SOUC 2021 - Um pouco da história e do texto internacional - João 15.1-17 - Pa. Daiane Berndt Bottcher - 18 de maio de 2021

Oração em tempo de coronavírus

18/05/2021

Que a graça do nosso Senhor Jesus, o amor de Deus nosso Pai e a comunhão do Espírito Santo esteja e permaneça com você também nesse dia, amém.

Do 16 ao dia 23 deste mês lembramos e celebramos a Semana de Oração pela Unidade Cristã. Este ano a semana de oração foi preparada pela Comunidade Monástica de Grandchamp. O tema que foi escolhido é bastante pertinente: - Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos. O tema está baseado em João 15.1-17 e expressa a vocação para a oração, reconciliação e unidade na Igreja e na família humana, presente na Comunidade de Grandchamp.

A história da Comunidade inicia na década de 1930 e hoje a comunidade tem cinquenta irmãs, cinquenta mulheres de diferentes gerações, tradições eclesiais, países e continentes. Em sua diversidade as irmãs são uma parábola viva de comunhão. Elas permanecem fiéis a uma vida de oração, vida em comunidade e acolhimento de convidados. Que são os pilares da Comunidade.

Buscar proximidade com outros, viver juntos em comunidade com outros, pessoas às vezes bem diferentes de nós, pode ser e é um desafio. Falar em unidade não é simples. Nossos corações, corpos e mentes, longe de estarem em unidade, estão muitas vezes espalhados, puxados em várias direções. Muitas destas direções pouco ou nada tem a ver com a fé cristã. Por isso, vale o convite e o desafio lançado pelo tema da Semana de Oração, feito por Jesus: Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos.

É apenas em Cristo, por Cristo e através de Cristo que conseguiremos verdadeira unidade, Ele precisa estar (e está) acima de nossas diferenças. É apenas Nele, por Sua graça que conseguiremos permanecer em Seu amor e produzir muitos frutos, sem Ele nada somos nem podemos fazer.

Pensando no desafio que é viver em comunidade, e buscar a unidade deixo o ensinamento do irmão Roger de Taizé, que foi muito útil para as irmãs de Grandchamp: “Não há amizade sem sofrimento purificador. Não há amor ao nosso próximo sem cruz. Só a cruz nos permite conhecer a incompreensível profundidade do amor”.

Que possamos refletir sobre isso, e nos dar conta de que divisões entre cristãos, que se afastam uns dos outros, são um escândalo porque nos afastam também de Deus. Que possamos permanecer no amor de Cristo, buscar a unidade, produzir muitos frutos e com eles glorificar a Deus. Que assim seja, amém.

Oremos: Amado Deus e Pai confessamos que muitas vezes não nos empenhamos na busca pela unidade, perdoa-nos quando nosso egoísmo fala mais alto, quando priorizamos nossas diferenças ao invés de Cristo que nos une. Nos ajude a permanecer no Teu amor para que assim sejamos capazes de produzir frutos para Tua honra e glória, por Cristo nosso Senhor e Salvador, amém.

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br