SOPA DE LETRINHAS

03/09/2015

Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. 

(Jeremias 15.16b RA)

O profeta Jeremias era um homem chamado para anunciar para os dirigentes do povo, que o amor de Deus era para todos. Até aqueles dias Deus se utilizava do profeta para anunciar o juízo e graça para as pessoas que andavam longe Dele, todavia até mesmo os profetas tinham se corrompido. Jeremias é diferente dos outros, pois os profetas de seu tempo se acostumaram a falar aquilo que os reis gostariam que fosse dito, muitas vezes oprimindo os seres humanos. Dessa forma, ele então levanta a bandeira de que o amor de Deus era para que todos fossem tratados de igual forma. Parece um texto nostálgico, pois fala de comer as Palavras de Deus como se essas fossem doces. Essa situação já aconteceu com o profeta Ezequiel (Ez 3.3). Não podemos entender essas palavras literalmente, mas como nos ensina o Salmo 19.7-11, guardar as palavras do Senhor é ser ousado, produz sabedoria, essa passa a ser nossa recompensa.

As pessoas têm lido muito pouco, com isso o processo de formação de ideias está cada vez menos sincero. No mundo atual muito se copia, mas poucos têm a capacidade de refletir sobre suas vidas e no que acreditam. Com isso muitas vezes se tornam representantes do que não é seu e consequentemente não precisam dar conta do que relataram, afinal foram apenas um espelho de algo que ouviram dizer.

Para o nosso profeta guardar as palavras do Senhor era algo que gerava muita alegria, pois ela se tornaria na sua vida consolo para as dificuldades que poderiam lhe acometer. Talvez hoje devêssemos reaprender a guardar versos e prosas do amor de Deus já revelado para a humanidade. Pois quando formos confrontados em tempestades, viveremos libertos para a vida, não nos importando com os limites impostos. Eles apenas revelam que o Eterno pode cuidar de nossos passos.


Consolador querido, por Cristo, o Salvador,

nos foste prometido: Ampara-nos na dor!

Que as armas comprovadas do povo teu, Senhor,

Por ti nos sejam dadas: firmeza, fé, vigor! (HPD 76)
 


Autor(a): P. Natanael da Silva
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 34733
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br