Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Mateus 2.1-12 - Epifania do Senhor - 06/01/2020

Caderno de Celebrações 2020 - Sínodo da Amazônia

17/12/2019

JANEIRO/2020 - EPIFANIA DO NOSSO SENHOR
Pregação: Mateus 2.1-12; Leituras: Is 60.1-6; Ef 3.1-12
P. Jean de Borba – Ariquemes - RO

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Saudação: “Tu, Senhor, me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão” Sl 139.5

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº - Hino: LCI 5 – Aqui chegando Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________

INVOCAÇÃO TRINITÁRIA
Realizamos esse culto em nome do trino Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nos preparamos para confessar a nossa culpa, cantando...

Nº - Hino: LCI 36 – Se sofrimento te causei
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Oremos: Senhor nosso Deus, nós te rendemos graças por este dia. Obrigado por podermos nos reunir em culto para te louvar e ouvir da tua palavra. Mas quando chegamos neste templo, percebemos o quanto pecamos. E por isso queremos te pedir perdão. Perdoa Senhor pelos nossos pecados. Pecamos por ações, palavras e pensamentos. Perdoa-nos por todas as vezes que fugimos daquilo que a palavra nos pede. E ajuda-nos na nossa caminhada. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Conforme a palavra de Deus. 1 João 1.9 nos diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” Dessa forma, se você confessou o seu pecado diante de Deus. Ele os perdoa. Amém!

KYRIE
São muitas as pessoas que, perto e longe de nós, sofrem. Há muita dor, tristeza, exclusão. Por ser fiel, Deus escuta o seu povo. Porque cremos que Deus escuta esse clamor, unamos nossas vozes a todos esses irmãos e irmãs, e roguemos pela compaixão do Senhor.

Nº - Hino: LCI 58 – Tem piedade, Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________

 

 

GLÓRIA IN EXCELSIS
Este Deus que nos dá o perdão e sua misericórdia, que ainda olha pelo mundo, derramando a sua graça, é quem nós queremos glorificar e fazemos isto cantando “Glória a Deus nas alturas”

ORAÇÃO DO DIA
Pai celeste, nós te engrandecemos por tudo o que fizeste por nós. Obrigado pelo perdão e por todo cuidado. Abra, agora, nossos corações e mentes para esse momento de leitura Bíblica e meditação na tua palavra. Em Cristo Jesus que oramos. Amém.


LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 60.1-6

2ª Leitura Bíblica: Efésios 3-1-12

3ª Leitura Bíblica: Mateus 2.1-12

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº LCI 171 – Ontem hoje e para sempre

