Jubileu dos 500 Anos da Reforma



ID: 2929

Blumenau recebe exposição da vida e obra do reformador Johannes Bugenhagen

11/12/2017

Johannes Bugenhagen - Doctor Pomeranus
Johannes Bugenhagen - Doctor Pomeranus
Johannes Bugenhagen - Doctor Pomeranus
Johannes Bugenhagen - Doctor Pomeranus
Johannes Bugenhagen - Doctor Pomeranus
1 | 1
Ampliar

Durante os meses de dezembro/2017 e janeiro/2018, a Comunidade Evangélica de Blumenau – União Paroquial Luterana e a Fundação Cultural de Blumenau promovem a exposição comemorativa aos 500 anos da Reforma sobre a vida e obra de Johannes Bugenhagen, conhecido como Doctor Pomeranus. A apresentação consiste em 25 painéis sobre o reformador que nasceu, estudou e viveu na região da antiga Pomerânia. A exposição abre diariamente, entre 10h e 16h, no Mausoléu Dr. Blumenau, no centro da cidade homônima.

Ao iniciar os estudos na Universidade de Greifswald, Bugenhagen começa a percorrer vários cargos de forma precoce se tornando diretor da Escola de Latim em Treptow an der Rega. Ele adquire tamanha fama que em 1517 o Duque da Pomerânia, Bogislaw X (1474 - 1523), o convida a elaborar o primeiro compêndio da história da Pomerânia. Um fato que contribuiu para o desenvolvimento da obra foi que a partir de 1478 Bogislaw X se torna o único regente de toda a Pomerânia. Algo que não acontecia há mais de 200 anos.

Bugenhagen teve contato com os escritos de Martin Lutero através de seus estudos bíblicos. Em 1520 ele teve o primeiro acesso a um texto de Lutero denominado de Do Cativeiro Babilônico da Igreja. Após ter contato com os escritos de Lutero, ele iniciou uma troca de cartas onde Lutero respondeu: Você me escreveu pedindo para que eu lhe desse uma regra de vida. Um verdadeiro cristão não precisa de regra de costumes, pois o espírito da fé o conduz a tudo que Deus quer e o amor cristão exige, leia-o então. Após este contato, o reformador da Pomerânia decide retornar aos estudos teológicos e viaja até Wittenberg, onde é recebido na casa de Philip Melanchthon.

O primeiro representante da Reforma a se casar foi Bugenhagen. Assim, gradativamente a comunidade cristã passou a se acostumar com um líder eclesiástico casado. Tal atitude pode ser considerada revolucionária para a época. Foi ele que realizou o casamento de Lutero com Katharina von Bora. Também foi o Doctor Pomeranus que coordenou as cerimônias fúnebres por ocasião da morte de Lutero. Bugenhagen é reconhecido como organizador da reforma e um dos três grandes teólogos de Wittenberg, ao lado de Lutero gênio religioso e Philipp Melanhchthon doutrinador germânico. Como organizador da Igreja implementou a Reforma Protestante através de oficializações, em câmaras, conversões de senhores feudais, príncipes e nobres mercadores. Sem ele, o norte da Alemanha e o Norte da Europa seriam bem diferentes.

Bugenhagen formou importantes Ordens Eclesiásticas que atuaram muito além do âmbito eclesiástico e estão estruturadas da seguinte forma: 1) organizando a educação, 2) o sacerdócio e 3) assistência aos pobres. Como diretor e fundador de escolas, Bugenhagen defendeu e garantiu o ensino as mulheres. Tal atitude pode ser considerada revolucionária para a época. Enfatizou que as escolas deveriam ser ambientes felizes e deveriam ter um tempo reservado às brincadeiras. Foi grande defensor da escola obrigatória tanto a meninos quanto a meninas. Ele diferencia o ensino entre escola profissionalizante e formação universitária. Estes parâmetros possuem até hoje extraordinária importância na Alemanha, como a divisão entre escola profissionalizante e ginásio.

O Reformador da Pomerânia instituiu e regulamentou a Caixa aos Pobres. Fundo financeiro destinado aos pobres e administrado pelos diáconos. Os recursos eram destinados às vítimas, a doações, a custos funerários e de herança. A prestação de contas era rigorosa. A prefeitura recebia o relatório da entrada e saída do dinheiro. Esta organização fiscal controlava todas as despesas da Igreja. Graças a Bugenhagen, o mundo tornou-se diferente do que era através da Reforma. Bugenhagen se sentia tão pomerano, que muitas vezes assinava Johannes Bugenhagen, pomerano. Cabe aqui uma conhecida frase: para compreendermos o presente temos que conhecer o passado, para, dessa forma, podermos melhor planejar o nosso futuro.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
REDE DE RECURSOS
+
Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br