Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Igreja da Palavra que come e bebe o Corpo e Sangue de Cristo

Comentário Bíblico para o 12º Domingo após Pentecostes (Ano B)

13/08/2015

DSC00933
DSC01547
20150711_161435
20150711_161447
20150712_093353
20150712_095616
20150712_113637
Eucaristía
1 | 1
Ampliar

Os Textos bíblicos previstos no Lecionário Comum Revisado da IECLB para o 12º Domingo do Tempo Após Pentecostes convidam as comunidades a refletir liturgicamente que Deus veio ao mundo e se ofertou a nós em seu filho Jesus Cristo.

Deus quer nos acompanhar em toda a nossa caminhada de vida e fé. Ele é o pão vivo que desceu do céu para nos saciar, alimentar e sanar as nossas carências. Cabe a nós, simplesmente, dizer ao Senhor da vida, ao Pão da Vida: “Queremos ser alimentados com a esperança que vem Ti, oh Senhor nosso Deus.”

Estão previstas as seguintes perícopes litúrgicas:
1ª LEITURA: Provérbios 9.1-6
SALTÉRIO: Salmo 34. 9-14
2ª LEITURA: Efésios 5.15-20
EVANGELHO: João 6. 51-58

A PRIMEIRA LEITURA (Provérbios 9.1-6) conta uma estória (fábula) de um banquete organizado por uma dama, a “senhora sabedoria” para os “simples” que precisam vencer a insensatez.

O texto leva a entender que está sendo feita uma propaganda da “sabedoria” com a finalidade de levar os “simples” a fazer uma escolha que lhes garantirá vida e felicidade.

O texto apresenta a “sabedoria” como uma dama fina, da alta sociedade, que construiu uma “casa” (v. 1) com “sete colunas”. O Nº 7, no universo cultural judaico, é o número da perfeição. A “casa” da “sabedoria” é, portanto, uma “casa” onde se pode encontrar a perfeição. Na sua “casa”, a “sabedoria” organiza um “banquete”. Prepara comida e vinho (v. 2); ela envia as empregadas para fazer o convite por toda a cidade para que os “simples” participem do banquete festivo (v. 3).

Podemos cogitar que a “casa” da “dona sabedoria” é a escola dos “sábios” de Israel na qual se ensinava a “sabedoria”. A “comida” e o “vinho”, possivelmente, podemos compreender como o conhecimento sapiencial ensinado pelos sábios para que os discípulos pudessem ter realização nos seus feitos diários. Os “simples” são as pessoas que têm sempre o coração aberto a Deus e às suas propostas.

Conforme a proposta do texto, não devemos ser insensatos, mas seguir o caminho da vida com prudência. Não devemos nos conformar com as realidades que nos são impostas, mas buscar transformar o meio em que vivemos. O convite para a verdadeira sabedoria está feito. O banquete foi preparado. Nós temos a possibilidade de partilhar dessa mesa. Comer deste pão e beber deste vinho!

Deus nos oferece opções de vida. Podemos optar pela sabedoria de viver uma vida plena, realizada, feliz; porém podemos também escolher o contrário. Não somos marionetes nas mãos de Deus. Todavia, cabe lembrar que nossas escolhas têm consequências. A Escritura nos chama e convida a escolhermos com sabedoria, abrindo o coração para os dons de Deus.

O SALTÉRIO (Salmo 34. 9-14) traz o cerne dos ensinamentos já apresentados na 1ª Primeira Leitura, através de uma linguagem poética, bela e tão lúdica quanto a parábola antes lida. Caso o texto seja apresentado para a comunidade na NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje), esta versão facilita ainda mais, pois já vem interpretando as frases para o contexto atual.

A SEGUNDA LEITURA (Efésios 5.15-20) é um excelente complemento neste bloco dominical. Enquanto que Provérbios nos convida a escolher a Sabedoria e o Salmo nos chama a não fazer coisas más; o apóstolo Paulo, neste trecho da epístola, nos recorda que devemos permanecer na opção que fizemos por Cristo Jesus, o nosso Senhor.

Paulo relembra que devemos ser prudentes e sábios. Não devemos ser néscios e insensatos. Vivemos num tempo onde podemos nos confundir completamente e esquecer a verdadeira razão de nossa fé. Por isso, precisamos, continuamente, compreender qual é a vontade de nosso Senhor.
Assim como em Provérbios é feita uma proposta para que os “simples” façam uma escolha entre a “sabedoria” e a “insensatez”. Aqui o apóstolo Paulo tem como pano de fundo aquela conhecida história da “velha pessoa” sem Cristo e da “nova pessoa” com Cristo. Já que fizemos uma escolha em favor do Evangelho, devemos permanecer firmes nessa decisão. Os cristãos assumiram um compromisso e precisam ser coerentes com essa decisão de fé.

O EVANGELHO (João 6. 51-58), ponto central da Liturgia da Palavra nos narra Jesus reafirmando ser Ele o “pão da vida” que é dado em nosso favor. Todos nós, em fé, somos convidados a receber esse pão da vida e da salvação.

Para receber o “pão da vida”, nós, discípulos e discípulas, precisamos fazer uma escolha pessoal em favor da vida verdadeiramente cristã. Todos fomos batizados por graça e recebemos de presente a fé. Participamos da vida em Comunidade onde somos instruídos nos ensinamentos básicos da sabedoria divina. Recebemos a instrução na fé e o conhecimento da Palavra de Deus para dar testemunho em Palavra e ação. É sobre isso que estamos conversando pelos caminhos da IECLB.

Nesse sentido, como membros ativos e participativos da Igreja somos constantemente convidados a “comer a carne” e a “beber o sangue” de Jesus, isto é, a aderir à sua pessoa, a assimilar o seu projeto, a interiorizar a sua proposta. Ao participar da Santa Ceia do Senhor, o Culto Eucarístico Luterano, estamos dando testemunho desta adesão. O Sacramento da Comunhão do Altar é o momento privilegiado onde participamos do banquete do “sim” para Deus. É na Comunhão do Corpo e Sangue de Cristo que estamos testemunhando nossa adesão constante ao projeto do Reinado de Deus neste mundo entre os “simples”.

Quem participa de uma comunidade, quem fez a decisão pela verdade do Evangelho, quem quer viver a sabedoria do Evangelho (que muitas vezes parece loucura para o mundo) precisa entender uma coisa: Um dos efeitos de participar do banquete da Comunhão do Corpo e Sangue de Cristo, isto é, da Santa Ceia, da Eucaristia, (“comer a carne” e “beber o sangue” de Jesus) é ficar em união íntima, em comunhão de vida com Jesus.

Aproveitando o Tema do Ano de 2015, nós somos como os discípulos de Emaús que caminhamos lado a lado com Jesus e precisamos aprender a interiorizar a proposta do Reinado de Deus neste mundo. Cristão e Cristã é quem vive sua vida com Jesus – em união com Cristo.

Somos a Igreja da Palavra que come e bebe o corpo e sangue de Cristo. Precisamos comungar o projeto do Reinado de Deus. Ele é o nosso pão vivo. Ele é o nosso sustento diário. É neste caminho que se chega a essa vida plena e definitiva que Jesus veio nos propor. Vamos caminhar, conversar e ter comunhão com Jesus!

Pastor Marcelo Peter
Alta Floresta – Rondônia
Sínodo da Amazônia - IECLB
 


Autor(a): Pastor Marcelo Peter
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Auxílio homilético
ID: 34441

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br