Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Semana da Pátria - Mateus 5.13-16

Caderno de Celebrações 2021 - Sínodo da Amazônia

30/08/2021

07/09/2021 - Semana da Pátria
Pregação: Mateus 5.13-16
Leitura: 2 Coríntios 2.1-10
Pa. Jandira Keppi - Conselho de Missão Entre Povos Indígenas/COMIN- Região Central de Rondônia

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Fazer a leitura das Senhas Diárias para o dia.
Prezadas e prezados irmãs e irmãos em Cristo, com esses versículos das Senhas Diárias para o dia de hoje, acolhemos todas e todos vocês e em especial nossos visitantes. Sejam bem-vindos e bem-vindas! Aqui todas e todos vocês têm lugar. Quem estiver próximo os acolha com um abraço, por favor.
Estamos nos dias próximos da comemoração do Dia da Pátria. E hoje nossa reflexão será em torno desse tema. Quero convidar você a construir pontes.


CANTO DE ENTRADA
Livro de Canto da IECLB - N.06
Aqui você tem lugar

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome do Trino Deus, o Pai, nosso Criador, em nome do seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, e em nome do Espírito Santo, nosso Consolador e Vivificador. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Livro de canto da IECLB N. 20- Jesus, em tua presença.


CONFISSÃO DE PECADOS
Querido Deus, chegamos diante de ti para confessarmos nossos pecados. Nessa semana em que comemoramos a semana da Pátria queremos aqui confessar que nem sempre respeitamos as pessoas de nossa pátria como devíamos respeita-las; que não queremos construir pontes através do diálogo; que nos falta vontade de dialogar. E isso só gera indiferença e ódio e nos incapacita para testemunhar o Teu amor e a Tua misericórdia. Perdão Deus, porque construímos muros ao invés de pontes. Ouve nossa oração de perdão, amém.


ANÚNCIO DO PERDÃO

A Palavra de Deus nos diz que “Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar o pecado e nos purificar de toda a injustiça.” Portanto, a todo aquele e toda aquela que se arrepende sinceramente, seus pecados estão perdoados, Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

KYRIE
Muitas pessoas sofrem nesse mundo, e especial nesse tempo de pandemia. Pessoas enlutadas, doentes, desempregadas, famílias com fome, sem esperança. São muitos sofrimentos. Por todas essas dores e por tantas outras, queremos pedir a Deus que tenha misericórdia de nós. Fazemos isso cantando

Livro de Canto da IECLB N. 56 - Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS
O Deus da misericórdia sempre acolhe os nossos clamores, por isso cantamos:
Gloria, Gloria, Gloria a Deus nas alturas, Glória, Gloria paz entre nós, paz entre nós.

ORAÇÃO DO DIA
Querido Deus, que Tu sejas lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho; que eu esteja de coração e de mente aberta para ouvir a Tua Palavra; que os Teus ensinamentos possam me abrir ao diálogo fraterno e de amorosidade com todas as pessoas. Concede-nos sabedoria para que possamos permitir que os Teus ensinamentos nos modifiquem, nos façam pessoas melhores para a busca da Justiça e da Paz.


LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 2 Co 2.1-10
2ª Leitura Bíblica: Mateus 5.13-16.
Aclamação do Evangelho- Aleluia

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Livro de Canto da IECLB 152 - Pela palavra de Deus

PREGAÇÃO – Ser sal da terra e luz do mundo através do diálogo

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos/as nós.
Prezada Comunidade aqui reunida, nesta semana em que celebramos a Semana da Pátria, convido a cada pessoa aqui presente a refletir sobre como podemos construir pontes nessa nossa pátria.

Trata-se de uma semana com muitas comemorações: Quando não estávamos em tempo de pandemia, as escolas faziam desfiles com seus alunos e alunas, professoras e professores, os poderes do Estado (Legislativo, Executivo e Judiciário) faziam homenagens, movimentos sociais faziam manifestações presenciais sobre o “ Dia dos Excluídos e das Excluídas”, no qual se reflete a situação de milhares de pessoas que não têm o mínimo para sobreviver nessa nossa Pátria. Outros comemoram porque é um dia de feriado.

Para a reflexão trago como texto bíblico o Evangelho de Mateus cap. 5.13-16, que já foi lido anteriormente. Jesus se dirige a seus discípulos e diz: vocês são o sal da terra e a luz do mundo. O sal e a luz têm funções fundamentais para nossas vidas. E Jesus afirma categoricamente a seus discípulos: vocês são o sal da terra e vocês são a luz do mundo!

O que isso tem a ver com nossa Pátria? Significa que como cristãs e cristãs temos uma tarefa com essa pátria: sermos sal da terra e luz do mundo! Eis a nossa tarefa como pessoas batizadas.

