Paróquia do ABCD

Sínodo Sudeste



Rua Almirante Tamandaré , 550 - Bela Vista
CEP 09040-040 - Santo André /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 4436-5496
paroquiadoabcd@luteranos.com.br
ID: 369

Oração Diária - Pastor Eldo Kruger - 08 de janeiro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

08/01/2021

Bom dia. Graça e paz!

A oração é um exercício de fé e espiritualidade muito importante na vida cristã. Jesus foi uma pessoa que dedicou tempo para a oração (Mc 1.35; Lc 22.41; Jo 17). Falou sobre a importância da oração e motivou as pessoas a orar (Mt 6.5-8; 7.7-12).

Os discípulos pediram a Jesus que os ensinasse a orar (Lc 11.1-4) e ele lhes ensinou a oração do Pai Nosso. Assim como os discípulos, nós também precisamos aprender a orar. Eu precisei aprender e continuo aprendendo. Essa é a experiência que todos fazem.

Na oração do Pai Nosso Jesus ensina como podemos orar. Apresenta alguns motivos que podem fazer parte de uma oração. Podemos usar essa oração como modelo para as nossas orações.

No hinário Hinos do Povo de Deus, Vol. 1 e 2, na parte final estão escritas orações para diferentes situações da vida e do dia a dia e também tem uma lista de motivos pelo que e por quem orar. No livro Senhas Diárias, na parte final, encontramos uma lista de motivos para orar cada dia da semana. Estou certo de que esses recursos podem nos ajudar muito.

Quando jovem, eu aprendi a orar observando como as pessoas oravam. Com o tempo aprendi a orar de forma espontânea, em voz alta e em público, o que é algo difícil para muitas pessoas. Aprendi também como é importante e educativo fazer uma lista de motivos pelos quais orar cada dia. Isso me ensinou a ter disciplina e objetividade na oração. Me ensinou a ampliar, enriquecer e aprofundar minha compreensão e prática de oração. Me ajudou a não fazer sempre a mesma oração, a não orar sempre pelas mesmas coisas.

Pensando nisso, todos os anos eu compartilho com a comunidade uma lista de oração que se encontra nas Senhas Diárias. Se você tem o livro Senhas Diárias, dá uma olhada e comece a usar esta lista de motivos para suas orações diárias. Para aqueles que não têm o livro, estou compartilhando de forma escrita nesta meditação a lista completa no Portal do Sínodo. Resumidamente, a lista propõe o seguinte: No domingo, orar pela Igreja de Cristo no mundo; na segunda, pelo serviço da igreja no mundo; na terça, pela família, escola e profissão; na quarta, pelo nosso próximo; na quinta, por todos os povos e seus governos; na sexta, pela nossa Igreja e comunidade; no sábado, pelo fim de semana.

Quero motivar e desafiar você a enriquecer sua experiência de oração usando esta lista ou criando uma lista própria com motivos de oração para cada dia. Estou certo de que isso vai edificar e trazer crescimento na sua vida de oração diária.

Que Deus, a quem fazemos nossas orações; que Jesus, que está ao lado de Deus e intercede por nós; e que o Espírito Santo, que ora conosco toda vez que oramos nos ensine e motive termos uma vida regular e fervorosa de oração. Que assim seja. Amém!

Adoração, ações de graças, súplicas e intercessões diárias
Domingo: A Igreja de Cristo – Graças pela ressurreição de Jesus Cristo e pela palavra de Deus. Prece pelo poder divino para a proclamação do evangelho e pela bênção de Deus para grandes e pequenos. Santificação do domingo e pelo descanso. Avivamento e renovação da vida espiritual, união no Espírito, amor fraternal, intercessão pelas diversas igrejas e sua unificação.

Segunda-feira: Serviço da Igreja no mundo – Pregação do evangelho a todas as pessoas, fortalecimento da vida cristã nas “igrejas novas”. Formação e capacitação de seus pastores, pastoras, evangelistas, professores e professoras. Assistência médica. Missionários no exterior e suas famílias. Evangelização.

Terça-feira: Família, escola, profissão – Nossa casa, nossos parentes, amigos, afilhados. Nosso trabalho em casa e no lugar do emprego. Vivência cristã em relação ao próximo. Educação dos filhos: escolas, lares, professores e educadores; doutrina cristã, comunidade dos jovens.

Quarta-feira: Nosso próximo – Vizinhos, colegas de trabalho e de profissão, amigos. Consolo, aconselhamento e assistência para os desabrigados e desempregados, doentes e fracos, cegos, surdos e todas as pessoas com deficiências. viúvas e órfãos, viciados e tentados, presos e vítimas da opressão e da violência. Diaconia: Pelas casas de formação de colaboradores, pelos obreiros nas comunidades e nos asilos, pelo serviço de guardar e curar, pela assistência social.

Quinta-feira: Os povos e seus governos – Maior engajamento pela paz entre os povos, impedimento do abuso dos podes confiados a mãos humanas, eliminação do ódio. Todos os governos nos países e comunidades. O pão de cada dia. Sucesso do trabalho para a glória de Deus. Direito e justiça, fidelidade e verdade. Fortalecimento dos esforços pela unidade e ordem do convívio. Avivamento da confiança no governo de Deus no mundo dos povos e em seu poder de curar as feridas do mundo.

Sexta-feira: Nossa igreja e comunidade – Graças pela obra de redenção de Cristo na cruz; prece pelo conhecimento do pecado e por um reavivamento no Espírito Santo; fortalecimento de todos os membros da comunidade para o serviço mútuo; por prontidão de todos para cooperação como mordomos de Deus, por poder espiritual para a pregação e o trabalho pastoral, para o serviço do amor e para outros trabalhos específicos na comunidade e dos que foram chamados para a direção da igreja. Pelo espírito do amor e da unidade; pela estrutura e eficiência do nosso trabalho; pelo serviço do livreto Senhas diárias e do devocionário Castelo Forte para promover a unidade cristã; pela bênção para os leitores e a intercessão pela unidade dos irmãos.

Sábado: Fim de semana – Ações de graças pelas bênçãos, humilhação em vista de infidelidade e do pecado; prece por perdão; bênção para o domingo; preparação da igreja de Cristo para seu retorno e entrada bem-aventurada na vida eterna. 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br