Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Provérbios 4.1-13 - Dia das Mães

Caderno de Celebrações 2014/2015 - Pa. Dimuht Marize Bauchspiess

10/05/2015

CULTO PARA MAIO DE 2015 – Dia das Mães
Departamento de Música e Liturgia do Sínodo da Amazônia
Leitura Bíblica: Efésios 6.1-4; Marcos 7.9-13;
Pregação: Provérbios 4.1-13
Pa. Dimuht Marize Bauchspiess

 

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/boa noite a todos. Sejam bem vindos a este culto. Saúdo a todos com a palavra Bíblica que se encontra no Evangelho de João 14.6 “Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao pai senão por mim.”

Acolher os/as visitantes...

CANTO DE ENTRADA
Nº 154 - ENE – Senhor, meu Deus, quando eu maravilhado
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos neste culto em nome do Trino Deus: Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Invocamos a presença do Espírito Santo cantando o

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 139 - ENE - Glorificado
CONFISSÃO DE PECADOS (em pé)
Confessemos diante de Deus os nossos pecados.
Tenhamos um momento de silêncio.
Oremos: Senhor, Deus misericordioso, chegamos a tua presença com o coração apertado e doido por causa de nossos pecados. Senhor Deus, somos pequenos, mesquinhos, e falsos. Tentamos mudar nosso jeito de agir aqui no mundo. Mas as tentações são muitas, e a nossa carne e mente são fracas e assim caímos sempre de novo no erro. E assim magoamos e ofendemos as pessoas. E, o que nos entristece muito é que nos afastamos de ti por causa de nossa fraqueza e infidelidade. Também lhe rogamos por todas as mães que não cumprem com seu dever de mãe cristã na educação de seus filhos e filhas. Senhor, Pai bondoso e misericordioso, perdoe-os erros e pecados e lhe pedimos, ajude para que possamos melhorar nosso jeito de ser e agir. Por isso humildemente te pedimos:

Tem Senhor Piedade! (3x)

ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus é justo e misericordioso. Ele ouve a nossa oração sincera e nos perdoa apesar de nossa teimosia. Ele nos diz que todo aquele que se arrepende de seus pecados, será perdoado por Ele. Assim vos declaro o perdão dos vossos pecados em nome do pai do Filho e do Espírito Santo. Amém. Assim como creem, assim será. Amém.

KYRIE
Como comunidade reunida, somos chamados a clamarmos a Deus para amenizar o sofrimento, a injustiça, a violência, pedindo pela paz de Deus. Clamamos pelas dores deste mundo, cantando: Pelas dores deste mundo...

GLÓRIA IN EXCELSIS
Na certeza que Deus ouve, perdoa e reconcilia, glorifiquemos a Deus cantando: Gloria a Deus nas alturas...

ORAÇÃO DO DIA
Senhor Deus, queremos te agradecer pela oportunidade que Tu nós das de podermos ser encontrados por Ti neste culto, pois sabemos que Tu queres falar com cada um de nos pessoalmente como uma mãe.
Envia Teu Santo Espírito sobre nos, abre nossos corações e mentes para entendermos a Tua e que esta faça diferença em nossa vida. Por Jesus Cristo, teu filho, nosso Senhor e Salvador.
Amém.

Nº 195 - ENE – A Tua Palavra é semente

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Efésios 6.1-4
Aclamemos o Evangelho cantando: aleluia... (ficar em pé para ouvir o evangelho)

2ª Leitura Bíblica: Marcos 7.9-13

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 74 - ENE – Obrigado pai celeste

PREGAÇÃO: Provérbios 4.1-13

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o pai e a Comunhão do espírito Santo estejam com todos vocês. Amém.

Querida Comunidade!
“A morte não pode esperar”

Ninguém mais podia ajudar aquela mulher. Seus dois filhos, já homens, tinham se arranjado bem na vida. Esta mulher sofria muito e seus filhos sabiam disso. Ela passava por dores e preocupações, sem incomodar as pessoas ao seu redor com isso.
Ela tinha ainda uma grande preocupação. Um dos filhos se tornou ateu. Não acreditava em Deus. Ele vivia num grande centro urbano, onde dirigia um bom negócio e para o qual vigiava muito.
A mãe não tinha mais muitos dias de vida, e os médicos sabendo disso mandaram uma mensagem para este filho. Mas, como este filho estava viajando, ele não recebeu esta mensagem.
Aquela mãe estava agonizando. Estava no ponto em que a morte poderia a vir a qualquer momento. Humanamente falando, não havia mais esperança para melhorar; nem a melhor ajuda médica poderia ter prolongado a sua vida por mais algumas horas.
Mesmo assim viveu por mais três semanas. Vivia esperando pelo seu filho. Depois de muito ser procurado, este filho foi localizado. Quando ele entrou no quarto a mãe estava quieta pálida, que no primeiro momento o filho pensou ter chegado tarde.
Mas, ao curvar-se sobre ela para beijar-lhe a testa, abriu os olhos e olhou como só uma mãe pode olhar para um filho, por quem tanto esperou.
Começou então a falar; e disse:
“Meu filho esperei por ti, porque tenho uma mensagem importante para te dizer. Uma mensagem que deve vir dos lábios da mãe. Serão minhas últimas palavras nesta terra. Quero dizer-te, que podes ler grandes obras literárias, livros com conteúdos importantes como Goethe, Marx e Rubens Alves; mas estas leituras não te servirão de consolo, quando tiveres alguma dor, e não terão força, quando passares por aflições. Você sabe dos sofrimentos pelos quais passei. Digo-te agora, que foi somente nosso Senhor Jesus Cristo que me deu ânimo e força para enfrentar estes sofrimentos. E chegará o tempo, em que tu vais precisar de força e ânimo. E esta força e este ânimo só encontraras na Palavra de Deus. Só Jesus Cristo, a quem hoje negas, pode te ajudar. Só estou aqui ainda, porque Deus ouviu minha oração e me deixou viver, até que tu vieste.” Juntou as mãos e disse, agora, Senhor.

