Ter e ser esperança

03/11/2011

Estimadas Irmãs! Estimados Irmãos!
A gravidez assim como o nascimento de uma criança vem acompanhada de muitas expectativas. Entre elas está o desejo que a criança nasça com saúde e que mãe e criança estejam bem. Quando uma criança nasce, logo a notícia se espalha entre as pessoas mais próximas desta família. “Nasceu! É uma linda menina! É um lindo menino!”

No mundo nascem duas crianças a cada segundo e oitenta milhões de crianças a cada ano. No dia 31 de outubro os jornais estampavam a notícia que o mundo, chegou nesta data, na casa de sete bilhões de pessoas. Assim como a mídia informou no dia 12 de outubro de 1999 que a população do mundo era de seis bilhões.

O Jornal Diário Catarinense, do dia 31 de outubro, na página vinte, registrou: “Para o Secretário Geral da ONU, Ban Kimoon, o dia que marca a existência de sete bilhões de seres humanos não é motivo de alegria. – Os recém-nascidos chegam a um mundo contraditório, com muita comida para uns e com falta de alimentos para um bilhão de pessoas que dormem com fome todas as noites.”

Nós, enquanto membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB temos como tarefa, a partir da fé, lutar para que haja paz na criação de Deus. E nós sabemos que enquanto tiver fome e desigualdade social não haverá paz. A Constituição, no Art. Terceiro diz que a IECLB, a partir das Comunidades, tem por fim a missão:
I – Propagar o Evangelho de Jesus Cristo
II – Estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária
III – Promover a paz, a justiça e o amor na sociedade
IV – Participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo.

Estimados! Há mais de dois mil anos foi dada uma notícia que era aguardada, porque dela os profetas falavam. As primeiras pessoas que foram comunicadas a respeito do nascimento do Salvador eram cuidadoras de animais, pastores de ovelhas. No Evangelho de Lucas 2.10s lemos: “Eis que vos trago novas de grande alegria que será para todo o povo, pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor.”

Esta notícia, este acontecimento estará sendo celebrado de forma toda especial no tempo de Advento e Natal. Crianças, jovens, adultos, idosos já estão ensaiando e se preparando com teatros e mensagens. Você também pode se envolver na sua Comunidade para participar e levar alegria e esperança, anunciando o nascimento de Jesus. Dois textos bíblicos me acompanham e me orientam, os quais sempre pretendo testemunhar e quero te animar para fazer o mesmo: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16) “Jesus Cristo diz: Eu vim para que tenham vida e vida em abundância.” (João 10.10).

A notícia de que há sete bilhões de pessoas no mundo é motivo de preocupação para algumas pessoas que perguntam: “Tem espaço e comida para todas as pessoas?” Eu respondo: “Tem e sempre terá lá onde o amor substitui o ódio, a segregação, o preconceito, a corrupção, a ganância, a injustiça. E onde sofrimento e solidariedade estiverem de mãos dadas.”

Amigas e amigos! Anunciem que nasceu o Salvador. Jesus te ama diz a Sagrada Escritura. Ele cuida de você como o pastor cuida das ovelhas (Salmo 23). Por isso eu e você podemos cuidar uns dos outros.

Que neste Natal e no novo ano não falemos apenas em esperança, mas que possamos ser esperança, para que finalmente a criação de Deus possa viver em paz. Isso é possível a partir de Deus, a partir da fé, a partir de um novo nascimento. Amém
Ter e ser esperança


Autor(a): Ervin Barg
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 11344
REDE DE RECURSOS
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br