Tribuna Livre na Câmara Municipal de Limeira/SP

30/10/2017

Em 31 de outubro de 1517, na Alemanha, Martinho Lutero pregava suas 95 teses contra o que ele considerava práticas abusivas do clero católico romano. 500 anos depois, a data é conhecida como a Reforma Protestante. Por essa razão, o pastor Marcio Simões da Costa, da Igreja de Confissão Luterana, usou a Tribuna Livre da Câmara durante a sessão ordinária de segunda-feira, 30 de outubro.

O pastor discorreu sobre a vida de Lutero, desde o nascimento, em 1483, à sua formação como doutor em teologia, em 1509. “Toda vida e obra de Lutero estão inseridas no período conhecido como renascença, marcado pela transição da era medieval para o mundo moderno”, explicou. Segundo ele, foi nessa mudança que a igreja perdeu sua função original.

“A importância da reforma, iniciada por Lutero, extrapola a dimensão da fé”, afirmou. Conforme o pastor, os ensinamentos de Lutero influenciaram não apenas a igreja e a Europa, mas diversas áreas da sociedade pós-moderna. “Após amanhã, uma nova história se escreve a partir de nós. Agora serão outros 500.”

O reverendo Jonas Zulske, representando as igrejas reformadas de Limeira, também usou o espaço da tribuna para falar sobre a celebração. “É interessante a gente perceber que a luta não foi apenas por religião. A luta também foi por poder”, afirmou Jonas que discorreu sobre a história na qual iniciou-se o movimento luterano.

Fonte: Câmara Municipal de Limeira/RS
 

COMUNICAÇÃO
+
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br