Vamos confiar no Senhor

Senhas diárias

11/10/2019

Israel está na iminência de ser invadido pela Assíria. As forças inimigas já marcham em direção à nação israelita. O medo está circulando entre o povo. Todos sabem da força que vem contra eles. Para tentar resistir ao inimigo e salvar o país, o rei de Israel busca fazer uma aliança com o exército egípcio. Este era um dos exércitos mais poderosos da época. Ao saber disso, o profeta Isaías traz uma palavra de repreensão, dada por Deus, contra esta atitude. O profeta denuncia que Israel coloca sua confiança nas armas e no exército egípcio, mas não busca por Javé, o Senhor de Israel. Isso irrita Deus e faz com que Ele permita que o mal se abata sobre a nação. A confiança nas armas e nos exércitos, por maiores que sejam, não garante a vitória. Apenas o Senhor tem o poder de interferir e decidir uma batalha ou a guerra. Israel precisa aprender isso. Deus não age assim conosco. Em Jesus tudo mudou e o Senhor tem misericórdia continua para com os que buscam apenas ajuda no homem. Muitas vezes nós esquecemos de Deus, em Jesus, e apenas buscamos a força e a solução na capacidade do ser humano. Ela é fruto do amor de Deus por nós e pela capacidade dada a nós, mas a sabedoria e a força do ser humano é parcial e apenas Deus tem a palavra final. Não podemos apenas confiar na capacidade humana.
É o que Paulo diz aos coríntios: Nossa capacidade vem de Deus. É o Senhor que nos ensina e nos dá toda a sabedoria para criar tantas coisas e para achar solução para tantos desafios da vivência humana. Ainda hoje, a força dos exércitos é a base para o poder entre nações. Mas, da mesma forma, ainda hoje o palavra final é do Senhor, nosso Deus, em Cristo Jesus, o Salvador. Podemos e precisamos confiar na sua presença conosco e conduzindo nossa vida. Se ele não interferir, nossa força é vã e o mal persistirá sempre. Confiemos no Senhor, pois Ele é por nós.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 53727
REDE DE RECURSOS
+
Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br