Paróquia do ABCD

Sínodo Sudeste



Rua Almirante Tamandaré , 550 - Bela Vista
CEP 09040-040 - Santo André /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 4436-5496
paroquiadoabcd@luteranos.com.br
ID: 369

O tempo da vida está acelerado - Eclesiastes 3.1 - Pastor Marcos Jair Ebeling - 05 de janeiro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

05/01/2021

Irmão e irmã, a paz.

Em Eclesiastes 3.1 lemos: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Esse é o desejo de Deus.

Mas o ano de 2020 foi bastante agitado. Aliás, tenho a impressão de que a vida está mais acelerada e agitada. Você também tem a impressão de que as 24 horas do dia não são mais tempo suficiente para fazer todas as coisas?

Lembro quando criança que, fazer uma viagem exigia dias de tempo pois era feita a pé ou a cavalo. Então veio o carro e tudo ficou mais fácil. Hoje com o avião superamos distâncias maiores ainda.

Era assim também com uma correspondência. A espera de dias deu lugar às mensagens instantâneas do whatsapp e do e-mail. Em casa a máquina de lavar dá conta da roupa que era lavada na mão.

Uau! Quanto tempo pode ser economizado e dedicado à família, à igreja, ao lazer.

Mas, economizamos tempo mesmo? Tenho a impressão que não. Nós ocupamos esse com várias outras tarefas: limpar a casa, fazer almoço, responder muitos e-mails e muitas mensagens de whatsapp, marcar consulta médica, ir várias vezes ao banco, ...

Tenho a impressão de que, em vez de sobrar tempo, a vida esteja mais acelerada e agitada.

A pandemia acelerou o tempo na igreja luterana também. Nós falávamos em oferecer cultos virtuais. Mas ninguém o fazia ainda. Quando em março do ano passado os cultos presenciais foram cancelados todos nós nos organizamos e em questão de uma semana ou duas tudo estava no modo virtual. Também as orações diárias. O que naturalmente levaria 3 ou 4 anos aconteceu em duas semanas.

Deu correria. Junto com a correria veio o medo, a angústia, a insegurança e a dúvida se iria dar certo mesmo. Esse é o efeito colateral que cansa a vida.

Por isso oramos a Deus:

Deus de amor. Tu nos deste o dom de adaptarmo-nos às novidades e exigências da pandemia. E isso foi muito importante. Teu povo pode assim orar unido. Pedimos, Senhor, afasta de nós a ansiedade que veio junto. Entre as muitas tarefas que assumimos, mostra-nos quais realmente importam e quais são aquelas que queres que cumpramos. Que o amor ao próximo e o cuidado com a vida sejam a bandeira principal. Em nome de Jesus, amém.

Lembrem-se: não corram demais. Façam cada coisa a seu tempo. Em 2021 guardem o tempo economizado para a família, a igreja e o lazer.

A paz, a bênção e a proteção de Deus sejam com todos e todas vocês. Amém.                                                     

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br