Sou a presença de Deus no mundo

Rede de Recursos Educação Cristã Contínua - jovens

“Ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me sustentas”. (Sl 139.10)


Hino: Amanhecer

Invocação
Reunimo-nos nesta manhã com o nosso Criador, que é Deus, com o nosso Salvador Jesus Cristo e com o nosso ensinado, Espírito Santo. Amém.

Oração
Agradecemos-te, Senhor, por nos concederes a dádiva de mais um amanhecer sob a tua luz e a tua bênção. Somos jovens a serviço do teu reino. Por isso, nos reunimos aqui para este encontro a fim de compartilharmos aprendizados. Faz com que este compartilhar fortifique a nossa fé e nos dê coragem, ânimo e sabedoria para continuar o testemunho da tua palavra, feito a milhares de gerações. Amém.

Mensagem
“A palavra de Deus está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo (...). Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas” Rm 10.8-9; 15b.

O apóstolo Paulo mencionou estes versículos bíblicos de Dt 30.12-14; Is 52.7 e At 16.31 na carta que escreveu à comunidade de Roma. Sobre a comunidade de Roma, pairavam algumas tensões entre as pessoas que tinham procedências diferentes.
Até aquele momento, Paulo não havia visitado os romanos. Com a sua intervenção, ele acreditava que poderia amenizar os conflitos existentes. Desta forma, ao enviar a carta, ele agiu como instrumento de auxílio àquelas pessoas. Ele anunciou a palavra de Deus para que elas vivessem em harmonia novamente.
Deus intervém no mundo pela ação das pessoas. Neste sentido, somos a presença de Deus no mundo ao anunciarmos a palavra Dele. Este anúncio da palavra de Deus ocorre mediante palavras e ações. Conforme o texto, Deus nos capacita para o testemunho porque a sua palavra está conosco; está perto de nós, em nossa boca e em nosso coração. Assim, anunciamos em Deus aquilo que cremos. Isto nós realizamos impulsionados pela fé.
A fé produz boas ações de modo incondicional. Ela nos motiva para o testemunho daquilo que nós ouvimos e vimos (At. 4.20), a fim de que o mundo seja transformado por Deus, com o nosso auxílio.
Deus atua no mundo através de nós.
O texto menciona os pés como símbolo de testemunho. Os pés nos conduzem para o testemunho. Simultaneamente, eles deixam sinais por onde passam. Nossos pés devem nos conduzir para o anúncio da palavra, de modo que caminhemos, distribuindo sinais de paz, amor, perdão e exortação no mundo. Não podemos passar despercebidos; cristãos e cristãs marcam pelo seu agir, que promove a Cristo. Amém.

Sugestões de dinâmicas para reflexão sobre o conteúdo da meditação:
Dinâmica dos pés
Material: cartaz e tinta guache, panos para limpar os pés. Convide os participantes para deixarem a marca de seus pés no papel, como sinal de disposição para “ser presença de Deus no mundo”.

Dinâmica do espelho
Coloque um espelho dentro de uma caixa decorada. Diga aos participantes que, dentro dela, há um presente de Deus para o mundo. Todas as pessoas deverão abrir a caixa, sem comentar com as demais. Ao abrir a caixa, as pessoas verão o seu próprio rosto. Esta dinâmica nos ensina que nós somos a presença de Deus no mundo. Deus age através de nós – somos os seus instrumentos. Portanto, temos uma enorme responsabilidade. Como somos presença e presente de Deus no mundo? Deus utiliza todo nossas mãos, pés,boca,ouvidos todo nosso ser.
Obs. Caso o numero de participante foi grande, providenciar mais caixas com espelhos.

Hino: Ontem, hoje e sempre.
 


Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22406
REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br