Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Salmo 90.1-17 - Quaresma II

Caderno de Celebrações 2014/2015 - Pa. Cirlene Schönwald Dreissig

22/02/2015

CULTO PARA FEVEREIRO DE 2015 – QUARESMA (II)
Departamento de Música e Liturgia do Sínodo da Amazônia
Leitura Bíblica: Mt 22. 34-40; Fp 4.4-8; Pregação: Sl 90.1-17
Pª Cirlene Schönwald Dreissig – Espigão do Oeste – RO

 

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia! Boa tarde! Boa noite!
Saúdo e acolho a todos, membros e visitantes com as palavras bíblicas que querem nos animar e fortalecer a nossa fé nesse tempo de Quaresma: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” ( João 3.16). Que o amor de Deus nos acompanhe nessa celebração.

CANTO DE ENTRADA
Nº45- ENE – Cantai e folgai

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Invocamos a presença Espírito Santo entre nós cantando

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 50 - ENE – Vem Espírito Santo, vem

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
O pecado nos separa do amor de Deus e nos impede de viver em comunhão. A confissão sincera pode restabelecer a comunhão e fortalecer a caminhada de fé. Acheguemo-nos confiantes à presença de Deus e confessemos os nossos pecados. Repitam comigo a confissão:

Deus de Jesus Cristo, tu nos cercas com teu amor e enches nossas vidas de possibilidades: podemos amar e ser amados, perdoar e ser perdoados, libertar e ser libertos. Perdoa, Senhor, quando permitimos que essas possibilidades sejam frustradas por causa da nossa incapacidade de responder ao teu amor com amor.
Perdão, Senhor, por não termos coragem para amar como tu nos amas.
Espírito Santo de Deus, tu capacitas, criativamente, todas as pessoas com os teus dons. Perdoa-nos quando fazemos distinção entre as pessoas, quando desprezamos o potencial criador e transformador das pessoas que nos rodeiam, tanto em nosso lar como na vida da Igreja e na sociedade.
Perdão, Senhor, por não sabermos valorizar as diferenças.
Muitas vezes, Senhor, ferimos pessoas com nossa impaciência e incompreensão. Ferimos quando fazemos mau uso da palavra, provocando discórdia, causando intrigas e deixando de levar palavras de ânimo, de conforto e de amizade. Por tudo isso, temos necessidade da tua ajuda, do teu perdão e da tua força de reconciliação.
Perdoa, Senhor! Perdoa-nos e concede-nos oportunidade para recomeçar. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
O salmista diz: “Louvemos ao Deus eterno e não nos esqueçamos o quanto ele é bom. O Deus eterno perdoa os nossos pecados e cura nossas enfermidades”. Confiemos no Senhor!

KYRIE
Unamos as nossas vozes e clamemos ao nosso Deus, o Todo-Poderoso, para que ouça as mais diversas dores do mundo e, assim, tenha compaixão dos que sofrem. Clamemos juntos cantando: Tem Senhor piedade!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Vamos exaltar e glorificar o nome do Senhor cantando:
Glória, Glória, aleluia! (3x)
Louvemos ao Senhor!

ORAÇÃO DO DIA
Senhor! Somos o teu povo e aqui estamos para te louvar e adorar. Estamos aqui para colocar em tuas mãos as nossas dores e nossas preocupações, assim como faziam os primeiros cristãos quando se reuniam em culto. Agora vem Senhor, acenda a luz em nosso coração e nos aqueça com as tuas palavras de sabedoria e dá que possamos refletir sobre elas e coloca-las em pratica nas nossas relações no cotidiano. Por Jesus Cristo, nosso mestre e guia. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 90. 1-17

2ª Leitura Bíblica: Filipenses 4.4-8

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 36 - ENE – O exemplo de Cristo

Leitura do Evangelho: Mateus 22. 34-40

PREGAÇÃO
Nesse tempo de quaresmo somos desafiados a refletirmos sobre as palavras do salmista que diz:
“Faze com que saibamos como são poucos os dias de nossa vida para que tenhamos um coração sábio” (Salmo 90.1)

Com base neste versículo bíblico, convido a todos para refletirmos sobre duas perguntas:
a) Como estamos expressando o nosso amor por nossa família?
b) Estamos dando atenção e carinho para ela?
Quero compartilhar uma história que nos ajudará na reflexão.

Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa, quando Júlio, o menino mais novo, disse ao irmão Ricardo:
- Meu querido irmão, eu te amo muito e nunca quero me separar de você!
Ricardo sem dar muita importância ao que Júlio disse, pergunta:
- O que deu em você? Que conversa é essa? Vamos continuar brincando.
E os dois continuaram brincando a tarde inteira até o anoitecer.
A noite, o senhor João, pai dos garotos, chegou do trabalho. Estava exausto e muito mal humorado, pois não havia conseguido fechar um negócio importante. Ao entrar, João olhou para seu filho Júlio, que sorriu para o pai e disse:
- Olá papai eu te amo muito e não quero nunca me separar Do senhor!
- João mal- humorado e cansado disse:
- Tá bom, tá bom Júlio. Vá brincar com seu irmão, pois quero descansar.
Júlio ficou triste com a indiferença do pai e magoado foi chorar em um cantinho do seu quarto.
Dona Joana, mãe dos garotos, sentindo a falta do filho mais novo, começou a procurá-lo pela casa, até que o encontrou no cantinho do quarto com os olhinhos cheios de lágrimas.
Preocupada perguntou:
- O que foi meu filho... Porque está chorando?
Júlio olhou para a mãe com uma expressão triste e disse:
- Mamãe, eu te amo muito e não quero nunca me separar da senhora!
Ela sorriu para o filho e respondeu:
- Meu amado filho, ficaremos sempre juntos!
Júlio sorrindo, deu um beijo na mãe e foi deitar-se.
No quarto do casal ambos preparavam-se para dormir. Joana então perguntou ao seu marido João:
- Querido, o Júlio está muito estranho hoje, não acha? João ainda preocupado pensando em seus problemas no trabalho, responde à esposa:
Este garoto está querendo chamar a atenção... é manha. Vamos dormir. Então, todos se recolheram e dormiram profundamente.
No meio da madrugada Júlio levanta-se, vai até o quarto de seu irmão, e fica observando o irmão dormir...
Ricardo incomodado com a claridade acorda e grita com Júlio:
- O que você quer? Apaga esta luz e me deixa dormir!
Júlio, em silêncio, obedeceu ao irmão. Apagou a luz e dirigiu-se ao quarto dos pais.
Lá chegando, acendeu a luz e ficou observando seus pais dormirem.
O pai acorda e pergunta ao filho:
- O que aconteceu Júlio?
Júlio somente balançou a cabeça em sinal negativo.
- Então o que foi?
Júlio continuou em silêncio.
João já muito irritado gritou com Júlio:
- Se não existe problema algum, vá dormir imediatamente e pare de incomodar.
Júlio apagou a luz, dirigiu-se ao seu quarto e deitou-se. Na manhã seguinte todos se levantaram cedo. João iria trabalhar e Joana levaria as crianças para escola. Júlio não se levantou. O pai foi ao quarto buscá-lo. Chama por Júlio, e ele não responde. Mais uma vez, e nada. Júlio nem se mexeu.
João vai até a cama, puxa o cobertor do menino, e percebe que Júlio não mostra reação nenhuma. Os olhos continuam fechados e tinha uma aparência pálida. João assustado colocou as mãos sobre o rosto de Júlio e pode notar que seu filho estava gelado.
Em pânico, gritou chamando a esposa. Infelizmente o pior tinha acontecido. Ele estava morto sem qualquer motivo aparente.
A mãe desesperada abraçou o filho e quase não conseguia respirar de tanto chorar. O irmão mais velho, desconsolado, segurou firme a mão de Júlio e chorou silenciosamente. João, soluçando e com os olhos cheios de lágrimas, percebeu que havia um pedaço de papel dobrado nas pequenas mãos de Júlio. Pegou o papel e viu que havia algo escrito. Era a letra de Júlio. Dizia:
“Outra noite Deus veio falar comigo através de um sonho. Disse que apesar de amar minha família e de ser amado por ela, teríamos que nos separar. Eu não queria isso, mas Deus me explicou que seria necessário. Não sei o que vai acontecer, mas estou com muito medo. Queria dizer à vocês apenas uma coisa:
- Ricardo não se envergonhe de amar seu irmão.
- Mamãe, a senhora é a melhor mãe do mundo.
- Papai, o senhor de tanto trabalhar esqueceu-se de viver.
Eu amo todos vocês!”

