Paróquia do ABCD

Sínodo Sudeste



Rua Almirante Tamandaré , 550 - Bela Vista
CEP 09040-040 - Santo André /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 4436-5496
paroquiadoabcd@luteranos.com.br
ID: 369

Sola Fide - Jubileu da Reforma

Celebração

15/10/2017

Jubileu 1
Jubileu 2
Jubileu 3
Jubileu 4
Jubileu 5
Jubileu 6
Jubileu 7
Jubileu 8
Jubileu 9
1 | 1
Ampliar

Dentro do contexto das celebrações do jubileu da Reforma, o tema do Culto de hoje foi: Sola Fide. O texto da pregação foi o da carta do apóstolo Paulo aos Romanos (Romanos 3. 21-18). A centralidade da pregação foi a justificação por graça, mediante a fé e sua relação com as boas obras. P. Alberi enfatizou que para Lutero era impossível imaginar uma fé sem obras: é tão impossível separar as obras da fé, como é impossível separar a luz do fogo. Assim, fé autêntica sempre se torna atuante no amor (Gálatas 5. 6). Lutero rejeitou as obras da lei feitas para merecer a graça de Deus, mas insistiu fortemente nas obras do amor. Lembrou que uma boa árvore necessariamente produz bons frutos.

Destaque recebeu ainda ao final da pregação a tão conhecida Rosa de Lutero e de Catarina Von Bora, em isopor e em madeira, que teve seu significado partilhado. Da peça em isopor tivemos o trabalho de Isabel Blank e do esposo Adão Ribeiro. Por sua vez, a rosa em madeira foi feita pelo artesão Erasmo Schultz, que reside em Cariacia-ES. Erasmo escreveu: Sou da comunidade luterana em Primavera, Viana-ES, e a marcenaria não é minha atividade laboral principal. Faço como um hobby. Procuro não utilizar madeiras novas, por questões ambientais. Utilizo madeiras de demolição e as reutilizo criando as peças. Essas rosas foram feitas com Angelim Pedra, e às vezes a tonalidade da madeira naturalmente muda. Também são utilizados vernizes para acentuar a cor da madeira. Somos gratos a Isabel, Ribeiro e Erasmo por todo trabalho executado com amor e que tornou nossa celebração cheia de significados.

Um dos exemplares de madeira já está afixado na parede de nosso templo. Outro ainda será colocado no Centro Social Heliodor Hesse, bem como na secretaria da Paróquia. 

Também foram lembrados os professores e as professoras por ocasião de seu dia: Um professor (uma professora) ou um mestre (uma mestre), que educa e ensina com fidelidade, esse (essa) a gente jamais será capaz de recompensar suficientemente e nenhuma quantia de dinheiro será o bastante para o seu pagamento (Lutero).

 Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que creem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas. 23 Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. 24 Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva (Rm 3. 22-23).


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br