Querida Comunidade!

Mais uma vez estamos comemorando o dia das mães. Mãe, que lembra o doce, mãe que lembra o certo, mãe que lembra o sofrimento, mãe que lembra o doar-se para os outros, mãe que lembra o amor, mãe que nos faz lembrar tantas coisas. Faz nos lembrar com tristeza da mãe que faleceu; da mãe que esta longe da gente; da mãe que muitas vezes não é mãe de verdade; faz lembrar a mãe querida e amada que esta perto da gente.

A história que ouvimos, no inicio da reflexão é um belo exemplo de mãe cristã. Essa história nos faz lembrar tantas coisas e a lição que esta mãe deu a seu filho serve também para nós.
A mãe em sofrimento encontrou ânimo na palavra de Deus para viver mais algumas semanas, para dizer ao filho, que um dia ele também passaria por aflições e dor, e somente Deus será capaz de lhe dar força e consolo. Ela também deu o testemunho que foi Deus que permitiu que ela ainda estivesse viva, porque ele precisava ouvir isso de sua mãe; e Deus lhe ouviu a oração.

Na Bíblia encontramos bons conselhos para sermos bons pais, mães, filhos e filhas. Alguns desses conselhos ouvimos antes nas leituras bíblicas. Inclusive o quarto mandamento fala de como devemos agir com nossos pais. Alguém se lembra do quarto mandamento? “Honre o seu pai e sua mãe para que você viva muito tempo sobre a terra.” É o único mandamento que contem promessa.
Vivemos numa época onde os valores são questionados e não levados a sério. São muitas as “crises que assola o mundo global.” Brakemeier Destaco entre elas a crise da autoridade. Estamos aproximando de uma situação de vale-tudo. Nas últimas décadas predominou o pensamento de que é proibido proibir. Por isso temos uma geração que não respeita nada. Eles não aprenderam os limites em suas vidas. Chegamos a tal situação que ser professor atualmente não é nada fácil, os alunos não respeitam mais o seu mestre.
“ A bandeira do anti-autoritarismo criou a imagem de um mundo sem autoridade, supostamente livre de dominação e hierarquia.” “Isto é trágico, pois sem autoridade a sociedade se inviabiliza.”( Brakemeier) A educação anti-autoridade acabou um desastre. Paradoxalmente produziu verdadeiros tiranos. Toda pessoa precisa aprender a respeitar limites para não se transformar em monstro. Nem tudo é permitido. A boa autoridade vai mostrar exatamente isso e assim prevenir tragédias.
A tarefa dos pais é educar, o dos professores é ensinar. A educação vem de berço, não da para transferir esta responsabilidade a outros.
Que mãe e pai possam realizar o seu papel de mães e pais cristãos e assim teremos pessoas melhores. Que Deus abençoe pais e mães. Amém.

HINO: 195 – ENE - A tua palavra é semente
CONFISSÃO DE FÉ (ficar de pé)
Em resposta a Palavra de Deus que foi lida e pregada confessamos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico: Creio em Deus Pai,...

CANTO PÓS-CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº149 - ENE – Graças, Senhor, eu rendo

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Oremos,
Senhor Deus e Pai. Hoje lhe pedimos em especial pelas mulheres que são mães. Abençoa Senhor, todas as mães do mundo, especialmente as necessitadas, sem casa para abrigar e confortar seus filhos e filhas. Pedimos- lhe pelas mães doentes, pelas mães que foram abandonadas por seus maridos, e pelos filhos ingratos. Rogamos- te pelas mães subnutridas, carentes de afeto, de consolo, de esperança, de instrução, de assistência médica. Pedimos-lhe pelas mães que são tão jovens. Que elas sejam amparadas em sua tarefa de ser mãe responsável. Senhor consola as mães que sofrem a perda de seus filhos.
Se Tu Senhor com cada mãe e que cada uma encontre em você a alegria do reencontro com a Tua palavra e com a tua presença. Se Tu com cada pessoa da comunidade, tu bem sabes o que aflige a cada um, olha por todos os doentes, enlutados tristes e desanimados. Fortaleça a cada um com o Teu Espírito e faça de nos apoio para essas pessoas. Por isto te pedimos acolhe as nossas suplicas e ajuda-nos.
Tudo mais o Senhor que temos no nosso coração e não expressamos com palavras, ou os pedidos que a comunidade tem e que não sabemos colocar diante de ti, incluímos na oração que Cristo nos ensinou a orar dizendo:

PAI NOSSO: Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém.

ENVIO
Ide na paz e no amor de Deus, servindo a ele com alegria. Amém.

CANTO FINAL
178 - ENE – Vejam que belo
 


Autor(a): Pa. Dimuht Marize Bauchspiess
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Missão / Nível: Missão - Família
Testamento: Antigo / Livro: Provérbios / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 13
Título da publicação: Caderno de Celebrações - Sínodo da Amazônia / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26491

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br