Transparência

Meditação

31/08/2010

E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as cousas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hb 4.13).

A falsa idéia de que é possível esconder-se dos olhos de Deus não é de hoje. Já Adão e Eva quiseram fazê-lo. Mas não houve jeito. Pois aos olhos de Deus nada fica oculto. Tudo se torna manifesto.

Assim como não deu certo Adão e Eva esconderem-se de Deus entre as árvores do jardim do Éden (Gn 3.8), assim também será mal sucedido todo aquele que tentar ocultar-se dos olhos de Deus nos dias de hoje.

Um dos mais importantes valores na vida das pessoas, de uma comunidade cristã ou de toda uma nação é a transparência. A transparência resulta em confiança. E quando existe confiança tudo vai bem. Quando, pelo contrário, a desconfiança toma conta, tudo começa a desmoronar. Nenhuma pessoa de bem fica feliz quando não pode mais confiar em alguém.

E para que haja confiança entre as pessoas é necessário que haja transparência. É melhor assumir um erro do que querer ocultá-lo. Não é possível “tapar o sol com a peneira”. Isto nunca deu certo e nunca dará certo na história da humanidade. Olhos humanos podem até deixar de enxergar claro durante algum tempo. Mas, na condição de criaturas criadas à imagem e semelhança daquele Deus que enxerga e descobre as pessoas que tentam esconder-se por entre as árvores do jardim, também o ser humano desconfia e descobre, com o tempo, que algo não é verdadeiro, que alguma história não está bem contada, que um clima de falsidade reina no ar. E aí a confiança desmorona, cai por terra. Passa a reinar a desconfiança. E nós sabemos: a desconfiança acaba com a boa convivência entre as pessoas.

Mesmo que a verdade às vezes doa, ela é o único caminho que conduz à felicidade. A transparência edifica. A verdade, mesmo dura e cruel, quando assumida, abre novos horizontes. Jesus é a verdade em pessoa. Por isso ele também é o caminho e a vida. O caminho que conduz à vida é a verdade. Como seguidores de Jesus, escolhamos sempre o caminho da verdade. E que assim tudo sempre fique bem bonito e transparente em nossa vida. Que volte a reinar a confiança. Este é o caminho da felicidade.

P. Valdemar Gaede


Autor(a): Valdemar Gaede
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém / Paróquia: Santa Maria de Jetibá (ES)
Testamento: Novo / Livro: Hebreus / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 13
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8761
REDE DE RECURSOS
+
O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br