Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

CULTO DE JUBILEU DE BATISMO - JANEIRO/2019

Caderno de Celebrações 2019 - Sínodo da Amazônia

23/01/2019

CULTO DE JUBILEU DE BATISMO
LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Bom Dia. Boa noite. Sejam bem-vindos e bem-vindas. Quero acolher a comunidade aqui reunida com a letra da canção “A Fonte” de Rodolfo Gaede Neto.
“Graças, ó bondoso e eterno Criador, pela dádiva da vida, pelo teu eterno amor. Tu me escolheste mesmo antes de eu nascer, me chamaste pelo nome para assim te pertencer. Bom Senhor, bendito sejas pela fonte do perdão em que tu me purificas do pecado de Adão e permites que eu mergulhe em tua morte, meu Senhor, e contigo ressuscite para a vida em amor.” (LCI 635)

A canção fala sobre o Batismo, tema central desta celebração. Deus nos chama pelo nosso nome e caminha conosco em nossa vida.
Hoje nos encontramos como comunidade de Jesus Cristo para de forma bem especial, relembrar o batismo das pessoas que em 2019 comemoram 5, 10, 15, 20, 25.... anos de batismo.

Este Culto de Rememoração do Batismo nos lembra que Comunidade Cristã nasce do batismo. Pessoas pertencem a uma comunidade cristã porque foram batizadas. O batismo é uma dádiva preciosa, um presente dado por Deus. Um presente que nos é dado de graça, por amor e compaixão.
Por isso, que bom que vocês vieram para juntos celebrarmos e vivermos o amor de Deus por nós.

HINO: A fonte

SAUDAÇÃO

Deus vem ao nosso encontro neste culto. Por isso estamos aqui reunidos e reunidas não em nosso nome, mas em nome e na presença do Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

HINO: 124- Deus está presente

CONFISSÃO DE PECADOS

No Batismo, Deus nos chama pelo nome e, dessa forma, ele nos coloca na condição de seus filhos e filhas, chamados e chamadas a anunciar o Evangelho a toda criatura. Contudo, no decorrer da nossa vida, falhamos neste propósito e pecamos. Por isso estamos aqui para confessar a nossa culpa e buscar em Deus o perdão e a graça que só ele pode nos dar.
Misericordioso Deus! Confessamos que temos pecado em pensamentos, palavras, ações e omissões. Não temos te amado de todo nosso coração e nem as pessoas próximas de nós quando esteve ao nosso alcance. Confessamos que muitas vezes não conseguimos realizar o bem que gostaríamos. Sendo assim, magoamos pessoas, ferimos tua Criação e ignoramos a Tua vontade em nossas vidas.
Temos dificuldade em assumirmos o compromisso de sermos seus filhos e filhas. Preferimos ouvir muitas outras vozes em nosso tempo o invés de ouvir a tua voz Estamos arrependidos e arrependidas e queremos seguir nossas vidas ouvindo a tua voz de amor, que conduz a salvação e a vida eterna.
Tem compaixão de nós e perdoa os nossos pecados! Através de teu Santo Espírito, dá-nos uma nova oportunidade de te servir e trilhar os teus caminhos. Oramos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO

Aos que sinceramente confessaram seu pecados a Deus, o nosso Senhor, eu vos anuncio a remissão dos pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

GLÓRIA IN EXCELSIS

Cantemos glória ao Senhor nosso Deus, pois nos chamou pelo nosso nome no nosso batismo, ouve nossa oração e nos perdoa. Ele é digno de toda honra e louvor .Por isso cantemos:

HINO: GLORIA A DEUS NAS ALTURAS

ORAÇÃO DO DIA

Deus de amor e cuidado! Rendemos graças a ti por estarmos hoje reunidos e reunidas em tua casa. Graças por mais um dia em nossas vidas, onde queremos te servir. Obrigada pela dádiva do batismo e por nos acompanhares em todos os momentos da nossa vida. Graças porque podemos receber novamente a tua palavra. Que teu Espírito Santo abra nossos corações e mentes e transforme nosso jeito de ser, pensar e agir. Assim oramos em nome de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém!

HINO: 383- A lei do Senhor é perfeita

LITURGIA DA PALAVRA

1ª Leitura: Isaías 43.1-7
2ª Leitura Bíblica: Atos 8.14-17
3ª Leitura Bíblica: Lucas 3.15-17,21-2

HINO: 328- Um só rebanho

PREGAÇÃO (Baseada na Pregação do P. André Luiz Belard)

