Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

João 20.1-18

Caderno de Celebrações 2015 - 2016 - Sínodo da Amazônia

27/03/2016

CULTO PARA O DOMINGO DA PÁSCOA 2016
Departamento de Música e Liturgia do Sínodo da Amazônia
Textos bíblicos: Isaías 25.6-9; Salmo 118.1-2,14-24;
1 Coríntios 15.1-11; Pregação: João 20.1-18
P. Handolfo Timm - São Miguel do Guaporé - RO

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA:
Porque Deus está entre nós, somos um só corpo fraterno. Por isto mesmo podemos nos acolher e saudar, conhecendo-nos, aproximando-nos como membros da grande família de Deus. O apóstolo Paulo anunciou: “Sabemos que Cristo foi ressuscitado e nunca mais morrerá, pois a morte não tem mais poder sobre ele” (Rm 6.9). Também queremos acolher as pessoas que nos visitam. Sejam todos bem vindos para esta celebração!

HINO: 43 ENE – Do sepulcro ressurgiu

INVOCAÇÃO TRINITÁRIA:
Estamos reunidos em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

CONFISSÃO DE PECADOS:
Irmãos e irmãs! Recordo vocês, que o nosso Senhor Jesus Cristo se compadece das nossas fraquezas, pois ele próprio foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, ainda que sem pecado.
Aproximemo-nos em confiança do trono da graça, a fim de recebermos o perdão e acharmos socorro em tempos de necessidade. Confessemos os nossos pecados a Deus.

Senhor Deus, Pai celeste, que a cada manhã nos presenteias com o teu amor, confessamos diante de ti a nossa culpa por negligenciarmos o teu amor, achando-nos donos de nós mesmos, apostando na nossa própria força.

Senhor, confessamos perante ti nossas falhas pelas vezes em que nos autopromovemos e não vemos o teu amor, nem a ajuda que vem de ti.

Pedimos perdão também por todas as vezes que deixamos de lado nossas tarefas como cristãos ao teu serviço, contribuindo, assim, com as injustiças. Perdoa-nos Senhor! Isto te pedimos em nome de Jesus Cristo. Cantemos todos juntos: Perdão, Senhor, perdão.

ANÚNCIO DO PERDÃO:
“Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, tenhamos a vida santa que Deus quer”.
Como obreiro chamado e ordenado pela Igreja de Jesus Cristo, declaro a vocês o perdão de todos os seus pecados, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (+). Amém.

KYRIE:
Vivemos num mundo onde há pessoas que sofrem por diversos motivos: porque são tratadas injustamente; porque sofrem violência, opressão e discriminação; porque perdem seus entes queridos em tragédias; porque sofrem em meio à pobreza e preconceito racial; porque vivem dispersas no mundo e estão rodeadas pelo ódio e pela tristeza. Clamemos pelas dores deste mundo, cantando: Pelas dores deste mundo....

GLÓRIA IN EXCELSIS:
Pela misericórdia e bondade de Deus cantemos-lhe glória (Hino 139 – Glorificado seja teu nome).

ORAÇÃO DO DIA:
Senhor, que vieste a nós em Jesus Cristo: renova a nossa fé em ti, para que possamos testemunhar o teu Evangelho, servindo o próximo e carregando os fardos uns dos outros, superando solidão, medo, angústia, para, dessa forma, experimentar a graça de que, se tu és por nós, ninguém poderá ser contra nós. É o que te pedimos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e único Salvador. Amém.


LITURGIA DA PALAVRA

Deus nos serve com a sua Palavra para nos alertar, desafiar e consolar. Através da Palavra, somos inspirados a crer e a confiar no Deus que é por nós e jamais nos abandona. Deus nos fala através de sua palavra. Essa palavra vem para nos unir.

