Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 3443-5164
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Logotipo do Sínodo da Amazônia - Significado

No dia 23 julho de 1970 iniciou a presença Luterana na Amazônia em Pimenta Bueno quando foi realizada a primeira celebração. Hoje somos 8 mil pessoas batizadas em 88 comunidades e 59 pontos de pregação espraiados em 5 estados amazônicos. Analisando a nossa caminhada como Igreja Evangélica de Confissão Luterana na Amazônia, pelos olhos da missão, descobrimos que somos similares à castanheira.

Escolhemos a Castanheira como símbolo do Sínodo da Amazônia por termos muito em comum; a Amazônia é o nosso chão! Igreja semeada, por migrantes em busca de comida. Igreja polinizada por irmãos e irmãs do Brasil e do mundo. Igreja na busca da luz de Cristo em meio à “mata fechada de dificuldades”.

Graças a mata fechada, o sol o ano todo, a cutia esfomeada e as abelhas operárias e ao cipó que se entrelaça nas outras arvores a castanheira é A MAJESTADE DA FLORESTA. Graças, as dificuldades, a luz de Cristo, a necessidade dos migrantes, o empenho de dons e talentos de todas as pessoas que congregam nas comunidades e o apoio dos parceiros na missão de Deus no norte, o Sínodo da Amazônia É IECLB NA AMAZÔNIA.

OS ELEMENTOS QUE COMPÕE O LOGOTIPO

O Mapa: Ele indica o lugar em que o Sínodo da Amazônia está realizando a missão de Deus, que seja, no Brasil, especificamente nos Estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e Noroeste do Mato Grosso, em especial, a Amazônia, a mais esplendorosa, riquíssima e misteriosa floresta do planeta.

Os Animais: Estes expressam a interdependência de todas as formas de vida na maravilhosa criação. E o Sínodo da Amazônia quer assumir este desafio essencial como Igreja neste chão, testemunhar para a nossa sociedade o respeito à criação para a sobrevivência de todo o planeta e o que nele habita.

O Globo Terrestre: Em formato de ouriço da castanha roído envolve o mapa do Brasil. Pela abertura no ouriço sai o símbolo da IECLB que significa que o Sínodo da Amazônia é Igreja de Jesus Cristo no mundo e que os seus ensinamentos vão além do nosso Sínodo e que para essa missão tem como tarefa obedecer aos fundamentos e cumprir os objetivos fundamentais da IECLB e os que lhe forem atribuídos pelos documentos normativos, bem como exercer as funções que lhe forem delegadas pelo Concílio da Igreja e pelo Conselho da Igreja e as decididas pelos seus próprios órgãos, cabendo-lhe atuar de forma integrada com os órgãos centrais da IECLB.

A Castanheira: Ela é majestade da floresta. Merece este titulo, pois, é filha legítima da Amazônia. Sempre retilínea, alteia sua copa, qual vasta cabeleira solta, acima de todas as demais árvores, chegando facilmente aos sessenta metros de altura por quatro metros de diâmetro. Então, lá no alto a ramada cobre-se de botões que abrem suas pétalas de um amarelo suave, atraindo as mamangavas para a polinização. Fecundada começa a formação dos ouriços tendo o formato de uma bola de 22 cm de circunferência, cada qual, contendo de 12 a 20 amêndoas. Os ouriços caem e são ruídos pelas cutias que sempre muito gulosas e com medo de ficarem sem comida vão abrindo covas onde esconde as amêndoas. Contudo, nem sempre elas voltam e esquecidas, as amêndoas germinam por toda a parte.

O Símbolo da IECLB: Este indica que o SÍNODO da Amazônia é um órgão descentralizado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB, e, como entidade civil sem fins lucrativos ou econômicos, é uma organização religiosa estruturada com as prerrogativas concedidas no § 1º do art. 44 do Código Civil, com personalidade jurídica própria, atuando sob sua responsabilidade.
 

Texto elaborado e organizado por Pastor Sinodal do Sínodo da Amazônia gestão 2007 – 2014 Mauri Magedanz


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br