Tolerância ou Vínculo?

22/10/2014

JESUS CRISTO DIZ: Amai- vos uns aos outros como eu vos amei (Jo 15.12).

Eu não gosto da palavra TOLERÂNCIA - Tolerar não é o bastante. Eu não queria ser tolerado. Eu quero ser compreendido e quero compreender. Quero ser conhecido por aqueles e aquelas com as quais relaciono e convivo. Tolerar não é amar.

Vínculo é a palavra que traduz melhor o mandamento de Jesus: Amai- vos uns aos outros como eu vos amei. Criar vínculo favorece a comunhão que, por sua vez, fermenta o amor e a paz. Podemos resgatar comportamentos de relacionamento, por exemplo, a prática de cumprimentar uns aos outros, que promovem vínculos, comunhão e educam para a paz.

Tolerar não é suficiente! Tolerar permite a indiferença com o outro - Eu o tolero, mas não me envolvo com ele... Precisamos aumentar os nossos vínculos com as pessoas diferentes, compreende-las e respeitá-las, reconhecendo os seus valores, cultura e história.

Na cidade não há outro caminho senão o de construir vínculos. O mandamento de Jesus exige compreender as pessoas com seus desafios, dores, frutos e loucuras. Remete à coragem de interagir e vincular-se uns aos outros. Não fugir da cruz e da revelação de Deus nela. Viver sem medo, com liberdade, aberto para o novo e para as novidades, amar e testemunhar este amor verdadeiro, o mandamento do Deus vivo presente na história, aquele que criou vínculo com o mundo e seu contexto, através da salvação dada em Jesus Cristo.

O mandamento é cultivar vínculos para que a nossa comunhão e o nosso amar uns aos outros não se transformem em guetos, grupos fechados, afastados da realidade e da missão de Deus de vencer a morte e revelar a justiça e a paz.

Cultivar vínculos com a cidade, com as pessoas da cidade, com os espaços da cidade, para que nossa vida de fé traduza-se em vínculos, que aproximam os diferentes e libertam. Esse é o amor, tal qual revelado por Jesus.

 


Autor(a): P.Guilherme Lieven
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 12
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 30377
REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br