XXVIII Concílio

Mensagem às Comunidades

01/11/2012

13-FotoBox
13-FotoPrincipal
1 | 1
Ampliar

   A Paróquia de Chapecó e o Sínodo Uruguai sediaram o XXVIII Concílio da IECLB, que aconteceu nos dias 17 a 21 de outubro, na cidade de Chapecó/ SC, sob o tema Conectad@s com Deus - protagonistas no mundo, lançado pelo Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje) de 2012, em sintonia com o Tema do Ano da IECLB para 2012, Comunidade jovem - Igreja viva. 
   Leia abaixo a Mensagem do XXVIII Concílio da IECLB às Comunidades.

Mensagem às Comunidades
   Na esperança de cada vez mais ser uma Igreja missionária, levando a palavra de Deus a todas as pessoas, conforme os ensinamentos de Jesus Cristo: Ide, fazei discípulos em todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt. 28.19), nós, participantes do XXVIII Concílio da IECLB, reunimo-nos nos dias 17 a 21 de outubro de 2012, em Chapecó/SC, sob a inspiração do tema Conectad@s com Deus - protagonistas no mundo. Em um clima de fraterno acolhimento e cuidado por parte da Comunidade local e da organização do Concílio, celebramos, refletimos e articulamos a nossa ação como IECLB na confiança de estarmos conectados espiritualmente à essência do Evangelho e ao projeto do Reino de Deus.
   No culto de abertura, a pregação do Pastor Presidente, P. Dr. Nestor Friedrich, animou os Conciliares e os preparou para as Câmaras que estavam voltadas ao cuidado ministerial, cuidado com a missão e cuidado com as finanças. Cuidado com os que estão próximos a nós, como os jovens, que querem ser protagonistas na IECLB. Cuidado com os pés dos que anunciam coisas boas! (Rm 10.15); cuidado com a sustentabilidade, que possibilita que, além de olhar para a nossa Comunidade local, possamos pensar em projetos missionários, onde, como IECLB, queremos que a Palavra do Evangelho esteja conectada com a vida das pessoas. Nesse sentido, o Concílio reafirma o compromisso com a tarefa missionária.
   As celebrações, muito bem preparadas, tiveram o cuidado com a nossa espiritualidade, nos alimentando com a Palavra, a comunhão, as orações e a Ceia do Senhor. Pregação, liturgia e música estavam conectadas entre si de maneira harmoniosa e sensível.
Os Relatórios, além dos desafios apresentados, enfatizaram como a IECLB tem se preocupado com o cuidado ministerial, a vocação e a formação teológica, o fortalecimento da missão, a sustentabilidade da Igreja, a educação cristã, a comunicação e a gestão, demonstrando, com isso, a sua preocupação com o cuidar bem do bem da IECLB.
   Na palestra em torno do tema, os Conciliares foram sensibilizados pela condução dinâmica dos jovens, que discutiram o seu protagonismo na sociedade e na Igreja, compartilhando as suas experiências, tanto no Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje), como na Cúpula dos Povos, durante a Rio+20. Clamam pela valorização e pelo reconhecimento do seu protagonismo e pedem que ‘não nos preocupemos, mas nos ocupemos com eles’. O projeto Criatitude, elaborado pelos próprios jovens, é um exemplo da sua mobilização e do seu comprometimento com a Igreja e com a Criação de Deus.
   O clima fraterno com que transcorreu o Concílio, reconhecido inclusive pelos visitantes da ecumene, certamente é reflexo do que ocorre nas nossas Comunidades e nos nossos Sínodos. Queremos, cada vez mais, ser uma Igreja solidária, comprometida com o Reino de Deus e com toda a sua Criação. A nossa utopia cristã é que percebamos em cada irmão, em cada irmã, em cada Comunidade, parte do todo e que, por isso, devemos ir em busca de cada parte, pois em cada uma revela-se o nosso Senhor Jesus Cristo.
   Animados com a celebração do culto de envio com a Comunidade local, os Conciliares, agradecidos pelo excelente acolhimento, retornam aos seus Sínodos fortalecidos e comprometidos com uma IECLB que tem como foco o cuidado com a Criação e tudo que dela faz parte. Este cuidado requer que cada um de nós busque nos ensinamentos de Jesus Cristo a sabedoria para a condução da nossa vida pessoal e comunitária, estendendo esse cuidado com outras Igrejas irmãs. Somos Igreja, corpo de Cristo vida em comunhão, povo liberto pela sua graça que caminha e busca salvação. Não tenhamos medo, pois Cristo nos disse: [...] eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mt. 28.20).
XXVIII Concílio: leia mais no Portal Luteranos (www.luteranos.com.br).

Eleição e votação - Câmaras e Moções

   Durante o sábado, 20 de outubro, os Relatores de cada Câmara apresentaram aos Conciliares as deliberações das suas respectivas Câmaras para apreciação e votação por parte dos Delegados, conforme seguem abaixo:

Câmara Cuidado Ministerial:
Coordenação: P. Joaninho Borchardt
Relator: Almiro Wilbert

- Programa de Acompanhamento de Estudantes, Revisão do Sistema de Avaliação, Implicações financeiras, Mudanças no Estatuto do Ministério com Ordenação (EMO), Subsistência Ministerial, Veste litúrgica para o Ministério Missionário e Moções.

Câmara Cuidado com a Missão:
Coordenação: P. Guilherme Lieven
Relator: P. Nilo Orlando Christmann

- Avaliação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), - Planejamento Estratégico do PAMI, Projetos Missionários 2013, Campanha Nacional de  Ofertas para a Missão Vai e Vem e Moções.

Câmara Cuidado com as Finanças:
Coordenação: Ademar Gaedke
Relator: Nilton Leonhardt

- Relato Grupo de Trabalho Sustentabilidade, Proposta orçamentária 2013, Proposta Subsistência Ministerial 2013 e Moções.

   Ainda no sábado, os Delegados elegeram dois suplentes para a Comissão Jurídico-Doutrinária da IECLB (CJD), assim composta:
Titulares Ministros: P. Marcos Butzke e Cat. Valéria Bock 
Suplentes Ministros: P. Gilcinei Tetzner e P. Jorge Antônio Signorini
Titulares graduados em Direito: Loreno Weissheimer e Ralf Kirchheim 
Suplentes graduados em Direito: Jamenson Schneider e Silvio Saul Müller 
Titular Vogal: Osmar Lausmann 
Suplente Vogal: Carlos Hinkel

XXVIII Concílio: leia mais no Portal Luteranos (www.luteranos.com.br).

Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br