PREGAÇÃO
Texto da Pregação: Mateus 2.1-12
Querida comunidade,
Para onde foram os presentes? Você nunca mais ouviu falar deles! Maria e José a baniram no sótão, como fazemos com os presentes de Natal com os quais não podemos fazer nada? Oh não, eles são preciosos demais para isso.
Ou Maria e José, por serem tão preciosos, os mantiveram em um cofre até o menino Jesus ter idade e, portanto, ter o direito de dispor?
Ou você os levou diretamente à loja de penhores para emprestar dinheiro? Eles poderiam ter usado, por mais pobres que fossem!
Trocar o dia seguinte ao Natal por algo mais prático estaria fora de questão, dada a qualidade real desses presentes.
Com esses presentes, no entanto, parece menos importante no valor do material do que no valor simbólico. Mas, se queremos saber o que eles significam, primeiro precisamos tentar identificar os doadores generosos.
O que são aquelas pessoas que a Bíblia de Lutero ainda chama de homens sábios, a tradução unitária e as boas novas de astrólogos e a piedade popular católica Os Três Reis?
A Bíblia não conhece o número três. Na tradição extra-bíblica, por exemplo, nas primeiras pinturas, o número varia de dois a oito visitantes no estábulo de Belém, provavelmente o Três é emprestado dos três presentes mencionados explicitamente.
Eles certamente não eram reis. A palavra para os visitantes no texto original em grego que encontramos nesta história é magoi, e isso é equivalente à nossa palavra mágico. No entanto, esses não são mágicos que sabem divertir a audiência com todo tipo de truque, mas membros de uma guilda persa-babilônica, que atuam como padres, filósofos, médicos e estudiosos. Além disso, eles lidam com astrologia, então astrônomos. De acordo com o entendimento da época, eventos históricos poderiam ser extraídos do curso das estrelas. Ainda assim, algumas pessoas ainda acreditam nisso, mesmo no que diz respeito ao seu destino pessoal! Mas só posso repetir o que um professor de astrofísica disse uma vez: As estrelas não mentem - elas são silenciosas. Ou Martin Luther: Naquela época, porém, esses mágicos, esses astrólogos, são muito estimados . O historiador grego contemporâneo Strabo descreve que é seu trabalho nomear o novo rei em cada caso, de modo que eles eram por profissão “dominadores”. São apenas eles, os estranhos de longe, que se deixam levar por uma estrela brilhante a um caminho que não sabem há muito tempo onde isso terminará.
Primeiro, eles acabam no palácio de Herodes, porque onde mais o novo príncipe herdeiro deveria estar! O que os sábios parecem não saber é que Herodes é um tirano cruel que não se esquece de deixar que parentes e amigos próximos sejam mortos se isso serve a seus propósitos de cálculo. Porque ele não é judeu, mas Edomita, ele teme a qualquer momento por seu poder e sua vida na terra judaica. Um rei recém-nascido? Existe perigo em atraso. Ele deve agir sem demora, com astúcia e severidade! Então ele dá o comando gelado, o que provavelmente até seus subordinados congelarão o sangue em suas veias - como uma precaução para matar todos os recém-nascidos em Belém. Não sabemos se esse foi o caso historicamente, mas já era possível.
Mas ainda não é tão longe. Os sábios ainda não estão no seu destino. Você ainda tem que ir a Belém. Leonardo da Vinci, o grande gênio universal, disse uma vez amarre seu carrinho a uma estrela. Ou seja, deixe-se levar por uma força que não é deste mundo, e esses são os magos do Oriente, essas figuras notáveis:
- Eles embarcam em uma jornada de milhares de quilômetros pelo deserto quente, seco e hostil para encontrar um bebê. Amarre seu carrinho a uma estrela!
- Você está procurando o recém-nascido rei dos judeus, que como membro de uma cultura científica, política e intelectual distante de Israel, não teria muito o que fazer, amarre seu carrinho a uma estrela!
- Eles dobram os joelhos na frente da criança e a adoram. Amarre seu carrinho a uma estrela!
- Tornam-se contatos diretos com Deus, ouvem suas instruções e as seguem. No caminho de casa, eles evitam o palácio real de Herodes. Amarre seu carrinho a uma estrela!
Tudo isso deixa apenas uma conclusão: esses mágicos do Oriente, na linguagem dos judeus e da Bíblia pagãos, isto é, incrédulos, reconhecem, antes de tudo, o verdadeiro significado da criança que veio ao mundo. Eles são os primeiros a ouvir a voz de Deus, orando à criança e proclamando-a como o Salvador do mundo.
Não é o chefe do estado, Herodes, ele quer eliminar a criança porque vê nele perigo; não os sacerdotes e os escribas, que deveriam conhecê-lo; não as elites da sociedade da época, a quem você assumiria grande inteligência e sábia previsão - nem todas elas, mas estranhos, estrangeiros, incrédulos reconhecem o evento de mudança de mundo do nascimento do Filho de Deus, iniciado em sua jornada, partindo para novos horizontes, prestar homenagem à criança e conectar o céu e a terra. A estrela, como sinal de Deus, os ajuda, é um sinal em sua jornada - mas eles tiveram que seguir eles mesmos.
