Jubileu dos 500 Anos da Reforma



ID: 2929

500 anos da Reforma e 97 anos da Presença Luterana em Erval Seco/RS

Ato Solene na Câmara de Vereadores de Erval Seco

30/10/2017

Dionéia Wommer Lutz
Dionéia Wommer Lutz
P. João Willig
P. João Willig
P. João Willig
Câmara de Vereadores de Erval Seco
Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Erval Seco
Pa. Sonja Hendrich Jauregui
Prefeito Municipal de Erval Seco Sr. Leonir Koche
Vereador em Erval Seco Sr. Fábio Koche
1 | 1
Ampliar

Na Sessão da Câmara de Vereadores do dia 30 de outubro de 2017 aconteceu o Ato Solene pelos 500 Anos da Reforma Luterana e os 97 anos da Presença Luterana na região de Erval Seco.

A Presidente da Comunidade Senhora Dionéia Wommer Lutz no uso da palavra disse:

“Saúdo a todos aqui presentes com grande alegria, pois este ano estamos vivendo uma data especial, os 500 anos da Reforma Protestante. Martim Lutero foi o reformador, mas como nada se faz sozinho, ele contou com o apoio de sua esposa Katharina von Bora, que influenciou a teologia do marido e o ajudou a manter a saúde mental, emocional e espiritual. Ela não foi a única mulher com papel de destaque na Reforma Protestante. Reforma esta que não obteve mudanças somente em relação a Igreja, mas sim na vida política, econômica, social, e na educação, onde estudar passou a ser direito também para as mulheres. Lutero ainda defendia a ideia de que para cada florim investido na guerra, cem deveriam ser investidos na educação. Ou seja, para cada R$ 1,00 gasto em armamento, deve-se gastar R$ 100,00 em educação. Eu como a primeira presidente mulher da Comunidade Evangélica Luterana de Erval Seco e professora, concordo com muitas ideias de Lutero, principalmente de que a mulher tem papel de fundamental importância para a construção de uma sociedade melhor, e que se queremos deixar algo para as próximas gerações, devemos sim investir mais em educação, que é o início de todo o processo de mudanças. Encerro deixando uma frase de Lutero: O coração do homem é como um moinho que trabalha sem parar. Se não há nada para moer, corre o risco de se triturar a si mesmo.”

O Pastor João Willig ressaltou que os luteranos estão presentes em 6 Comunidades do Município: Linha Guarita, Vista Gaúcha, XV de Novembro, Arco Íris, Coronel Finzito e Erval Seco. Desde 1920 luteranos e luteranas já residiam em solo ervalsequense, antes mesmo da emancipação política administrativa que ocorreu em 12 de abril de 1964. Nós, membros da IECLB, homens e mulheres de Erval Seco, celebramos com alegria os 500 anos da Reforma. Mas principalmente que como IECLB inserida na sociedade possamos resgatar os valores defendidos e deixados pelo Reformador Martin Luther.

A Pastora Sonja Hendrich Jauregui lembrou que a mensagem da Reforma chegou em terras brasileiras no ano de 1824, com a vinda de uma leva de imigrantes alemães e protestantes que para cá vieram em busca de um futuro melhor. Neste ano, portanto, comemoram-se 193 anos desde que esses imigrantes protestantes aportaram em chão brasileiro; e aqui em Erval Seco são 97 anos da presença da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – herdeira da Reforma. Na bagagem imigrantes trouxeram a Bíblia, o Hinário e o Catecismo, o que possibilitou iniciar a vida comunitária em solo brasileiro e assim encontrarem forças para enfrentar a nova realidade. Quando, então, lembramos os 500 anos da Reforma Protestante é importante lembrar também da coragem daquelas pessoas em sair de sua terra natal, enfrentando adversidades em busca de um lugar melhor para viver. 

Também o Prefeito Municipal, Sr. Leonir Koche, membro da IECLB e que exerceu vários cargos na Diretoria e que foi presidente da Comunidade Evangélica de Erval Seco até 31.12.2017, destacou o envolvimento de cidadãos evangélicos na construção e desenvolvimento do município. Ele relatou que a Comunidade Martin Luther foi e é importante para o município, os membros exercem sua fé com fervor e envolvidos com a sociedade.
O Vereador Fábio Koche também destacou o 500 anos da Reforma. Lembrou como a fé e tudo que ele recebeu da sua Igreja, desde o Culto Infantil, Ensino Confirmatório foram importantes na sua vivência em Erval Seco. 

O Presidente do Legislativo, Vereador Sr. Valderi Breitenbach, agradeceu pela presença da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, ressaltou a importância dos 500 anos e pela contribuição da IECLB a nível local e nacional. Outros vereadores e vereadoras, em seus pronunciamentos, fizeram reconhecimento pela caminhada da Igreja no Município de Erval Seco. 

Desta forma, celebramos neste ano a Reforma, confrontando a nossa prática, revendo as nossas convicções e reafirmando nossas certezas com a memória histórica e desafios lançados naquele 31 de outubro de 1517. E como bem nos lembra o Tema da IECLB para este ano: Igreja sempre em Reforma. Agora são outros 500... Hoje semeamos a Igreja e a sociedade que queremos para o amanhã... para os próximos dias, meses, anos... O que temos feito? O que faremos? É a pergunta que fica...

Fica, então, o desafio de celebrar os 500 anos da Reforma como um chamado de atenção e um alerta para que vivamos baseados na fé, na Escritura e na graça de Deus, comprometidos com uma vida digna para todas as pessoas. 


Autor(a): Pa. Sonja Hendrich Jauregui e P. João Willig
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai / Paróquia: Erval Seco (RS)
Área: História / Nível: 500 Anos Jubileu
ID: 45411

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo existe por meio dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11.36
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br