Paróquia do ABCD

Sínodo Sudeste



Rua Almirante Tamandaré , 550 - Bela Vista
CEP 09040-040 - Santo André /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 4436-5496
paroquiadoabcd@luteranos.com.br
ID: 369

A OASE na Paróquia do ABCD

26/07/2019

Santo André 2
Santo André
Oase 1
OASE 2
Oase 3
OASE 4
Oase 5
OASE 6
OASE 7
OASE 8
Oase 9
OASE 10
OASE 11
OASE 12
OASE 14
OASE 15
OASE 16
OASE 17
OASE 18
OASE 19
OASE 20
1 | 1
Ampliar

Em 1945 já temos registro de reuniões de senhoras na cidade de São Caetano. Os encontros eram realizados no Clube Teuto desta cidade, uma vez que ainda não tínhamos o nosso templo.

Em Santo André, as reuniões aconteciam nas casas de algumas senhoras onde bordavam toalhas de mesa e costuravam aventais. Estes trabalhos manuais eram expostos no Bazar de Natal que acontecia no Clube Harmonia – Clube Alemão.Todo esse empenho tinha como objetivo arrecadar fundos para a compra de um terreno no qual seria construída a nossa igreja. P. Filarski e logo após o P. Reichert eram os pastores da comunidade nessa época.

Em 1963, tivemos o envio do P. Fischer e família que ficaram residindo em Santo André. A partir daí, uma vez por mês, havia um encontro no Restaurante Suisso, em Santo André, de propriedade da Família Sandhof que sempre recebia as senhoras com muito carinho e um gostoso café com bolo após a reunião.

No dia 28/04/1965, no encontro no Restaurante Suisso, o grupo de senhoras recebeu oficialmente o nome de Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas- OASE, graças à coordenação da Sra. Elfriede Fischer, esposa do então pastor da paróquia, P. Ulrich Fischer. As senhoras do grupo de OASE até então usavam preferencialmente o idioma alemão.

No dia 12 de julho de 1970 finalmente a Igreja da Ressurreição e o Centro Social Heliodor Hesse foram inaugurados. Foi fundamental a parceria com a organização “Brot für die Welt”- (Pão para o Mundo) para que isto acontecesse. A dinâmica da OASE continuou a mesma: reunião semanal às quartas-feiras com a dedicação de cada uma na confecção de trabalhos manuais. Na última quarta-feira do mês sempre era celebrado um culto em língua alemã e mais recentemente, só em português.

A participação da OASE na organização e preparação dos almoços festivos sempre foi significativa. Antes da Família Fischer voltar para a Alemanha no final de 1971, a Sra. Elfriede nomeou a Sra. Frieda Ivanov como coordenadora da OASE. A Sra. Eliza Mozer Hintz a sucedeu em abril de 1991 e permaneceu até 2003. A partir desse ano, assumiu a Sra. Margarida W. Schmid Antonoff que permanece até os dias de hoje.

Em 1990, com o apoio da Sra. Ulrike Lackner, a Uli, foi formado um grupo de mulheres que falava português e se reunia às quintas feiras.
Porém, por motivos diversos, ambos os grupos tiveram redução de participantes. A Sra. Eliza sugeriu que houvesse a fusão dos dois grupos, o que aconteceu em 2003.

Em 2004 foi formado um Grupo de Visitação que se preocupava principalmente com as pessoas idosas, pessoas acamadas e também as que já não mais frequentavam a igreja por dificuldade de locomoção. Este grupo continua em atividade até hoje.

No dia 20/03/2010 um novo grupo criado reuniu-se nas dependências da Paróquia: o Grupo Repartir Talentos. Como o próprio nome já diz, o objetivo era transmitir técnicas variadas umas às outras. O encontro acontece uma vez por mês, sábado à tarde.

A OASE do ABCD - Santo André/SP já sediou dois encerramentos das atividades da OASE Sinodal/ Sínodo Sudeste dos Núcleos Campinas e São Paulo: em 2009 e em 2015.

Há uns 5 anos, houve uma mudança de visão (preferência, praticidade, dificuldade financeira, etc.) As senhoras tiveram que mudar o estilo dos trabalhos manuais: até então as toalhas bordadas eram grandes e com o passar dos anos não houve mais interesse das pessoas em comprá-las. Decidiu-se confeccionar toalhas menores (1m x 1m ou 80cm x 80cm). Algumas senhoras dedicam-se à confecção de enfeites natalinos, guirlandas de advento, etc. que são expostos e vendidos nos dois domingos antes do 1º Advento após os cultos e no Bazar de Natal.

Todos os pastores que atuaram na paróquia sempre deram uma atenção especial ao grupo da OASE: realizando estudos bíblicos, dando apoio espiritual, organizando passeios e celebrando os cultos da última quarta-feira.

Para o próximo ano, será necessária uma reflexão sobre as nossas atividades uma vez que não há mais tanto interesse em bordados. Teremos que nos reinventar!!!

Felizmente há uma renovação de participantes com a presença de senhoras mais jovens, numa faixa etária de 40, 50 anos. Novas ideias, novo vigor e muito entusiasmo!!! E assim a OASE se perpetua através dos anos.
 


Autor(a): Margarida S. Antonoff
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: ABCD (Santo André-SP)
ID: 52677

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br