UM NOVO ANO DE SERVIÇO A DEUS!

Advento e Diaconia

18/12/2020

UM NOVO ANO DE SERVIÇO A DEUS!

Com o tempo do Advento é marcando o começo de um novo Ano Litúrgico na Igreja. Liturgia significa “serviço”, portanto iniciamos um novo ano de serviço a Deus!

O Advento é um tempo especial em que somos convidados a uma atitude de vigilância e expectativa, preparando-nos para a celebração do nascimento de Jesus Cristo. As leituras bíblicas deste tempo nos convidam à vigilância, à oração, à conversão, à abertura para ouvir e acolher a palavra de Deus. São textos proféticos que nos incitam a repensar o nosso jeito de ser e viver e à partir disso adotarmos posturas de mudança de vida, à espera do Salvador que veio e virá, vivendo hoje o mesmo espírito de preparação e esperança do povo do Antigo Testamento.

O Advento é tempo de espera desse grande evento da história humana: a visita do nosso Deus e Pai pelo nascimento de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é a grande graça de Deus para nós. A percepção desta graça leva a nós cristãos a festejar. Esta festa é tão alegre, grande e contagiante que dela participam até aqueles que não o conhecem ou se tornaram indiferentes a Ele.

Deixando de lado formas pagãs de festejar, que por vezes afetam até os cristãos, o Advento e a celebração do Natal são grandes momentos de retomada da nossa adesão a Jesus Cristo. Essa retomada consiste na vontade nossa de nos deixar evangelizar por Jesus Cristo e engajar-nos em nome dEle na evangelização dos que se afastaram dEle, ou se tornaram indiferentes, ou ainda o desconhecem.

O Advento nos prepara para o Natal, a celebração do mistério de Deus que se faz criança e assume nossa humanidade. Natal é a abertura da humanidade para um horizonte maior, horizonte que lhe dá a possibilidade de ter e realizar um sentido de vida que o conduza e o satisfaça, fazendo com que seja verdadeiramente ele mesmo, portanto salvo.

A compreensão e a recepção desse mistério na nossa vida pessoal, comunitária e social não é fácil, e não é fácil fazer com que ela se torne parte essencial em nossa vida, pois ela implica transformação. E a transformação do ser humano é sempre processo lento, que exige constância, empenho e vigilância, numa saudável repetição de reflexões e exercícios religiosos. E por isso que precisamos refletir constantemente e sem desanimar sobre o amor de Deus que nos quer inspirar para fazer em nosso tempo e lugar um espaço para vislumbrar e viver sinais do Reino de Deus nos trazidos e ensinados por Jesus com palavras e gestos bem concretos.

Que o bondoso Deus, pela fé em Jesus e com o seu Espírito Santo nos inspire a viver conforme o seu bem querer em todo o tempo desse novo ano litúrgico que já estamos vivendo e sempre, para que o nosso serviço seja bom e agradável a Deus! Amém!

Diácono Dirceu Quinot
IECLB Mondai

 

REDE DE RECURSOS
+
O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.
Salmo 23.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br