Subsídio litúrgico - Bênção para o Novo Lar

15/10/2019

 

Subsídio litúrgico
BENÇÃO PARA O NOVO LAR

(Casa de habitação, domícilio familiar)

Considerações iniciais
O presente subsídio litúrgico é indicado para ocasiões nas quais as pessoas pretendem inaugurar sua nova residência/casa/lar e solicitam ao Ministro/à Ministra que esteja presente para render graças a Deus (do qual procedem todos os bens) pela conquista e abençoar (em nome do trino Deus) as pessoas que ali residirão (membros da família). É importante salientar que o ato pressupõe a presença das pessoas residentes.
A cerimônia será oficiada no interior da residência.

Acolhida
Bom dia/Boa tarde! “Paz seja nesta casa!” (Lc 10.5).
Rendemos graças a Deus pelo novo lar da família (citar o sobrenome...) e que Deus abençoe as pessoas que aqui vão residir, assim como aos seus descendentes. Lembramos palavras do rei Davi que disse a Deus: “Eu te peço que abençoes os meus descendentes para que eles continuem a ter sempre a tua proteção” (1 Cr 17.27a). Sim! Rogamos a Deus que proteja e cuide desta família e de quem mais vier a fazer parte deste lar.

Saudação
Aqui nos reunimos em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Oração de gratidão
Oremos: Senhor Deus, tu que és criador e mantenedor da vida, rendemos graças a ti por este novo lar, tão almejado por esta família. Reconhecemos que tudo o que temos provém de ti, são dádivas que recebemos das tuas bondosas mãos. Por isso, não podemos deixar de dizer: muito obrigado! Muito obrigado por este espaço de aconchego e comunhão e por tudo o que nos tens graciosamente concedido para a manutenção da vida. És bem-vindo neste lar. Aqui tens lugar para ficar, pois tu és e sempre serás nossa fonte de alegria, harmonia e paz. Sem isso não podemos viver! Rendemos-te graças Senhor, também pelo amor com o qual tens zelado por todos e todas nós e esperamos que este lar seja um espaço de abrigo e de vivência desse amor. Graças Senhor, muitas graças. Em nome de teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!

Canto Esta é tua casa - Livro de Canto, 9

Leitura bíblica Lc 10.38-42

(Sugestão de outros textos: Mc 1.29-30, Lc 19.1-9, Lc 24.28-32)
(Lucas 10)
38 Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela.
39 Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava.
40 Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa. Então chegou perto de Jesus e perguntou: —O Senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar.
41 Aí o Senhor respondeu: — Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas,
42 mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela
. (NTLH)

Alocução breve
Estimados/estimadas residentes, amigos/amigas! Marta e Maria permitiram a entrada de Jesus em seu lar/casa. A casa também é um lugar de encontro com Jesus. Naquele encontro, Jesus dialoga com Marta e Maria, questiona uma, elogia outra. Neste encontro e diálogo, Jesus dá o seu recado, estabelece um relacionamento com aquelas duas mulheres. Lar/casa é local de encontros, vivências, comunhão, diálogo... É espaço de abrigo, de proteção, de aconchego... Nele deve habitar a paz, a harmonia, o amor e o companheirismo. Cremos que quando Jesus está presente, tudo isto acontece, pois ele é fonte de onde jorra aquilo que faz e torna um lar feliz. Por isso, é importante que vocês (que hoje inauguram esse novo lar) convidem Jesus para entrar e dediquem parte do seu tempo, assim como Maria, para “sentar aos pés do mestre”, e ouvi-lo. Com a presença de Jesus, este lar certamente será um lugar de acolhimento, de refúgio e também de partilha. Com a presença de Jesus, este lar será edificado em firme fundamento. Com a presença de Jesus, vocês saberão com quem contar. Ele, Jesus Cristo, é o Senhor, a verdade, o caminho, a vida em abundância. Contem com Jesus. Quem o escolhe e o recebe faz a melhor escolha! Que ele adentre neste lar e traga muitas alegrias a quem aqui estiver. Que assim seja. Amém!

Canto Obrigado, Pai celeste – Livro de Canto, 477

Oração de intercessão
Vamos agora, convidar Jesus Cristo, o Filho de Deus, Senhor do céu e da terra, para que se digne entrar neste lar e abençoar as pessoas que aqui vão viver.

(Pedir para os residentes repetirem as frases da oração). Oremos:
Senhor Jesus Cristo, queiras entrar neste lar e permanecer conosco;
Sê tu o nosso hóspede e dá que te adoremos como nosso Senhor;
Sê tu a nossa rocha e dá que edifiquemos este lar sobre este fundamento;
Sê tu a nossa luz e dá que lutemos para que todos tenham um lar;
Sê tu a nossa fonte e que dela jorrem palavras que nos ajudem a viver bem, dentro e fora do nosso lar.
Sê tu, Senhor, o nosso convidado e ouve-nos quando juntos e juntas oramos assim: Pai-nosso...

Bênção para as pessoas residentes
Recebam a bênção de Deus e que, por meio de vocês, ela também seja estendida às pessoas que aqui entrarem e daqui saírem:

Querido e amado Deus! Em gratidão nos achegamos a ti e pedimos tua bênção às pessoas que residirão nesta casa/lar: Sê tu refúgio e fortaleza para as pessoas que aqui morarem, companheiro e mestre daquelas que daqui saírem e hóspede com aquelas que aqui entrarem, até o dia em que todas as pessoas forem acolhidas na casa em teu Reino. Abençoe e guarde os moradores e as moradoras deste lar e que esta casa lhes sirva como espaço de convivência, abrigo e descanso. E que a bênção do trino Deus (+) esteja com todos e todas vocês. Amém!

Envio
Permaneçamos, pois, na paz de Deus e que possamos nos empenhar para que todas as pessoas tenham um lar e que cada lar seja abençoado e guardado por Jesus Cristo. Amém!

Canto Dá-nos esperança e paz – Livro de Canto, 293

P. Rodrigo Dreissig – Outubro de 2019

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Bênção de um lar.pdf


Âmbito: IECLB
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 59822
REDE DE RECURSOS
+
Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br