Jubileu dos 500 Anos da Reforma



ID: 2929

Lutero, Justiça Social e Poder Político. Aproximações teológicas a partir de alguns de seus escritos

23/09/2016

 

Lutero, Justiça Social e Poder Político.

Aproximações teológicas a partir de alguns de seus escritos

Roberto Ervino Zwetsch


A questão da justiça social e do exercício do poder político está entre as principais demandas da sociedade contemporânea. Vivemos em um mundo cada dia mais excludente, injusto para com as maiorias, sujeito aos humores cada vez mais exclusivistas do capital internacional e das grandes corporações. O que a teologia latino-americana tem a dizer sobre esta realidade? Às vésperas da celebração dos 500 Anos da Reforma do século XVI, uma leitura atenta de alguns escritos de Martinho Lutero, sem triunfalismos inócuos, permite perceber contribuições teológicas relevantes para o tema aqui estudado: a justiça social e o poder político. Neste artigo, pretendo verificar posicionamentos de Lutero em sua época que possam servir de inspiração para o debate atual, sua decidida perspectiva de análise a partir de baixo e a ousadia com que denunciou a corrupção do poder político, quando exercido em benefício da autoridade eclesiástica ou do governante, e não do seu povo.


Clique abaixo para ler ou descarregue logo abaixo.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O que o Senhor planeja dura para sempre. As suas decisões permanecem eternamente.
Salmo 33.11
REDE DE RECURSOS
+
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br