Valéria Franz Bock (*1961)

Obra e Biografia

29/06/2012

Valéria Franz Bock – HPD nº 425

Catequista da IECLB, formada em Ciências Sociais com Pós-graduação em Psicopedagogia. Atualmente (2010) está na direção do Colégio Sinodal da Paz, Novo Hamburgo, RS.

Valéria é gaúcha de São Lourenço do Sul, a Pérola da Lagoa dos Patos, onde ela nasceu no dia 17 de novembro de 1961, como filha do casal Wilson (falecido) e Silda Franz. Casou-se com o pastor Carlos Eduardo Müller-Bock. O casal tem dois filhos.

Como catequista da IECLB Valéria atuou inicialmente na Comunidade Evangélica de Sapiranga, e depois, por dois anos, no Departamento de Catequese da IECLB, em São Leopoldo. Em 1987, nasceu seu primeiro filho, Marcelo, no mesmo ano o marido Carlos se formou em Teologia. Foram enviados, então, para a Comunidade de Jaraguá do Sul. Lá Valéria atuou como professora no Colégio Jaraguá e como catequista na Comunidade durante 6 anos. Em 1991 nasceu Gustavo, o segundo filho. Em 1994 a família se transferiu para Novo Hamburgo onde Valéria trabalhou (durante 5 anos) como catequista na Comunidade Evangélica da Floresta Imperial. Além disso atua no Colégio Sinodal da Paz até o presente momento, sendo que inicialmente como professora, depois como orientadora educacional/psicopedagoga e atualmente, como Diretora.

A respeito do nascimento da canção “Repartir, repartir” (HPD Nº 425) ela deu o seguinte depoimento:
No meu trabalho comunitário e na escola sempre me utilizei da música com recurso pedagógico. Por isso, surgiu a idéia de compor uma canção, originalmente para o momento de oferta no Culto Infantil. Não sou escritora de outras canções (não segui carreira...), mas contribui durante muito tempo para a elaboração do ‘Manual para o Culto Infantil’ e senti a necessidade de uma canção própria para a oferta das crianças. Em conversa com a Liara1 , que era minha colega na Escola de Música do Colégio Jaraguá, resolvemos unir nossos dons e criamos2  o REPARTIR. Não imaginamos que a canção acabaria tão conhecida na IECLB”.

Fonte: Informações da própria Valéria por e-mail (maio 2010)

Notas:

1 Liara Roseli Krobot, a autora da melodia desta canção.
2 Entre os anos de 1988 e 1991, em Jaraguá do Sul.
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 18052
REDE DE RECURSOS
+
Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br