Batismo – expressão do cuidado e do amor de Deus. Hoje vamos falar sobre o Batismo. O momento litúrgico é propício. Estamos nos aproximando do primeiro domingo após Epifania, conhecido como o domingo do batismo do Senhor. Falar sobre Batismo é sempre importante e necessário pois a vida cristã não pode ser outra senão a partir da vivência diária do nosso batismo. Batismo é a expressão concreta do cuidado e do amor de Deus por nós. É sacramento. É o início da caminhada de fé na comunidade.
Os três textos bíblicos que acabamos de ler nos ajudam nesse sentido de podermos entender o que significa esse grande amor de Deus por nós através do batismo.
Em Isaías 43.1-7 Deus fala ao povo de Israel: “Não tenham medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo nome, e você é meu.” Deus nos chama pelo nome. Ele nos gerou e nos formou. Ele nos deu a vida e por isso podemos ter a certeza de que Deus nos conhece pelo nome e somos dele. No ato batismal sempre citamos o nome da pessoa batizada, ressaltando que Deus a chama pelo nome, assim como Jesus ouviu a voz que veio do céu: Tu és meu filho amado que me dá muita alegria.
Vivemos um tempo complexo e difícil. O ser humano está diante de muitas incertezas e ao mesmo tempo diante de muitas ofertas de ideologias, ideias, teorias, superstições e até mesmo seitas e religiões. Permanecem situações de sofrimento e dor por toda parte e isso é fruto do pecado que ainda resiste e assume em muitas situações uma aparência camuflada que o faz aceitável e praticável. Nesse contexto, como é bom saber que temos um Deus que se importa conosco, que nos chama pelo nome e promete caminhar conosco em todos os momentos. Que não nos ilude. Que não nos desaponta. Deus diz: “Você vale muito pra mim. Você é o povo que eu amo”. É uma declaração de amor rasgada e verdadeira da parte de Deus para mim, para ti, para todas as pessoas.
O evangelista Lucas relata em sua memória a atuação de João Batista. O povo estava perdido e aguardando ansiosamente a vinda do Messias prometido. Contudo, João Batista aponta para a pessoa de Jesus Cristo. Ele reconhece os limites da sua missão a abre caminho para aquele que vem para batizar com o Espírito e com fogo. João ainda anuncia que Cristo virá para trazer a justiça de Deus e anunciar o Reino de Deus às pessoas.
Logo em seguida, o próprio Jesus, num ato de humildade e obediência, também é batizado. O texto diz que enquanto Jesus orava o espírito santo desceu na forma de uma pomba sobre ele e ouviu-se a voz de Deus dizendo: Tu és o meu filho querido que me dá muita alegria. Que maravilha saber que essa ação de Deus ocorre também em nossa vida. Somos filhos amados e filhas amadas de Deus e aceitos/as oficialmente por ele no dia do nosso Batismo. Jesus nos dá o exemplo. Ao final do seu ministério, em Mateus 28, ele ordena, “Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” Por isso nós batizamos. Jesus ordena. Jesus também se deixa batizar e assim ao longo da história a igreja cristã assumiu essa missão.
Também ouvimos de Jesus essa promessa: estará conosco todos os dias. Assim Lutero também entendia. Nos momentos de angustia e sofrimento, de forma especial durante o luto pela perda de seus filhos, Martim Lutero escrevia em sua mesa “sou batizado”. Isso nos lembra que o Batismo não é uma ação que marca o nosso passado simplesmente, mas toda a nossa vida.
O batismo não é um ponto de chegada, o coroamento de uma trajetória de êxitos, conquistas ou avanços. Ao contrário, é um ponto de partida, um presente que vai sendo desdobrado e vivenciado, na tensão do já e ainda não, da existência simultaneamente justa e pecadora, numa vida de fé que se empenha e anseia pela realização definitiva do Reino de Deus. Por isso todos os dias somos chamados e chamadas a viver o nosso batismo com alegria e dizer, sou batizado e não simplesmente “Fui batizado”. Todo dia temos a tarefa de afogar o velho Adão e renascer para uma nova vida. Afogar o pecado e renascer justificado em Cristo.
No nosso batismo, deus nos presenteia com os dons do Espírito Santo. Cada um e cada de nós recebe o seu e tem o compromisso de coloca-lo a serviço do Reino de Deus.
Quais são os dons que Deus concedeu a você? Você já descobriu? Se a resposta for não vale um conselho. Ore, esteja em contato com Deus, sua palavra e com os irmãos e irmãs na comunidade. Certamente você descobrirá. Se a sua resposta foi sim eu pergunto: Você está colocando esse dom a serviço do Reino de Deus? Olhe em sua volta e verá que Deus tem um chamado pra você a partir daquilo e Ele mesmo concedeu. Deus cuida de ti, Deus te chama de filho amado, filha amada, Deus concede dons preciosos, Deus te chama para servir. O Batismo é graça, é presente, é compromisso com o serviço de Deus no mundo. Amém!

HINO: 413- Senhor se tu me chamas

LITURGIA DE RECORDAÇÃO DO BATISMO
Gostaria de chamar aqui na frente as pessoas que nesse ano de 2019 celebram seu jubileu de batismo.

ANAMNESE BATISMAL

Irmãs e irmãos em Cristo!
Pelo batismo Deus recebeu vocês e recebeu vocês como membros de sua Igreja. Na comunidade de todo o povo de Deus, vocês aprenderam por meio da sua palavra o propósito amoroso de Deus por vocês. Vocês foram alimentados na mesa da ceia do Senhor e chamados a serem testemunhas do evangelho de Jesus Cristo no mundo em que vivem. Por tudo isso, demos graças a Deus.

