Sínodo Nordeste Gaúcho realiza o quinto congresso da Juventude

30/05/2006

Aconteceu em Estância Velha, RS, no último final de semana o 5º. Congresso sinodal da JE. Das 28 Paróquias do Sínodo 14 estavam representadas (Rolante, Estância Velha, Rincão dos Ilhéus, Montenegro, São Vendelino, Taquara, Três Coroas, Ivoti, Igrejinha, Parobé, Portão, Lindolfo Color, Vale Real e Picada Café) totalizando 46 jovens. O coordenador da JE Sinodal, Jonatas Presser fez a abertura do Congresso às 14h30min seguindo com a meditação coordenada pelo Pastor Alfredo Hagsma. Após, com a assessoria de Vilson Hinig e Cláudio König os congressistas trabalharam e refletiram sob o tema: “Porque eu participo da JE?”. Há muitos motivos para participar de um grupo de jovens: fazer novos amigos, buscar um espaço para a prática de esportes, os acampamentos, as olimpíadas, etc. No entanto, tudo isto também se pode encontrar em qualquer outro grupo que não carrega o nome de “evangélica”. Neste sentido, os jovens destacaram a importância dos grupos terem clareza de sua identidade cristã e confessional. A JE não é qualquer grupo, a JE tem uma proposta especial fundamentada no evangelho de Cristo. Às 19h os jovens celebraram um culto na Comunidade local. O P. Alfredo e a Pa Christa coordenaram a celebração que também contou com a participação da Comunidade local. Após o culto os grupos apresentaram relatórios dos trabalhos desenvolvidos em âmbito paroquial. 

No domingo o Congresso contou com a participação de Aline Pacheco, presidente do CONAJE e de Cláudio Becker, responsável pelo trabalho com jovens na IECLB. Aline apresentou breve relatório dos trabalhos desenvolvidos pelo CONAJE e convidou os/as jovens do Sínodo para o Congresso Nacional da JE previsto para julho deste ano em Joinvile. Cláudio falou das alterações ocorridas na IECLB e como fica a organização do trabalho da JE nesta nova configuração.

O Congresso também elegeu a nova Coordenação para liderar os trabalhos nos dois próximos anos. A coordenação sinodal da JE é composta por 10 jovens e 2 obreiros/as. A eleição aconteceu da seguinte maneira: cada grupo representado indicou 10 jovens e dois obreiros para fazerem parte da coordenação sem indicar os cargos. Estes, juntamente com os/as obreiros/as, farão a escolha dos cargos na primeira reunião da Coordenação de acordo com os dons e disponibilidade de cada jovem. Esta modalidade possibilita que cada jovem possa assumir aquilo que mais gosta e se sente mais capacitado para fazer.

A acolhida, a preparação dos lanches e almoço do domingo ficou por conta do Grupo de Jovens e de casais da Comunidade anfitriã. Os jovens vindos de outras cidades pernoitaram com as famílias da Comunidade local, assim a integração foi além das atividades do Congresso.


Fonte: P. Alfredo Hagsma
 

COMUNICAÇÃO
+
Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br