Um perfil diferenciado

Mateus 12.15-21

05/09/2019

Não esmagará o galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca. Ele agirá assim até que a causa da justiça seja vitoriosa. (v. 20)

Temos um perfil e uma identidade que são construídos no dia a dia. Nossas atitudes falam muito mais sobre nós do que nossas palavras.

O evangelista Mateus, baseando-se no profeta Isaías (42.1-4), retoma e apresenta o perfil do Servo de Deus. Jesus enfrenta hostilidades da parte dos fariseus. O bem que ele faz incomoda a elite religiosa daquele tempo. Ao contrário das autoridades religiosas da sua época, Jesus não é de holofotes. Não é um revolucionário político. Não se deixa dominar pelo ódio. Ele renuncia a toda forma de revide e de violência. Não busca a paz pelo caminho da força e do poder, mas a busca com base na justiça e no direito. Seu perfil é de Servo: “Não esmagará o galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca”. Essas imagens do galho quebrado e da luz fraca mostram que Jesus veio promulgar e fazer vitorioso o direito de Deus. Não é um direito que quebra e destrói, mas que levanta e resgata a dignidade das pessoas. É o direito que se coloca ao lado do fraco, como expressão de amparo e de cuidado. Sua postura tem sentido ativo, de compromisso e de solidariedade para com as pessoas mais fragilizadas.

Em tempos de violência e de hostilidade contra a criação de Deus, a comunidade cristã busca se orientar por este perfil do Servo: de testemunho e ação em prol de um mundo com justiça e paz para todas as pessoas.

Santo Deus, por meio de Jesus Cristo nós percebemos que tens um coração para as pessoas injustiçadas e fragilizadas. Por isso queremos procurar-te na justiça, entre os marginalizados, pobres e excluídos. Auxilia-nos! Amém. (Adaptado de Anton Rotzetter)


Autor(a): P. Alberi Neumann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 21
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 53071
REDE DE RECURSOS
+
Procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.
Romanos 14.19
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br