Testemunho Evangélico na América Latina - Apresentação

Pastor Karl Gottschald

02/06/1974

APRESENTAÇÃO

Com a publicação de palestras, artigos e prédicas do Pastor Dr. Ernesto Theophilo Schlieper, falecido a 31 de outubro de 1969 em Porto Alegre, trazemos à lembrança não apenas um fiel servo do Senhor como também um período importante da história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). 

Durante os 33 anos (de 1936 a 1969) de atividade pastoral do Dr. Ernesto Th. Schlieper, sua Igreja passou por uma fase decisiva e mareada por profundas transformações. Entre elas podemos destacar três que se desenvolveram concomitantemente. (1) Quatro Sínodos, juridicamente autônomos, gradativamente uniram-se, formando primeiramente a Federação Sinodal e finalmente a IECLB. (2) Uma Igreja de origem germânica, ainda caracterizada por costumes e aspirações étnicas da sua origem, passou a integrar-se em seu ambiente e a enfrentar como Igreja missionária os múltiplos desafios da realidade brasileira. (3) Uma Igreja, relativamente isolada em situação de diáspora, superou a isolação introvertida e passou a estabelecer relações e a cooperar com outras Igrejas e Federações confessionais e ecumênicas no Brasil e no exterior. 

Por ter sofrido e vencido em seu próprio coração a libertadora transição de limitantes dependências étnicas para a autêntica tarefa missionária, o Dr. Ernesto Th. Schlieper pôde ser um autêntico pastor, teólogo e guia da sua Igreja numa fase crucial de cuias etapas ele participou ativamente. 

Quem (como eu) teve o privilégio de trabalhar com o Dr. Ernesto Th. Schlieper e de desfrutar a sua amizade, não apenas chegou a conhecer sua bondade, sua sabedoria e sua fidelidade como também reconheceu a força motriz de sua existência: Ele realmente amava seu Senhor Jesus Cristo. Por isso quis que sua Igreja fosse sobretudo uma Igreja missionária, uma Igreja que dá testemunho de Jesus Cristo no Brasil. Por isso também suas prédicas ainda são atuais e seus artigos e palestras refletem nossa própria história, que muitos não conhecem. Sem o conhecimento do passado não conseguimos compreender o presente e encontrar o rumo certo a seguir no futuro. 

Porto Alegre, junho de 1974 

K. Gottschald

Veja:

Testemunho Evangélico na América Latina

 Editora Sinodal

 São Leopoldo - RS

 


Autor(a): Karl Gottschald
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Testemunho Evangélico na América Latina / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1974
Natureza do Texto: Artigo
ID: 19739
REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br