Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Mateus 10.40-42 - 4º Domingo após Pentecostes - 28/06/2020

Caderno de Celebrações 2020 - Sínodo da Amazônia

22/05/2020

28/06/2020 4º Domingo após Pentecostes
Pregação: Mt 10.40-42; Leituras: Jr 28.5-9 Rm 6.12-23
P. Milton Tribess - Alta Floresta do Oeste - RO

LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Com alegria e gratidão em nossos corações que nos encontramos mais uma vez para a celebração de culto por isso queremos agradecer a Deus por tudo que temos e recebemos.

Saúdo a todos com a palavra bíblica que se encontra no Antigo Testamento do livro do Profeta Isaías 55,11: Deus diz: “A palavra que sair da minha boca não voltará vazia para mim, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.”

Acolher os/as visitantes
Desejamos também, que todas as pessoas que nos visitam sintam-se bem entre nós. Fazemos votos de que possam reconhecer conosco a presença real do Senhor Jesus. Bem-vindos e bem-vindas!

HINO:

SAUDAÇÃO
Nós não nos reunimos em nosso próprio nome ou em nome de uma pessoa ou instituição, nem mesmo de uma Igreja, mas estamos reunidos aqui, em nome do Trino Deus que é: Pai, Filho e Espírito Santo, Amém.

HINO;
CONFISSÃO DE PECADOS
Convido a todos para nos colocarmos de pé diante de nosso Deus. Levemos a ele todas as nossas falhas e pecados que temos lembrança e peçamos o seu perdão em oração. (Para isso teremos um momento em que cada um, de forma silenciosa e individual, coloque sua vida diante de Deus e peça perdão pelos seus pecados).
Querido Deus e Pai, em nome do teu amado Filho, Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós na cruz, e ressuscitou, resgatando-nos da maldição do pecado. Amém

ANÚNCIO DO PERDÃO
Mediante a confissão feita, afirmamos e confiamos nas palavras de 1ªJoão 1.9: “Se confessarmos os nosso pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Podemos ter a certeza do perdão dos nossos pecados quando pedimos e quando perdoamos ao nosso próximo.
Se assim o fez, saiba que Deus o perdoou. Amém.

KYRIE
Da mesma maneira como Deus nos perdoa e se reconcilia conosco, queremos nos colocar diante de Deus e clamar pelas dores do nosso mundo cantando:
HINO LCI: 57 – Penitência

GLÓRIA IN EXCELSIS
Cantemos ao nosso Deus glorificando seu nome, porque ele nos ouve e nos move a sermos diferentes neste mundo. Glória a Deus nas Alturas...

ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Senhor Deus todo poderoso, reconhecemos que tua palavra é a nossa fonte de orientação que necessitamos, para falar e agir como teus filhos e filhas fiéis. Senhor, dá-nos o Teu Santo Espírito, para que possamos sair daqui dispostos e decididos a praticá-la. Em nome de Jesus. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica:
Jeremias 28.5-9
2ª Leitura Bíblica
Romanos 6. 12-23

HINO:
Convido a todos que puderem a se colocar de pé em respeito ao evangelho de Jesus Cristo, o nosso Senhor.

Aclamemos o santo evangelho cantando: Aleluia!

Pregação Mateus 10, 40-42

Caros irmãos e irmãs em Cristo!
Jesus nos chama atenção ao simples fato de sermos hospitaleiros, pois acolher um dos discípulos é acolher a Cristo e acolher a Cristo é acolher ao Pai. Jesus nos orienta a acolhermos os pequeninos, o que pode ser um grande desafio para muitos de nós, porque nem sempre vemos como Jesus, que nos ensinou a buscar dignidade para aqueles que realmente necessitam, a saber: os pobres, as crianças, os desamparados, os idosos, os viajantes, etc.

Conta-se que alguns anos atrás, Sam Foss, escritor e viajante, chegou a uma cabana pequena e rústica situada no topo de uma colina, na Inglaterra. Viu ali por perto uma placa que dizia: Sirva-se. Tome água fresca. A pouca distância ele encontrou uma fonte de água geladinha. Acima da fonte estava pendurada uma antiga caneca, e sobre um banco próximo havia uma cesta de maçãs e outra placa que convidava o transeunte (viajante, passante, caminhante) a servir-se.