Você, cara irmã e caro irmão em Cristo, acha que dar sabor às coisas da vida é tarefa fácil? Para uma pessoa que cozinha bem, dar sabor à sua comida, temperando-a com a dosagem certa, não é tarefa difícil, embora muito importante para a alimentação. Sem a quantia certa, sua comida pode ficar insossa ou salgada. O sal, na dosagem certa, é um tempero fundamental para um bom prato. Então o sal tem a sua função. Assim quando Jesus diz a seus discípulos e a nós hoje vocês são sal da terra significa que como cristãos e cristãs temos a nossa função nessa Pátria: Dar sabor à vida. Não só sabor para minha vida, mas também para a vida das outras pessoas. Uma pessoa cristã não pode ser insossa e nem salgada demais. Tem que dar sabor!

Como dar sabor em meio a tantas amarguras, desentendimentos e sofrimentos?
No cap. 24 v. 10 1-13 do Evangelho de Mateus está escrito: Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros. Profetas falsos se levantarão e enganarão a muitos. Mas aquele e aquela que perseverar até o fim, será salvo.

Como ser luz em meio a esse escândalo da escuridão?

Ser luz no meio da escuridão pode não ser tarefa fácil. Jesus enfrentou muitas dificuldades na sua missão. Nós também podemos ser julgadas e julgados por isso. Mas o juízo faz parte da travessia. Há tantas injustiças, tantas segregações, divisões, fake news, pessoas sofrendo pelo luto, pela fome, pelo desemprego, pelo racismo, pela discriminação. Em meio a essa escuridão nossa missão é anunciar a vontade de Deus. Se acreditamos que o Reino de Deus é para todas as pessoas, devemos seguir nessa direção.

Como podemos ser um caminho de luz? O diálogo, a evangelização, a promoção da paz e a convivência fraterna e amorosa são exemplos de como podemos dar o nosso testemunho de fé nessa nossa Pátria. Ser caminho de luz é construir pontes.

No caminho para Emaús (Lc 24.13-35) Jesus se coloca no caminho e dialoga com seus discípulos. Num primeiro momento eles duvidaram que Jesus havia ressuscitado, e por isso não o reconheceram, apesar do testemunho das mulheres. Mesmo na dúvida dos discípulos, Jesus entre na conversa e pergunta sobre o que eles estavam dialogando. Na mesa do diálogo, os discípulos reconhecem o Jesus ressurreto. O diálogo derrubou muros e descrenças. Essa é nossa grande missão. Respeitar as pessoas assim como Jesus o fez. O diálogo nos desafia para ir ao encontro da outra pessoa para conhecê-la e respeitá-la como ela é.

Nossos pés escolhem os caminhos que queremos seguir. Que possamos seguir o caminho da luz e não o da escuridão.

O sal dá gosto à comida. Mas se mal temperado, pode estragar a comida. O sal não serve para si mesmo, não salga a si mesmo. Ele salga a comida. Assim, nós também devemos ser sal, não para nós, mas para outras pessoas. Que possamos dar gosto à nossa vida é à vida das pessoas que nos cercam!.

O diálogo amoroso derruba muros e constrói pontes. Que nessa semana da Pátria e em todos os dias das nossas vidas possamos ser construtoras e construtores de pontes através do diálogo.
Amém.


HINO
Livro de Canto da IECLB N. 95- Salmo 27

CONFISSÃO DE FÉ
Motivação para Confissão de fé. Após ouvirmos a Palavra de Deus e em resposta, queremos confessar a nossa fé sincera, com as palavras do Credo Apostólico, dizendo juntos:
Creio em Deus Pai, ...


CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)


Livro de Canto da IECLB N. 605- Momento novo

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Querido Deus, graças Te damos pela dádiva da Vida. Graças Te damos por estarmos hoje aqui em comunidade louvando o Teu Santo Nome.
Santo Deus, queremos ser Sal da Terra e Luz do Mundo. Ajude-nos a dar sabor à nossa vida e à vida das pessoas que nos rodeiam. Que na escuridão, possamos ser Luz do Mundo. Que possamos ser construtores e construtoras de pontes, ajudando para que todas as pessoas sejam respeitadas, independentemente de sua origem, gênero, orientação sexual, raça ou etnia. Que todos os muros sejam derrubados.
Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade, em especial, aos mais pobres e fragilizados, a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças, caminhando pelas veredas da amorosidade ( CF/21).
Intercedemos amado Deus, pela nossa Igreja que possamos ser sempre instrumentos na divulgação do Evangelho, da promoção do diálogo que traz a Paz e a Justiça.
Intercedemos pelas pessoas que sofrem pela doença, pelo luto, pelo desanimo, pela fome, pela falta de terra ou de emprego. Rogamos que o Santo Espírito ampare todas essas pessoas que sofrem. Faça de nós um instrumento de ajuda a essas pessoas.

E por tudo o mais, que aqui neste momento foi colocado no silêncio do nosso coração, queremos agradecer e interceder, orando juntos:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde;
o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti
e tenha misericórdia de ti;
o Senhor sobre ti levante o seu rosto
e te dê a paz.

ENVIO

Vamos em paz e servimos ao Senhor com gratidão e alegria

CANTO FINAL

Livro de Canto da IECLB n. 298- Benção do caminhar


Autor(a): Pa. Jandira Keppi
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Missão / Nível: Missão - Sociedade
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 13 / Versículo Final: 16
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2021 - Sínodo da Amazônia / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 62503

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br