Tema e lema da Igreja para o ano de 2011

01/12/2010

Tema e lema da Igreja para o ano de 2011

P. em. Meinrad Piske

Tema: PAZ NA CRIAÇÃO DE DEUS - ESPERANÇA E COMPROMISSO

Lema: GLÓRIA A DEUS E PAZ NA TERRA (cucas 2.14)

O tema e o lema da Igreja para o ano de 2011 realça o horizonte mais alto de nossa responsabilidade cristã, a saber: A própria criação de Deus e nosso cuidado com ela. É a primeira vez que a IECLB, nestes 35 anos em que lança temas para o ano, destaca claramente a ecologia, o meio ambiente, a criação de Deus.

O lema é o tema central da Convocação Ecumênica Internacional para a Paz, a realizar-se em Kingston/Jamaica, de 17 a 25 de maio de 2011, diz o Pastor Presidente e continua: Trata-se de uma conferência importante que irá discutir a questão da paz, em conexão com o encerramento da Década de Superação da Violência, promovida pelo Conselho Mundial de Igrejas. No dia 22 de maio de 2011 todas as igrejas estarão convocadas a unirem-se em culto com as igrejas e pessoas delegadas reunidas em Jamaica. Mais uma vez a IECLB quer se unir às vozes de outras igrejas e juntar-se ao esforço delas. Para 2011 queremos refletir e propor ações em busca de uma paz solidária, justa e igualitária entre os seres humanos e destes para com toda a Criação de Deus.

Missão de Deus - Nossa paixão é o guarda-chuva sob o qual se abrigam, se alimentam e se fundamentam todas as iniciativas e atividades. Este é o slogan do Plano de Ação Missionária - PAMI que por sua vez é o roteiro programático para toda a IECLB até o ano 2012.

O tempo atual nos remete a uma grande necessidade de refletir sobre paz e falta de paz na Criação. Paz aqui é entendida não apenas como ausência de guerra ou violência (apesar de que estas sejam realidade constante no mundo atual), mas paz que implica em justiça, partilha, comunhão, bem estar e alegria de viver. Trata-se de uma paz que se traduz em respeito e compromisso.

É importante que a igreja volte a refletir sobre a relação do ser humano com o restante da Criação, sobre a relação entre preservação da natureza e suas implicações para com a paz e os diretos humanos, sobre a relação entre Criação e economia, Criação e questões de gênero.

Importante será para nós sabermos unir este canto dos anjos na noite de Natal: Glória a Deus nas alturas e paz na terra. O que significa isto, o que quer dizer? Que mensagem traz? Onde acontece a glória consequentemente brota a paz? Que assim seja. 

O autor é pastor emérito da IECLB e reside em Brusque/SC


Voltar para índice Anuário Evangélico 2011
 


Autor(a): Meinrad Piske
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2011 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2010
Natureza do Texto: Artigo
ID: 32347
REDE DE RECURSOS
+
O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br