VIVENDO E TESTEMUNHANDO A FÉ EM TEMPOS DIFÍCEIS

17/03/2021

 

VIVENDO E TESTEMUNHANDO A FÉ EM TEMPOS DIFÍCEIS

Leitura: 2 Reis 5.1-19

Tropas saíram da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. Um dia a menina disse à sua senhora: - Quem dera o meu senhor estivesse na presença do profeta que está em Samaria; ele o curaria da sua lepra. (2Reis 5.2,3)

O relato acima está inserido na narrativa a respeito de um comandante militar sírio que estava padecendo de uma grave doença de pele, chamada lepra. Descrevendo seu problema e sua cura quando este foi buscar ajuda com o profeta Elizeu, que na época desenvolvia seu ministério em Israel.

Observando atentamente o enredo, percebemos que além da situação angustiante daquele militar, está registrado, logo no início, o drama de uma menina que foi raptada por tropas sírias durante uma invasão ao território de Israel. E podemos imaginar o sofrimento que isso causou tanto a ela, como à sua família. Pois em ambientes afetados por violência e guerra, sempre surgem vítimas, que geralmente são as pessoas mais vulneráveis e indefesas.

Mas mesmo com essas circunstâncias de violência, essa menina levou consigo o testemunho da fé. Pois crescera numa família e num contexto marcados pela atuação dos profetas Elias e Eliseu. Onde ela cresceu ouvindo a Palavra de Deus e o testemunho da fé. E isso ninguém tirou dela e nem apagou de sua memória.

E foi justamente nessas circunstâncias que essa menina pôde dar um poderoso testemunho de fé, que mudaria a vida de Naamã e sua família. Pois entrementes ela foi colocada ao serviço da esposa daquele comandante. E sabendo do grave problema de saúde por qual este passava, não excitou em revelar o agir de Deus no ministério do profeta Eliseu. O que abriu o caminho tanto para a cura, como para uma grande mudança em Naamã e sua família. Pois este atendeu à palavra da menina, sendo agraciado pela ação de Deus em sua vida, a partir da fé.

Esse relato também serve de inspiração para nós que vivemos em tempos difíceis, afetados pela pandemia da Covid-19. Onde enfrentamos o isolamento social, privados da liberdade que desfrutávamos outrora. E em que muitas pessoas ou familiares enfrentam a dor da enfermidade ou até a perda de ente queridos. Mas por mais dramático que seja o contexto atual, qual essa menina israelita, somos chamados por Deus a viver e dar testemunho da fé, ali onde ele nos coloca. Pois por mais difíceis que sejam as circunstâncias, não podemos esquecer que desde o dia em que fomos batizados, fomos chamados e marcados com o amor de Deus. E assim pertencemos a Ele, por meio de Cristo, e nele temos a nossa identidade. Onde Ele inclusive nos chamou para estarmos a seu serviço.

Isso significa que eu e você podemos dar testemunho singelo, mas também vigoroso da fé no tempo e contexto que vivemos, promovendo vida, cuidando da saúde uns dos outros e trazendo palavras significativas que ajudam as pessoas a ter esperança. Isso de modo autêntico, com o amor que Deus plantou em nossas vidas. Enfim, testemunhar a fé em atitudes concretas e palavras que promovem vida. Podemos nos engajar em campanhas para ajudar os mais necessitados, doar daquilo que temos, orientar alguém, ouvir alguém, usar as redes sociais sabiamente; promovendo uma comunicação saudável. E nisso podemos ler uma palavra bíblica, orar ou cantar hinos com pessoas do nosso alcance, com sabedoria.

Vamos pois, orar, pedindo ajuda a Deus, para não esmorecermos, e darmos um testemunho significativo da fé no tempo atual. Como diz Atos 4.20: “Pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”. E também 1 Coríntios 16.14: “Façam todas as coisas com amor”.

Oração: Senhor Deus e Pai, agradecemos pela tua Palavra, com a qual nos sustentas e ensinas. Pedidos sabedoria para falar e agir pela fé no tempo angustiante que vivemos. E assim, pelo poder do Espírito Santo, possamos dar testemunho autêntico, com o amor que plantas em nossa vida; por Cristo Jesus! Amém.

Pastor Mauro Nilo Schneider
  


Autor(a): Pastor Mauro Nilo Schneider
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Testamento: Antigo / Livro: Reis II / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 19
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61529
REDE DE RECURSOS
+
Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br