Curioso por conhecer as pessoas que demonstravam tanta hospitalidade para com estranhos, Foss bateu à porta. Um idoso casal atendeu, e Foss perguntou-lhes acerca da fonte d'água e das maçãs. Explicaram que não tinham filhos. O seu pedacinho de terra produzia uma reduzida colheita, mas como tinham abundância de água fresca, queriam simplesmente partilhá-la com quem passasse por ali.

Nós somos muito pobres para dar dinheiro de esmola; disse o marido, mas achamos que deste modo podemos fazer algo pelas pessoas que passam por aqui.”

Cara comunidade.
Todas as boas ações que fazemos, mesmo tão pequenas, são notadas por Deus. Ao receber alguém em sua casa dê o seu melhor, dê o melhor de tudo, receba este como se fosse o próprio Pai a quem estivesse recebendo.

Acredito que seja isso que Deus espera de nós Cristãos: que sejamos cordiais, que sejamos amáveis, que tenhamos a disposição de imitarmos a Cristo. E quando não soubermos o que fazer ao nosso próximo, pergunte-se “Se Jesus estivesse em seu lugar o que ele faria?” Tenha a certeza que se estiver com o ouvido e o coração direcionado a Deus, obterás a resposta de suas perguntas.

Deus nos diz no versículo 42 que quem der ainda que um copo de água fria ao menor seguidor dele irá receber a sua recompensa. Mas que recompensa é essa?

Muitos de nós pensamos ou temos a opinião de que se só fizermos coisas boas ou se somos bonzinhos com as pessoas, Deus irá nos recompensar, irá nos salvar e receberemos o céu. Mas isto não é a verdade. Na Bíblia diz que não iremos ganhar a vida eterna pelos nossos atos. Não será através dos nossos méritos e obras que ganharemos o Reino do Céu muito menos como recompensa. Deus deu seu único filho a nosso favor, como remissão dos nossos pecados. E já temos este crédito em nossa conta, não precisamos conquistar a Salvação, basta confiarmos nesta promessa de Deus. A nossa fé já será suficiente, nossa Salvação já é um presente de Deus, ele nos dá por amor.

O amor livre pode surgir de forma livre aos pequeninos, será de uma forma tão simples que iremos ajudar aos outros com os mais simples gestos como dar “um copo de água fria”. E esta será a nossa gratidão ao amor de Deus dando- nos a salvação e cuidando de cada um de seus filhinhos queridos.

Esta recompensa que ele diz é a de cuidarmos uns dos outros, servindo, acolhendo e hospedando as pessoas de nossa comunidade, de nossa cidade, enfim, sendo estas pessoas Cristãs com muito amor. Deus nos recompensará dando tudo o que necessitamos para viver, pois ele promete que nada nos faltará.
Deus nos ensina a ser hospitaleiros e acolhedores, lembrando-nos que não são os melhores e maiores presentes que Deus o considera, mas sim os pequenos e verdadeiros atos de Amor, como servir “um copo de água fria” aos seus pequeninos.
Amém!
(sugiro que seja feita a distribuição de um copo de água fria logo após a pregação enquanto se canta o hino.)

HINO
Nº 166- HPD I – Dá-nos olhos claros

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta à Palavra de Deus e como nos ensina, nos adverte, nos orienta e fortalece, convido a comunidade para que confessemos a nossa fé com as palavras do credo apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

COMUNICAÇÕES:
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
HINO:

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Querido Deus e Pai, somos gratos quando nos ensina a ser hospitaleiros e acolhedores. Muitos são os momentos em que nos afastamos de ti, e que nos esquecemos dos seus pequeninos, buscando apenas o que desejamos e nos agrade, com isso nos afastamos de ti. Pedimos que o Senhor não desista de nós, faça com que encontramos em ti o nosso copo de água fria. Queremos lembrar este imenso amor que tens por nós quando agradecemos (citar os agradecimentos locais), na certeza de que como um Pai ouve a seus filhos queridos chegamos a ti com nossas súplicas e interseções (citar os pedidos locais). Querido Deus, tudo aquilo que fica em nossos corações e mentes, incluímos na oração que teu filho nos ensinou a orar dizendo:
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde;
Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Amém.

ENVIO
A todos uma boa e abençoada semana. Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria. Até nosso próximo encontro.

CANTO FINAL:

       


Autor(a): P. Milton Tribess
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 4º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 40 / Versículo Final: 42
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2020 - Sínodo da Amazônia
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 56781

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br