Ó vinde vós, os povos, de todas as nações

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD 436 – Ó vinde vós, os povos, de todas as nações

O autor:
A letra desse hino, intitulada Convite à liberdade, surgiu no movimento dos Grupos Bíblicos Universitários de Portugal no contexto da Revolução dos Cravos1. Ela foi escrita e musicada na década de 1970 pelo estudante universitário Sérgio Matos. Micaela Berger, posteriormente, fez arranjo para canto coral.

Fonte: Cleber Caldas (Dez.2009) em http://br.dir.groups.yahoo.com/group/mmc/message/76790


Reflexão:
O mundo vive dias de muita agitação, muita incerteza e muito medo. Vemos povos que viveram sob ferozes ditaduras durante décadas, a exigir e a reivindicar o seu direito á liberdade e á livre escolha. Querem ter uma palavra a dizer sobre o seu futuro e o futuro dos seus países. Estão cansados e não estão dispostos a esperar mais pela sua libertação. Tantos e tantos já deram a vida por esse seu nobre ideal de serem homens e mulheres livres.
No meio de tudo isto, nós, como filhos amados por Deus e salvos por seu Filho o Senhor Jesus Cristo, não devemos perder a esperança. Sabemos, pela Palavra da Bíblia, que Deus está no controle da história deste nosso mundo. Tempos bem difíceis virão, e temos de estar prevenidos e preparados para enfrentarmos esses difíceis tempos.
Ao olhar as multidões nas praças e ruas de vários países, clamando, sem desistir, por libertação, podemos recordar e cantar o belíssimo hino cristão: “Ó vinde vós, os povos, de todas as nações”.
Foi escrito e composto há cerca de trinta/quarenta anos, por um jovem universitário da cidade do Porto, neto de um dos Pastores Baptistas pioneiros em Portugal, o Pastor João de Deus Ferreira. O jovem compositor, seu neto, chama-se Sérgio Paulo Ferreira de Matos e é Pastor da Igreja Evangélica Maranata, creio que no norte do Portugal.

Fonte: Um Comentário de Dona Viviana2 , escrito em fevereiro de 2011:
http://olhaioliriodocampo.blogspot.com/2011/02/os-meus-hinos-queridos-7.html


Textos bíblicos:
Salmo 67,3-5; Isaías 61,1+2; Mateus 15,29-31; João 8,31+32; Apocalipse 21,3-5.

Notas:

1  Revolução dos Cravos foi o movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal, em 1974, de forma a estabelecer as liberdades democráticas.

2  Viviana: Sou mulher de um pastor baptista, mãe de quatro filhos homens, sogra de quatro noras, e avó de cinco meninas, um menino, e um adolescente. Tenho 71 anos (em 2010) sou enfermeira aposentada. Gosto muito de viver e acho a vida uma aventura linda e maravilhosa
http://olhaioliriodocampo.blogspot.com/2008/08/os-meus-hinos-queridos-2.html
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 436. Convite à liberdade
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 19434
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br