Somos lamparina para as próximas gerações

Senhas diárias

04/09/2019

A Palavra de Deus e os seus Mandamentos eram transmitidos de geração em geração em Israel, como o é hoje, com os ensinamentos cristãos entre nós. Os pais ensinavam aos filhos, estes aos seus filhos e assim por diante. O salmista sabe disso, e devia fazer em relação aos próprios filhos, e lembra sua comunidade a também faze-lo. A fé do povo precisa ser transmitida ao longo das gerações. Hoje temos quase tudo escrito. Na caminhada do povo de Israel, por um longo período, só havia aquilo que guardavam na lembrança. Isso era passado para as gerações seguintes para que a história e a doutrina se mantivessem vivas. Era muito importante que esse ensino acontecesse no falar e no agir, para que os filhos aprendessem claramente como viver a fé em seu dia a dia. O falar e o agir dos avós e pais eram luzes de referência para filhos e netos e indicavam o caminho a ser trilhado.
Jesus usa a figura da lamparina como referência para a maneira correta de viver. A lamparina é acessa e colocada para espalhar sua luz por todos os lados, para iluminar a todos. A vivência de fé deve ser exposta de forma que todos possam enxergar, especialmente as gerações seguintes, e serem iluminadas para também viver em fé. Nós temos a tarefa de lançar luz sobre os caminhos de nosso filhos e netos com palavras e ações que apontem para Jesus e seu discipulado. Temos a tarefa de sermos boa referência para as gerações seguintes. Façamos assim.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 53056
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br