asilos para ex-presidiárias. Os hospitais, os doentes e os orfanatos também necessitam de diaconisas.

Funda então, em 13 de outubro de 1836, o primeiro Hospital de Diaconisas. A ins-tituição vai passar à história com o nome de Casa Matriz de Diaconisas de Kaiserwerth. Esta Casa Matriz vai ser a célula, a partir da qual vão surgir ramificações em todo o mundo. A sua esposa torna-se a primeira superiora da Casa Matriz de Diaconisas de Kaiserwerth.

Ele faleceu em 4 de outubro de 1864.

Seu nome é T...


 

Colaboração de Marlise Kühl, Santa Cruz do Sul, RS

 


Ver ìndice do Anuário Evangélico - 1998
 


Autor(a): Marlise Kühl
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 1998 / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1997
Natureza do Texto: Artigo
ID: 33115
REDE DE RECURSOS
+
Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br