HINO: 192 ENE – Fonte da celeste vida

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 25.6-9 - Cantemos: Pela palavra de Deus...
2ª Leitura Bíblica: Salmo 118.1-2,14-24 - Cantemos: É como a chuva que lava...
3ª Leitura Bíblica: 1 Co 15.1-11
Aclamação do Evangelho: Aleluia - Leitura do Evangelho de João 20.1-18

HINO: 41 ENE – Agradecemos-te Jesus

PREGAÇÃO: Baseada em João 20.1-18

“Que a graça de Deus esteja com todos vocês”. Amém.
Prezados Irmãos e Irmãs em Jesus Cristo!
Hoje estamos aqui reunidos comemorando a Páscoa. Ou seja, a ressurreição de Jesus Cristo. Logo podemos afirmar: Cristo vive e todo aquele que nele crer viverá. Essa é a boa nova da ressurreição. A vitória da vida sobre a morte é a grande notícia da Páscoa. Isso é motivo de grande alegria. Cristo morreu, mas ressuscitou e, consequentemente, acabou com os poderes que inibem e limitam a vida. Felizmente, podemos celebrar o acontecimento central da nossa fé e do mundo. A saber: a ressurreição de Jesus Cristo. Algumas igrejas lotam na Sexta-feira da Paixão e parece que até esquecem o Domingo de Páscoa. Espero que não seja assim conosco. Não fosse o grito: “ele ressuscitou” não estaríamos reunidos aqui nesta manhã. Afinal de contas, cremos na mensagem de amor e de paz, confirmada na Páscoa.
Páscoa é tempo de louvar e agradecer a Deus pelo milagre da vida. Pois a ressurreição de Jesus Cristo é a vitória sobre a morte, o rompimento do poder do mal, a derrubada de muros que prendem, sufocam e matam a vida. A fé em Cristo é fé na força da ressurreição da vida. Este é um artigo básico de nossa fé, o carimbo de firma reconhecida em todas as promessas de Deus. Ou seja, aquilo que Deus promete ele cumpre.
Prezados ouvintes! A Páscoa rompe as barreiras existentes entre as pessoas. Por isso, a partir do acontecimento da ressurreição, o Evangelho ganha força e rompe prisões e barreiras. Crendo no ressurreto, as testemunhas criam coragem, vencem distâncias e resistências. As comunidades crescem, são quebrados os preconceitos e eliminam-se diferenças entre as pessoas. A partir daí, os olhos dos seguidores de Cristo estão voltados para o Cristo vivo, e sua vida é determinada pela realidade mais poderosa de vida nova, mediada pela fé em Cristo, por sua palavra e orientação.
Prezados Irmãos e irmãs! Somos uma comunidade celebrante. Também nós fomos atingidos pelo toque ressuscitador do dedo de Deus. Desde o Batismo, ele continua nos tocando o coração, querendo nos tornar novas criaturas e fazer-nos conhecer as dimensões do amor de Cristo, que excede todo entendimento humano (Efésios 3.18 e 19). Somos gratos por esta mensagem central da força da vida que Deus nos dá pela fé no Cristo ressurreto. Crendo nele, podemos ser comunidade celebrante, animada, participativa e missionária aonde quer que seja. Não importa o lugar de ação.
Iluminados pela luz do Cristo vivo, não precisamos mais nos preocupar conosco mesmos. Estamos livres para voltarmos a nossa atenção para as pessoas à nossa volta, o que nos compromete a ajudar a iluminar o caminho dos outros.
Páscoa é convite para a fé. Deus quer transformar o sofrimento pela boa nova da alegria: Jesus Cristo ressuscitou, Cristo está vivo ele é o Senhor da vida. Conforme, os relatos dos Evangelhos: Os poderosos haviam mandado guardar o túmulo de um morto. Mas os papéis se inverteram. Aquele que havia sido crucificado ressuscitou e venceu a morte, e os guardas “ficaram como se estivessem mortos”. Nisso reside um simbolismo para todo poder que se opõe a Deus. O anúncio do Reino que inicia com o chamado ao arrependimento questiona nossa escala de valores e exige uma nova mentalidade. Páscoa é convite para a fé nesse Cristo que nos faz ressuscitar com ele para a nova vida.
Como seguidores de Cristo, como comunidade cristã e Igreja somos chamados e desafiados constantemente a sermos agentes transformadores da realidade onde vivemos. Cristo sofreu e ressuscitou por nós, pela fé nos perdoa e acolhe, renova e justifica, e nos dá a tarefa de viver e anunciar salvação. Páscoa nos anima a construir uma comunidade que está a serviço da vida neste mundo, tão fortemente marcado pela injustiça, desigualdade e morte. E assim, Páscoa é sinal de esperança. O brilho da ressurreição lança uma nova luz sobre nós, renovando a nossa vida.
A mesma alegria que invadiu o coração de Maria e dos discípulos invadirá o seu, e você se regozijará dia após dia. “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa” (2 Co 5.17). Que assim seja! Amém!
CONFISSÃO DE FÉ:
Na comunhão com as pessoas que creem no trino Deus, confessemos nossa fé com as palavras do Credo Apostólico...
Todos: Creio em Deus...

