Todos terão fome e sede de ouvir a mensagem de Deus - Amós 8.11-12

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

14/03/2021

 

Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo de Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Elmar Santoro, Pastor na IECLB e atuo na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Ivaiporã-PR

O Profeta Amós nos fala no Capítulo 8, versículos 11- 12: Está chegando o dia em que mandarei fome pelo país inteiro. Todos ficarão com fome, mas não por falta de comida, e com sede, mas não por falta de água. Todos terão fome e sede de ouvir a mensagem de Deus, o SENHOR. Correrão do mar Morto até o mar Mediterrâneo, irão pelas regiões do Norte e do Leste do país, procurando a mensagem de Deus, o SENHOR, mas não a encontrarão.

É comum não valorizarmos aquilo que temos até que se perca. Como exemplo podemos falar da perda de um familiar que se foi e só depois percebemos que gostaríamos de ter aproveitado mais sua presença. Ou de um trabalho que nos parecia insatisfatório, mas quando mudamos percebemos que deixamos de lado uma grande oportunidade. Mais especificamente, podemos falar de quando algum órgão de nosso corpo deixa de funcionar bem ou quando se perde algum membro. Até mesmo coisas que nos incomodam hoje, podem ser lembradas depois com muita saudade.

O profeta avisava o povo de Israel sobre uma falta que iriam sentir: falta de palavra vinda do Senhor. Israel se desviara de Deus e o Eterno enviou Amós para profetizar a destruição e o exílio do reino do Norte. Ele saiu do reino do Sul, Judá, e foi entregar a palavra dura: Chegarão dias em que vocês vão ter fome de ouvir a palavra de Deus e não a encontrarão, andarão em todas as direções e não a encontrarão.

Amós também profetiza sobre o tempo de restauração. Devemos considerar em nossos dias a advertência do profeta? Será que a palavra do Senhor virá a faltar em nossos tempos? Podemos ler em papel ou no computador, no celular. Podemos ouvir e ler estudos e pregações impressos, em vídeos, nos mais variados templos e lugares.

Hoje temos a palavra em abundância. Que valor lhe temos dado? E quando ela nos faltar? Deveríamos considerar a profecia de Amós como se fosse dirigida a nós, nos dias de hoje. Você tem ouvido a Palavra? Ótimo! Mas quanto mais se encher dela, mais terá dentro de si para quando a fome vier. Ninguém poderá roubar de você aquilo que está em seu coração. Lembre-se da palavra do salmista, no Salmo 119: “Guardo no coração a Tua Palavra, para não pecar contra Ti.” Ele conhecia o valor de encher-se com a Santa Palavra.

É fácil afastar-se de Deus, porque Ele nos deixa livres. Mas é difícil voltar para Ele, porque o pecado nos torna escravos.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs - Conic com o tema: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema: Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”.  


Autor(a): Elmar Santoro
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
Área: Ecumene
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus / Organismo: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC
Testamento: Antigo / Livro: Amós / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 12
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61525
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
João 8.12
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br