Você já se alegrou hoje? - Filipenses 4.4 - P. Ernani Röpke - 03 de outubro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

02/10/2020

 

Olá! A Paz de Cristo seja contigo!

Você já se alegrou hoje? Como está o termômetro da alegria? Baixo, médio, alto?

Em Filipenses 4.4 diz: Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se.
A alegria, para mim, está associada ao ter um sentido para a vida, uma missão para a vida. Para mim é assim: No dia que eu levanto sem objetivo, sem saber o que fazer, bate uma tristeza no peito, um vazio.  Porém, quando levanto com um objetivo, um sentido, uma missão, o dia pode estar nublado, cinzento, cheio de contratempos, e, mesmo assim, a alegria me envolve.

O apóstolo Paulo ao escrever aos Filipenses com certeza não tinha motivos para se alegrar, pois estava na prisão. Mesmo preso, perseguido por anunciar o evangelho de Jesus Cristo, ele estava alegre e convidando os Filipenses a se alegrar com ele. No que reside a alegria de Paulo? É que no Senhor, em Cristo, ele encontrou o sentido, a missão da sua vida, isto é, testemunhar o Evangelho. Em Cristo está a chave para encontrar o sentido da vida, a missão que nos faz alegres e confiantes mesmo em dias cinzentos. Estamos no mês da Reforma. O que transformou o desespero de Lutero em alegria de vida? Foi ele descobrir que a salvação não dependia do esforço dele, mas da graça de Deus revelada por Deus em Jesus Cristo. A graça salvadora de Deus fez com que Lutero encontrasse alegria na sua vocação e não desespero.  Alegrar-se no Senhor não nos faz diariamente perguntar: “o que ainda podemos esperar?”, porém o que ainda se espera de mim?”.

Tem uma pequena anedota contada pela logoterapeuta Elizabeth Lukas, que diz: “Um visitante de uma exposição de arte pergunta ao famoso escultor: Como foi que conseguiu criar esta estátua maravilhosa? Eu a esculpi de um bloco de mármore, respondeu o mestre, ao que o visitante se surpreende, dizendo: Que coisa, como é que o Senhor sabia que ela estava dentro?” 

Alegrar-se no Senhor é saber que em Cristo somos abençoados com a fé que dá sentido a vida, que nos ajuda a transformar os blocos de mármore da vida, as durezas da vida, em belas obras de arte, em alegrias. Alegrar-se no Senhor não é olhar para o que ainda podemos esperar com a pandemia, mas se perguntar: O que ainda se espera de mim? Como os meus gestos podem alegrar a minha vida e dos que estão a minha volta?
Pense nisso com carinho!

Oremos: Obrigado Senhor, pois é o teu gesto salvador na cruz em Jesus que nos abençoa com a verdadeira alegria da vida. Ajuda-nos a encontrar em nossa vocação essa alegria, para que possamos espelhá-la para dentro desse nosso mundo tão cinzento, tão incerto, tão cheio de angústias, medos e lutos. Amém.

O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer a sua alegria sobre ti hoje e sempre. Amém.

Alegrai-vos no Senhor!

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br