RENÚNCIA

HÁ UMA SÓ FÉ, UM SÓ SENHOR E UM SÓ BATISMO: (Efésios 4.5) Irmãs e irmãos, o batismo só é realizado uma vez na vida. Mas podemos e devemos reafirmar as nossas promessas batismais, pois diariamente se trava a luta entre a nossa velha natureza e a natureza que temos como filhos e filhas de Deus. Nossa vida está a cada dia sujeita a perigos, à sedução, à desesperança, à injustiça e à opressão. A cruz de Jesus já venceu tudo isso. Por isso vocês também querem renunciar ao poder do mal e da morte. Por isso pergunto a vocês.
Vocês renunciam às forças do mal, à escravidão do pecado e a toda forma de opressão, a fim de viverem a liberdade dos filhos e das filhas de Deus?.
Vocês renunciam ao egoísmo, à avareza, à injustiça e à exploração, a fim de viverem como irmãos e irmãs e assumirem o compromisso que isso representa?.
Vocês renunciam às ilusões deste mundo, que se apresentam a vocês nas formas mais diversas, e às tentações do espírito maligno, a fim de seguirem unicamente a Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida?
Então respondam:
Renunciamos, com a ajuda de Deus.

CONFISSÃO DE FÉ

Então, confessemos em conjunto a fé, na qual Somos batizados. Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus, Pai todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.
Esta é a fé da Igreja.
Esta é a nossa fé.
Nesta fé queremos permanecer e crescer para a vida eterna.
Hoje, novamente diante da pia batismal, onde há anos atrás foram trazidos pelos seus pais, mães, padrinhos e madrinhas, nós queremos recordar juntos com vocês está data tão especial e importante, o dia do batismo de vocês, dia em que vocês foram acolhidos por Deus como filhos e filhas.
Gostaria de convidar vocês para se colocarem ao redor da pia batismal e tocarem com uma das mãos a agua, símbolo do batismo.

ATO SIMBÓLICO COM ÁGUA E ORAÇÃO DAS ÁGUAS

Deus, que és fonte da vida, tudo que é bom vem de ti. Tu criaste a água, que dá e preserva a vida. Salvaste teu povo Israel no mar Vermelho, saciaste sua sede no deserto. Teu Filho foi por João batizado no Jordão, assim santificando a água. Sê próximo de nós, Deus bondoso, e, com esta água, recorda- nos o nosso batismo. Concede-nos a força da fé e a comunhão com Cristo, que contigo vive e reina em eternidade. Amém.

ENTREGAR LEMBRANÇAS

Como lembrança desse dia em que vocês recordam o batismo de vocês, a paroquia quer entregar para cada um de vocês o símbolo do barco que nos lembra que Cristo, também por meio do nosso batismo, nos chama para sermos pescadores de gente. O barco é o símbolo que representa a igreja de Cristo, da qual passamos a fazer parte a partir do nosso batismo. Nessa lembrança conta a data do batismo de cada um, o nome de cada um e quantos anos de batismo vocês celebram em 2019. Que esse símbolo possa sempre lembra-los do amor de Deus por vocês.

BÊNÇÃO

Que o Deus todo poderoso, que chamou cada um de vocês pelo seu nome no batismo abençoe e proteja a vida de vocês. Que o Deus da vida os conduza sempre em segurança e amor. Que Ele oriente os teus passos e te de sempre bom animo.
Que assim te abençoe o Deus que Pai filho e ES.

AVISOS

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Deus de amor! Nosso coração se alegra por ouvir novamente a tua palavra. Graças pelos aniversariantes e por cada motivo de gratidão expressado neste culto.
Obrigado por tua palavra que nos desafia a ouvirmos a tua voz em meio a tantas vozes que querem nos iludir. Obrigado porque podermos ter a certeza de que somos teus filhos e filhas e que tu estás conosco todos os dias de nossas vidas, sendo amparo, refúgio e proteção.
Intercedemos por nossa Igreja, por teus ministros e ministras e por tuas lideranças. Permita que tenham um ouvido aberto e atento para a tua palavra. Dessa forma, poderão proclamar a tua palavra e realizar a tua vontade junto as pessoas que necessitam dela.
Intercedemos pelas autoridades de nossa nação. Principalmente aquelas que iniciaram os seus mandatos nesse ano de 2019. Dá que possam ouvir a tua voz e possam governar e legislar com justiça e ética, sem interesses pessoais e visando o bem comum. Dá a elas também a sabedoria que vem do alto para discernir entre o que é bom e mau.
Intercedemos por todas as pessoas que sofrem por doença e pelas famílias enlutadas. Lembramos de cada pedido de oração feito nesse dia e entregamos tudo em tuas mãos quando oramos conforme teu Filho Jesus Cristo nos ensinou:

PAI NOSSO

LITURGIA DE DESPEDIDA

BÊNÇÃO

Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Assim te abençoe o Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

ENVIO

Vamos na paz do Senhor e sirvamos a ele com alegria.

HINO: 325- Aqui você tem lugar
 


Autor(a): Pa. Anelise Knüppe
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Título da publicação: Caderno de Celebrações - Sínodo da Amazônia / Ano: 2019
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 50826

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br