Solidariedade

Meditação do Café Colonial

27/06/2019

Onde está Abel, teu irmão? (Gênesis 4.9a)

Olá! Quem lê História sabe que o governo romano queria ser grande e poderoso, mas para atingir este objetivo precisava subjugar cidades e povos com guerras. Conta-se que a cidade de Alba Longa resistiu com valentia. Como a questão não tinha fim, as lideranças decidiram que cinco guerreiros de Roma e outros cinco de Alba Longa lutariam entre si para que, finalmente, a vitória fosse determinada.

Pois a luta teve seu início. Não demorou muito e quatro soldados romanos foram mortos. Só um se mostrava bem. Já os guerreiros de Alba Longa ficaram vivos, mas um mais machucado que o outro.

O romano sadio fugiu e claro, os cinco albalonguenses feridos o perseguiram. Daí então os cinco homens de Alba Longa decidiram prossegui-lo, cada um com a sua possibilidade física mais reduzida que o outro. Ou seja, o melhor deles lutou primeiro e morreu na batalha. Aí veio o segundo, o terceiro... Enfim, todos morreram sob o fio da espada do romano.

No coletivo o pequeno exército de Alba Longa mostrou-se forte. Já no individual... O final da história é fácil de ser entendido. O pessoal de Alba Longa perdeu a batalha porque desistiu de ser solidário.

Nos dias de hoje é assim que, mais e mais, os laços de união se dissipam. Por que isso? Ora, a maioria das pessoas está entendendo que é melhor levar a vida por conta e risco. Agindo assim, essa gente se parece com os soldados de Alba Longa que ganharam a batalha enquanto estavam unidos, mas perderam-na quando se individualizaram.

Gente querida! Deus espera nossa solidariedade com irmãs e irmãos. Deus descarta a rivalidade. Se hoje somos individualmente fortes, amanhã poderemos precisar de ajuda. Enfim, dependemos da misericórdia de Deus em todas as horas.

Isso mesmo! Deus mostrou sua solidariedade para conosco quando ofereceu seu filho para sofrer e morrer por nós na cruz. Solidarize-se! Tem gente precisando. Dê uma olhadinha na proposta do Instituto Luterano Campos Verdejantes! Abraços!
 


Autor(a): P. em. Renato Luiz Becker
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Instituto Luterano Campos Verdejantes
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 9
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52365
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br