Esta história nos conta como as boas novas da vinda de Deus em nosso mundo em um único momento, com a remoção dos mágicos de sua terra natal para o estrangeiro, por sua vez, saem da pequena província de Belém, mesmo da terra judaica, o Império Romano, em todo o mundo. Podemos falar justificadamente de globalização, da globalização do Evangelho, para usar um termo mais moderno. Essa palavra ainda não é conhecida por Mateus, mas já é conhecida.
Aqui ouvimos um eco da mensagem do anjo da história natalina de Lucas: Eis que eu proclamarei uma grande alegria que cairá sobre todo o povo ... tem esperado pelo Filho de Deus, canta no encontro com o menino Jesus:
Senhor, ... meus olhos viram seu Salvador, a quem você preparou diante de todos os povos, e pelo preço do seu povo Israel.
Quanto ao atestado, os mágicos trazem seus presentes, ouro, incenso e mirra ao rei recém-nascido. Depende menos do material, do que do valor do símbolo, como digo acima. O que eles significam agora?
Ouro, o metal dos reis, do qual são forjadas suas coroas, para uma criança na pequena e pobre Belém! Não é devido a Herodes e aos outros homens poderosos deste mundo, eles estão vazios. Deus não se manifesta em tronos e em palácios de mármore, nem em fortalezas, nem mesmo em cúpulas, mas em um ser humano, em uma criança pequena, seu filho - uma contradição que ainda hoje achamos difícil.
Ainda hoje, a maioria das pessoas gostaria de ver Deus parecer poderoso, à frente do exército celestial, enquanto ele destrói o mal e extingue o pecado, põe fim à violência e envia o terrorismo ao inferno. Mas ele não vem assim. Os sábios sabem que Deus é mostrado nesta criança. E mesmo o mencionado Simeão profetiza que a criança é um sinal de Deus, mas um sinal que será contradito. Essa contradição acaba sangrenta e o leva à cruz.
O incenso, uma resina perfumada que ainda é importada principalmente das regiões áridas do Chifre da África, Omã e Iêmen, é uma reminiscência do uso culto em templos e igrejas. Já nos tempos do Antigo Testamento, os padres queimavam com orações nos cultos. A fumaça perfumada que sai dela e sobe para o céu se torna o símbolo das orações que sobem da boca e do coração dos homens para o céu, para a esfera de Deus. Jesus é, portanto, colocado na tradição da história judaica. Ele é o sumo sacerdote que se sacrifica pela culpa dos homens. Lembro-me de que Hebreus mais tarde elabora essa ideia.
Finalmente, a mirra, uma erva amarga que foi usada na medicina como planta medicinal. Os mágicos apontam para Jesus como o médico, o curador, o salvador, assim como a história de Natal de Lucas o chama: O Salvador nasceu para você hoje.
Para onde foram os presentes, perguntei no começo. Agora sabemos onde eles ficaram. Escondem no próprio Jesus, o presente de Deus para nós, nele, o rei muito diferente, o impotente; nele, o sacerdote muito diferente, que se sacrifica nele, o portador da saúde, nascido para todos os povos.
Amarre seu carrinho a uma estrela, diz Leonardo da Vinci. Amarramos nosso carrinho a uma estrela, dizem os sábios. Vamos amarrar nosso carrinho à sua estrela! Então 2020 pode ser um bom ano.
Amém.
(Prédica de Hans Uwe Hüllweg. Disponível em

CONFISSÃO DE FÉ
Motivados pela palavra de Deus, confessemos nossa fé um para os outros “Creio em Deus Pai...”

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

Nº - Hino: LCI 519 – Jesus Cristo é Rei e Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2. Pessoas doente
3. Pessoas em recuperação
____________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

Senhor nosso Deus, nós te rendemos graças por mais um culto. Obrigado pela tua palavra que é sempre tão viva e tão eficaz em nossas vidas. Pedimos que o teu Santo Espírito venha sobre nós e nos ajude na nossa caminhada de fé. Esteja com a nossa comunidade. Também queremos te pedir... (Lista de pedidos)
E tudo mais que temos em nosso coração colocamos na oração que teu Filho amado nos ensinou:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Senhor, tu que és fonte de bênção, abençoa-nos.
Tu que és fonte da força, fortalece-nos.
Tu que és fonte de amor, anima-nos para amar todas as tuas criaturas e, confiantes, seguir por teus caminhos.

ENVIO
Envio

CANTO FINAL
Nº - Hino: LCI 300 – Deus vos guarde pelo seu poder
Ou: Nº ____________________________________________________
 


Autor(a): P. Jean de Borba
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Epifania

Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 12
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 54719

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br