Quando li esta história pela primeira vez, lembro que chorei muito. Estava longe da minha família, do meu pai, da minha mãe e do meu irmão, e sabia que apesar de sermos diferentes uns dos outros e com interesses diferentes, nós nos amávamos. Nascida e criada no interior, convivia com minha família presente e ao mesmo tempo, por diversas vezes, distante. Nós nos encontrávamos para tomar café da manhã, para o almoço e para a janta. Cada um tinha uma tarefa específica para fazer no sítio, porque não se podia perder tempo. Era preciso trabalhar! Talvez esta realidade seja parecida com alguns de vocês. Estar presente (vivendo com a família no mesmo teto), mas ao mesmo tempo muito distante um do outro. E aí podemos refletir: amar, dar atenção a família é perder tempo?
Quantas vezes não temos tempo de amar e receber o amor que nos é ofertado! Quantas vezes um filho chega perto querendo uma atenção ou mesmo querendo demonstrar o amor que ele sente e pensamos que é manha! Ou mesmo o marido, a esposa se aproxima querendo compartilhar alguma alegria ou algo que a está preocupando e não recebe a devida atenção!
Construir uma família e ter uma família requer cuidados, respeito, carinho, atenção e muito amor. O fato de poder dar um lar confortável, ter uma boa alimentação e ter boas condições financeiras, não significa propriamente que exista amor, respeito, atenção e cuidados com as pessoas integrantes da família.
Quantas famílias passam por conflitos, discórdias, filhos que não atendem aos pedidos dos pais, pais que não dão atenção aos filhos colocando os problemas do trabalho em primeiro plano deixando a família para o segundo plano. Casais que deixam de dar atenção um ao outro por motivos diversos, caindo na rotina do olhar o outro e não dar atenção e carinho como era no início do relacionamento.
Pais, mães, filhos e filhas! Aproveitem os momentos em que estão juntos como família para compartilhar as alegrias, as dificuldades, resolver os problemas. Criem uma rede de apoio entre vocês. Cultivem o laço do amor, da união, do respeito, da confiança. Num lar onde existe essa rede de apoio dificilmente um problema afetará a estrutura familiar ao ponto de destruí-la. Dificilmente alguém da família vai buscar um refúgio na bebida, por exemplo, ou mesmo nas drogas, ou no caso dos casais, cometer o adultério. Pois essas formas são cruéis demais para chamar a atenção das pessoas que estão próximas a nós e que as amamos.
O segundo mandamento mais importante, conforme a resposta dada por Jesus ao mestre da Lei foi: “ame os outros como você ama a você mesmo”. Que possamos exercitar o mandamento do amor em nossos lares. Lembro ainda que cada momento vivido em família é tempo para aproveitar para compartilhar os momentos preciosos e oportunos para dizer o quanto cada um é importante para a sua vida e o quanto amamos cada um, pois a vida somente vale a pena se amamos e somos amados. Dinheiro ajuda a dar mais conforto, mas não compra e nem substitui amor, cuidado, respeito, confiança e união.
Queridos ouvintes! Aproveitem esse tempo para dizer um ao outro o quanto ama a sua família e o valor e a importância dela na sua vida, porque talvez mais tarde não dê tempo. E que as palavras do salmista sejam a nossa oração: Senhor, “Faze com que saibamos como são poucos os dias de nossa vida para que tenhamos um coração sábio.” Amém.

HINO
Nº 75 - ENE – Oração da família

CONFISSÃO DE FÉ
Confessar a fé no trino Deus é um ato realizado por toda pessoa cristã que crê com convicção e não coloca em dúvida o amor de Deus por toda a humanidade. Por isso, convido para nos colocarmos em pé e a uma só voz confessar a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai...

CANTO PÓS-CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 253 - ENE – Ouro e prata

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Sugestão de oração:
Senhor amado! Infelizmente deixamos de valorizar pessoas especiais em nossa vida, e por vezes, até da nossa família. Deixamos de partilhar momentos inesquecíveis regados com muita alegria e bom humor por conta da preguiça, do trabalho ou mesmo do stress de cada dia. Deixamos, por vezes, até de estudar e meditar sobre a tua palavra. Por isso, hoje queremos pedir que o Senhor possa vir e encher o nosso coração e a nossa casa de alegria e de amor, paz e compreensão, perdão e comunhão. Venha e abençoe a nossa vida e de cada pessoa que está ao nosso redor. Venha, e não permita que haja egoísmo e desânimo em nossa vida. Que possamos lutar contra as injustiças e contra tudo aquilo que nos impede de sermos felizes e termos uma vida digna. Que todos os dias lembremo-nos de buscar orientação na tua palavra e que possamos meditar nela.
Senhor! O amor fraternal nos faz sentir e olhar para além de nós e das nossas necessidades. Por isso, rogamos para que dê forças, ânimo e cuides com muito amor e zelo a todas as pessoas que estão enfermas, acamadas e carecem dos teus cuidados especiais. (lembramos aqui de...). Também guie e oriente aquelas pessoas que estão carregadas de dúvidas, as que estão desanimadas. Esteja com todas as pessoas tristes e enlutadas. Esteja junto às famílias que buscam a união. Que os aniversariantes também sintam-se abraçados por ti.
Oh Senhor! Que a cada dia que passa possamos sentir o teu amor cair sobre nós e que nós possamos partilhar desse amor com a nossa família, amigos e quem estiver ao nosso redor. Tudo isso pedimos em nome de Jesus Cristo que nos ensinou a orar:

PAI NOSSO
Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Abra a sua mão e receba a bênção do Senhor:
“Que o Deus eterno os abençoe e os guarde;
Que o Deus eterno os trate com bondade e misericórdia;
Que o Deus Eterno olhe para vocês com amor e lhes dê a paz.” Amém.

ENVIO
Vá em paz e sirvam ao Senhor com alegria. Vá e valorize as pessoas que amas.
A todos uma abençoada semana!

CANTO FINAL
Nº 258 - ENE – Um amigo que me ama
 


Autor(a): Pa. Cirlene Schönwald Dreissig
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma

Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 90 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 17
Título da publicação: Caderno de Celebrações - Sínodo da Amazônia / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26485

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br