HINO PÓS-CONFISSÃO E RECOLHIMENTO DAS OFERTAS
A OFERTA É DESTINADA PARA...
HINO: 92 – Sabes, Senhor

AVISOS:
Próximo culto: ____/____/ às ___:___ h
Oferta do último culto: R$ _________ destinada para ________

ANIVERSARIANTES:...
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

A comunidade cristã aprendeu de Jesus a apresentar, com forte clamor, orações e súplicas. Vamos agora interceder pelos doentes, enlutados, viúvas/os, desprezados, pelas famílias em conflito, pelas lideranças da igreja, pelas lideranças nas comunidades, pelas pessoas que abandonaram o caminho da luz. Enfim, pelas pessoas que necessitam da nossa oração e da nossa ação solidária. Oremos:
Senhor, nosso Deus, amado Pai celeste, nós te agradecemos por teres ressuscitado o nosso Senhor Jesus Cristo e pro teres permitido que ouvíssemos a mensagem de sua vitória. Permite que creiamos firmemente que a Ele é dado todo o poder no céu e na terra e que Ele nos tirou do poder da morte. Dá que a tua Igreja confesse alegremente, em toda a parte, que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador. Nós te rogamos pela nossa pátria e pelo nosso povo. Concede sabedoria e bons desígnios aos governos em todo o mundo. Rogamos-te por nossa comunidade e por todos os membros de tua Igreja. Dá que cada qual ganhe o seu pão de cada dia em honestidade. Olha com misericórdia os doentes e enlutados. Pai de misericórdia, seja o protetor das viúvas, dos órfãos, das crianças, dos idosos, dos jovens e de todas as famílias. Auxilia-nos a confessar, na vida e na morte, que tu vives e és o nosso redentor. Sê misericordioso e fortalece os nossos corações desalentados, para que vivamos uma nova vida em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, o qual nos ensinou a orar assim: Pai nosso...
PAI NOSSO:
Todos: Pai Nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA

BÊNÇÃO:
Como gesto de humildade, elevemos nossas mãos abertas para o alto para, assim, acolher a bênção de Deus, que nos anima e fortalece a continuarmos a caminhada da vida, a partir da revelação do amor de Deus. O Senhor vos abençoe e vos guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós; o Senhor sobre vós levante o seu rosto e vos dê a paz. Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo (+). Amém.

ENVIO:
Há muitos motivos para a esperança. Há muitos motivos para servir. Vão em paz!

CANTO FINAL:
Hino: 39 ENE– Em Jesus amigo temos.


Autor(a): P. Handolfo Timm
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa

Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 20 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 18
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2015 - 2016 / Editora: Sínodo da Amazônia / Ano: 2015 / Volume: I
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 31568

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br