Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Pelos caminhos da IECLB no Brasil - Roraima

10/06/2015

Roraima

Você conhece Boa Vista? É só pensar um pouquinho e lá vem à memoria um grande número de Boas Vistas. Conheço um bom número delas e você também. Em todo o Brasil tem esse nome. Mas, tem uma Boa Vista que é mais especial: é a capital de Roraima.

Roraima??!! Onde fica isso? Eu conheço Boas Vistas no Rio Grande do Sul Santa Catarina, Paraná e assim vai. Mas em Roraima? É no Brasil?

Roraima é uma das 27 unidades da federação brasileira. É a unidade mais setentrional do país e é a única capital de estado que está totalmente no hemisfério norte. Ou seja: no lado de lá da linha do equador. Quer ir para o hemisfério norte? Então vá a Boa Vista. A área pertence ao Sínodo da Amazônia.

Roraima foi batizado com este nome somente em 1962, até então se chamava Território Federal de Boa Vista. A Constituição de 1988 elevou o território à condição de Estado. Faz divisa com a Venezuela ao norte e a noroeste, com a Guiana ao leste. E com as unidades federativas do Pará ao sudeste e com o Amazonas ao sul e ao oeste. Ocupa uma área de 224,3 mil km². A área é um pouco menor que a Romênia, no hemisfério norte.

O nome tem uma história interessante. Tem três teorias. Uma diz que surgiu da língua indígena pemons, que vinham da Venezuela. Nessa língua, roro significa “verde” e imã significa “monte”. Roraima significaria, então, Monte Verde ou Montanha Verde. Há ainda a hipótese de a palavra ter mais duas origens. Uma vem de tribos indígenas da Venezuela que acreditavam que a montanha era o centro emanador dos ventos que chegavam ao sul da Venezuela. Então a chamavam a montanha de a “Mãe dos Ventos”. A terceira teoria fala em “Serra do Caju”, em razão do grande número de serras e colinas da região.

A região foi invadida por holandeses e inglese que adentraram na região vindos da Guiana. Coube aos portugueses derrotar os invasores e controlar a área. Somente em 1725, missionários carmelitas iniciaram a conversão do indígena da região.

Também em Roraima caminha a IECLB e conversa pelos caminhos com muitas pessoas e leva a mensagem de salvação para corações sedentos da palavra de Deus. Se desejar, contate com Valter Freitag, fone (95) 99173-9043 ou pelo e-mail: ieclbrr@yahoo.com.br.
 


Autor(a): Jorge Klein
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Natureza do Texto: Artigo
ID: 33661

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
Salmo 24.1
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br