Simpósio de Lutero inicia no Sínodo Vale do Itajaí

09/09/2013

P9090003
P9090004
P9090012
P9090014
P9090020
P9090024
P9090028
P9090032
P9090035
1 | 1
Ampliar

Na manhã desta segunda-feira (9), no Centro de Eventos Rodeio 12, o pastor sinodal Breno Carlos Willrich e o professor Dr. Claus Schwambach abriram o 2o Simpósio Internacional de Lutero. O evento é promovido pelo Sínodo Vale do Itajaí e pela Faculdade Luterana de Teologia e tem como tema ‘Reforma e Igreja’.

“O tema merece toda a atenção. Precisamos nos perguntar como ser Igreja em pleno século 21. Temos como objetivo traduzir a teologia de Martin Luther, da época da Idade Média, para a realidade urbana que estamos inseridos. Nos questionamos em diversos subtemas e este simpósio irá clarear nossos conhecimentos e nossas percepções”, saudou o pastor sinodal.

O pastor Dr. Martin Norberto Dreher, professor da Unisinos/Porto Alegre (RS), iniciou o simpósio abordando o subtema: ‘Lutero e as críticas à Igreja de seu tempo’. “As críticas que Lutero fez naquela época formam a teologia luterana. No centro da teologia de luterana está o primeiro mandamento. Devemos temer e amar a Deus e confiar nele, acima de todas as coisas. Todas as descobertas de Lutero tem Deus como medida. Ele quis dizer: vamos deixar Deus ser deus, criador; nós precisamos ser criatura, seres humanos”.

Dreher enfatizou que Lutero disse que a única autoridade na Igreja é a Bíblia. “Tudo o que a Igreja ensinar só ser dito se está em consonância com o Livro. Na Bíblia nós encontramos a pregação viva dos apóstolos. A Bíblia é uma manjedoura, na qual Cristo está deitado. Se não o encontrarem, é só palha”.

Os 40 participantes, entre ministros e leigos, continuam os estudos até amanhã, dia 10, discutindo uma série de subtemas relacionados à teologia de Lutero. Na noite de hoje, acontece uma palestra aberta à comunidade, no templo da Comunidade Cristo Redentor, em Timbó (SC), com o tema “Uma Igreja cristã comum a todos – compreensão de Igreja em Lutero”, ministrada pelo professor Dr. Christopher Spehr, da Faculdade de Teologia da Universidade Friedrich Schiller, em Jena, na Alemanha.
 

COMUNICAÇÃO
+
Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br