Jubileu dos 500 Anos da Reforma



ID: 2929

O Olhar de Katharina

500 anos da Reforma . mulheres

25/10/2017

WhatsApp Image 2017-10-25 at 22.33.52.
WhatsApp Image 2017-10-25 at 22.34.10.
1 | 1
Ampliar

Somos convidadas a pensar no papel da mulher dentro da Igreja Evangélica Luterana. E a história de Katharina Von Bora, nos leva a ver de um modo diferente a importância que temos dentro desses 500 anos de Reforma. Sabemos da História dessa mulher, que se tornou ao lado de Lutero uma mulher de muitas qualidades. E hoje quando estamos comemorando os 500 anos da igreja Luterana no mundo, muitas de nós mulheres, somos levadas a pensar na qualidade daquela que esteve por 20 anos ao lado do Reformador.
A virtude de Katharina, nos lembra mulheres temente a Deus, que cumpre com seus mandamentos, e é sábia ao lidar com isso perante a sociedade em que impõe tantas formas de crença.
A perseverança que vinha dela, nos convida a acreditar que podemos conquistar tudo que queremos, com o poder da oração perseverar. Orar e pedir para conseguir.
A companheira fiel de Lutero, nos inspira a manter a nossa vida pessoal em um plano maior, mais forte e mais amoroso
Mulher trabalhadora, humilde e paciente.... Talvez poderíamos ser mais, o correr dos dias e os afazeres da vida vem tirando de nós algumas dessas qualidades, queremos trabalhar e ter igualdade, mas esquecemos muitas vezes de onde vem nossas raízes, e perdemos a paciência tão rápido, que não percebemos o tempo passar ao nosso redor.
Já não somos mais uma geração que quer ter filhos para educa-los... queremos ter tempo para nós mesmo, esquecemos até de fazer o bem, se isso não nos trazer um bem maior. E é nosso papel educar e mostrar o caminho do bem para aqueles que colocamos no mundo. Ainda mais num mundo tão cheio de ofertas.
Tantos valores que Katharina nos traz, estudar a bíblia talvez seja o mais difícil hoje em dia. Tiramos tempo para tudo, vamos em todos os lugares. Mas tirar um tempo para nos alimentar da palavra de Deus, ainda tem sido um tempo pequeno, ainda tem sido a falta na vida de muitas de nós hoje.
Katharina foi uma mulher de garra...de força. Merecedora de um amor, pelo qual Lutero dedicou. Sua história nos inspira... mas precisamos olhar para nós mesmo e enxergamos uma Katharina dentro de nossos corações. Só assim seremos merecedoras de qualidades tão ricas pela qual Katharina deixou como herança para sociedade em que vivemos nos dias atuais.

 


Autor(a): Claudiana Friedel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Jaraguá do Sul - Apóstolo Tiago
Área: História / Nível: 500 Anos Jubileu
Área: Missão / Nível: Missão - Mulheres
Título da publicação: O Olhar de Katharina / Editora: Claudiana / Ano: 2017 / Volume: 58
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 44442

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br